DSpace/Manakin Repository

O uso do estudo de caso para explorar métodos de tratamento de esgoto em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1545385413965883 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LACERDA, José Gorete Pedroza de.
dc.contributor.advisor1ID LACERDA, J. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9020729411280913 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, Edilson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.contributor.referee1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.referee2 ABREU, Maria das Dores de Souza.
dc.description.resumo O Brasil detém um dos maiores potenciais de água doce do planeta, mas há uma distribuição territorial não uniforme deste recurso tão essencial à vida, devido a grande diversidade climática e ao seu extenso território. Entretanto, apesar de dispor de uma avançada legislação direcionada aos cuidados com o meio, ainda há uma aplicabilidade pouco eficiente a respeito das leis. A carência na prestação de serviços de saneamento básico coloca em perigo a qualidade das águas disponíveis para o consumo, afetando a saúde humana, ocasionando consequentemente um dispêndio maior de investimentos que poderiam ser direcionados à saúde e educação dos habitantes. A presente pesquisa objetiva através do uso de estudo de caso explorar métodos de tratamento de esgoto, envolvendo a contextualização do ensino de química ambiental e posicionamento dos discentes diante de uma problemática apresentada. Utilizou-se nesta pesquisa o caso do tipo Aprendizagem Baseada em Problemas. O procedimento metodológico iniciou-se com a aplicação de um questionário prévio, seguido de uma palestra abordando-se os métodos de tratamento de esgotos e logo após apresentou-se o caso “Trazendo a água da lama à nobreza”, para propor no trabalho em equipe as soluções ao caso, expressando-as através da produção textual, finalizando-se com aplicação de um questionário para averiguação da aprendizagem. Verificou-se na utilização do método de estudo de caso a possibilidade de explorar os tipos de tratamento de esgoto, além de o método propiciar contribuições para um ensino que desenvolva habilidades e competências voltadas para o conhecimento científico, o desenvolvimento do pensamento crítico- reflexivo, além de explorar a relação do ensino de Química ambiental com o cotidiano e a formação cidadã. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title O uso do estudo de caso para explorar métodos de tratamento de esgoto em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-22
dc.description.abstract Brazil holds one of the largest freshwater potentials on the planet, but there is an unequal territorial distribution of this resource so essential to life, due to great climatic diversity and its extensive territory. However, although there is an advanced legislation aimed at the care of the environment, there is still a little efficient applicability to the laws. The lack of basic sanitation services endangers the quality of water available for consumption, affecting human health, resulting in a higher expenditure of investments that could be directed to health and education of the population. This objective research through the use of case study explores sewage treatment methods, involving the contextualization of the teaching of environmental chemistry and positioning of the students in the face of a problematic presented. It was used in this research the case of type learning-based problems. The methodological procedure began with the application of a previous questionnaire, followed by a lecture addressing the methods of sewage treatment and soon after presented the case "Bringing the water from the mud to the nobility", to propose in teamwork the Solutions to the case, expressing them through textual production, concluding with the application of a questionnaire to ascertain learning. It was verified in the use of the case study method the possibility of exploring the types of sewage treatment, in addition to the method providing contributions to a teaching that develops skills and competences focused on scientific knowledge, the development of critical-reflective thinking, besides to exploring the relationship of environmental chemistry teaching with daily life and citizen formation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7356
dc.date.accessioned 2019-09-26T14:00:21Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T14:00:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química ambiental pt_BR
dc.subject Tratamento de esgoto - estudo de caso pt_BR
dc.subject Saneamento básico pt_BR
dc.subject Meio ambiente- tratamento da água pt_BR
dc.subject Água para consumo-qualidade pt_BR
dc.subject Environmental chemistry pt_BR
dc.subject Sewage Treatment - Case Study pt_BR
dc.subject Basic sanitation pt_BR
dc.subject Environment- water treatment pt_BR
dc.subject Drinking water quality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Maricélia Lucena.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of case study to explore methods of sewage treatment in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Maricélia Lucena. O uso do estudo de caso para explorar métodos de tratamento de esgoto em sala de aula. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta