dc.contributor.advisor1ID |
NOVIKOFF, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MACHADO, Viviane Guidotti. |
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dc.contributor.referee2 |
LIMA, Sílvio Felipe Barbosa de. |
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dc.description.resumo |
O presente estudo tem o ensino de Ciências mediado por jogos como objeto de estudo. O
problema surge da observação da autora da sala de aula no estágio realizado no curso de
Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina
Grande (CFP/UFCG), de alunos do 3ºano do ensino fundamental com atitudes desinteressadas
e com baixo rendimento em Ciências. A questão de partida foi se haveria outro modo de levá-
los a participar mais ativamente e melhorar a aprendizagem de Ciências. Parte-se do
pressuposto de que o jogo enquanto estratégia didático-pedagógica motiva a aprendizagem
desde que seja adequado em termos de conteúdo, tempo de realização e prazeroso para o
estudante. O objetivo desse trabalho foi identificar o impacto na aprendizagem do conteúdo
de Ciências mediado por jogos, em alunos do Ensino Fundamental (1ºciclo, 3º ano) de uma
escola municipal do estado da Paraíba, região Nordeste do Brasil. Para alcançá-lo foram
traçados os seguintes objetivos específicos: mapear na literatura, o ensino de Ciências
mediado por jogos no ensino fundamental (1º ciclo); avaliar o desempenho de estudantes do
3º ano do E.F. em relação ao aprendizado de Ciências que aprendem com jogos e; discutir o
uso de jogos no ensino fundamental e seus impactos na aprendizagem. O estudo teve como
desenho as dimensões de pesquisa acadêmico-científica propostas por Novikoff (2010). Vale
esclarecer que a presente pesquisa está vinculada ao experimento qualitativo da pesquisa
intitulada “Educação científica nos cursos de Pedagogia da Paraíba: questões teórico-
metodológicas e epistemológicas na formação acadêmico-científico-cultural para a
intervenção” da professora doutora Cristina Novikoff. Nesta perspectiva adotaram-se
instrumentos testados e validados no Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/CNPq (2010). Assim,
para a presente pesquisa foram utilizados diferentes instrumentos para a coleta de dados em
forma de um questionário semiestruturado, um pré-teste e um pós-teste com os alunos, além
de observação participante. Os dados foram analisados por via da análise de conteúdo
(BARDIN, 2011). A pesquisa revelou que o uso de jogos didáticos causa impactos positivos
no processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, uma vez que os alunos
participaram de forma ativa no processo de construção de seu conhecimento, como bem
mostra os resultados dos testes aplicados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O impacto do jogo didático para o processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais no ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-19 |
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dc.description.abstract |
The present study has the science-mediated teaching of games as object of study. The problem
arises from the observation of the author of the classroom in the course of Pedagogy of the
Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande (CFP / UFCG), of
students from the 3rd grade of elementary school with disinterested and low income attitudes
in Science. The starting point was whether there would be any other way to get them to
participate more actively and to improve science learning. It is assumed that the game as a
didactic-pedagogical strategy motivates learning as long as it is appropriate in terms of
content, time of accomplishment and pleasurable for the student. The goal of this work was to
identify the impact of the game content on the science content of elementary school students
(1st cycle, 3rd year) of a municipal school in the state of Paraíba, Northeastern Brazil. In
order to reach it, the following specific objectives were drawn: mapping in literature, science-
mediated teaching of games in elementary school (1st cycle); to evaluate the performance of
students of the 3rd year of the E.F. in relation to the learning of Sciences that learn with
games and; discuss the use of games in elementary school and their impact on learning. The
study was designed as the dimensions of academic-scientific research proposed by Novikoff
(2010). It is worth clarifying that the present research is linked to the qualitative experiment
of the research titled "Scientific Education in the Pedagogy of Paraíba courses: theoretical-
methodological and epistemological questions in the academic-scientific-cultural formation
for the intervention" of professor Cristina Novikoff. In this perspective, tested and validated
instruments were used in the Laboratory of the Group of Studies and Research in Social
Representations in / for Teacher Training - LAGERES / CNPq (2010). Thus, for the present
research, different instruments were used to collect data in the form of a semi-structured
questionnaire, a pre-test and a post-test with the students, in addition to participant
observation. Data were analyzed through content analysis (BARDIN, 2011). The research
revealed that the use of educational games has a positive impact on the teaching-learning
process of Natural Sciences, since the students participated actively in the process of building
their knowledge, as well shows the results of the tests applied. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7353 |
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dc.date.accessioned |
2019-09-26T13:32:13Z |
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dc.date.available |
2019-09-26 |
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dc.date.available |
2019-09-26T13:32:13Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências naturais |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Natural Sciences Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Games |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Francisca Faustino de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The impact of the didactic game for the process of teaching and learning of natural sciences in the elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Francisca Faustino de. O impacto do jogo didático para o processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais no ensino fundamental. 2018. 101f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |