dc.creator.ID |
FERREIRA, M. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1545385413965883 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LACERDA, José Gorete Pedroza de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LACERDA, J. G. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9020729411280913 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, Edilson Leite da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES, Luciano Leal de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
ABREU, Maria das Dores de Souza. |
|
dc.description.resumo |
O Brasil detém um dos maiores potenciais de água doce do planeta, mas há uma
distribuição territorial não uniforme deste recurso tão essencial à vida, devido a
grande diversidade climática e ao seu extenso território. Entretanto, apesar de dispor
de uma avançada legislação direcionada aos cuidados com o meio, ainda há uma
aplicabilidade pouco eficiente a respeito das leis. A carência na prestação de
serviços de saneamento básico coloca em perigo a qualidade das águas disponíveis
para o consumo, afetando a saúde humana, ocasionando consequentemente um
dispêndio maior de investimentos que poderiam ser direcionados à saúde e
educação dos habitantes. A presente pesquisa objetiva através do uso de estudo de
caso explorar métodos de tratamento de esgoto, envolvendo a contextualização do
ensino de química ambiental e posicionamento dos discentes diante de uma
problemática apresentada. Utilizou-se nesta pesquisa o caso do tipo Aprendizagem
Baseada em Problemas. O procedimento metodológico iniciou-se com a aplicação
de um questionário prévio, seguido de uma palestra abordando-se os métodos de
tratamento de esgotos e logo após apresentou-se o caso “Trazendo a água da lama
à nobreza”, para propor no trabalho em equipe as soluções ao caso, expressando-as
através da produção textual, finalizando-se com aplicação de um questionário para
averiguação da aprendizagem. Verificou-se na utilização do método de estudo de
caso a possibilidade de explorar os tipos de tratamento de esgoto, além de o método
propiciar contribuições para um ensino que desenvolva habilidades e competências
voltadas para o conhecimento científico, o desenvolvimento do pensamento crítico-
reflexivo, além de explorar a relação do ensino de Química ambiental com o
cotidiano e a formação cidadã. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
O uso do estudo de caso para explorar métodos de tratamento de esgoto em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-22 |
|
dc.description.abstract |
Brazil holds one of the largest freshwater potentials on the planet, but there is an
unequal territorial distribution of this resource so essential to life, due to great climatic
diversity and its extensive territory. However, although there is an advanced
legislation aimed at the care of the environment, there is still a little efficient
applicability to the laws. The lack of basic sanitation services endangers the quality of
water available for consumption, affecting human health, resulting in a higher
expenditure of investments that could be directed to health and education of the
population. This objective research through the use of case study explores sewage
treatment methods, involving the contextualization of the teaching of environmental
chemistry and positioning of the students in the face of a problematic presented. It
was used in this research the case of type learning-based problems. The
methodological procedure began with the application of a previous questionnaire,
followed by a lecture addressing the methods of sewage treatment and soon after
presented the case "Bringing the water from the mud to the nobility", to propose in
teamwork the Solutions to the case, expressing them through textual production,
concluding with the application of a questionnaire to ascertain learning. It was verified
in the use of the case study method the possibility of exploring the types of sewage
treatment, in addition to the method providing contributions to a teaching that
develops skills and competences focused on scientific knowledge, the development
of critical-reflective thinking, besides to exploring the relationship of environmental
chemistry teaching with daily life and citizen formation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7356 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T14:00:21Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T14:00:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Tratamento de esgoto - estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Saneamento básico |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente- tratamento da água |
pt_BR |
dc.subject |
Água para consumo-qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Sewage Treatment - Case Study |
pt_BR |
dc.subject |
Basic sanitation |
pt_BR |
dc.subject |
Environment- water treatment |
pt_BR |
dc.subject |
Drinking water quality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Maricélia Lucena. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of case study to explore methods of sewage treatment in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Maricélia Lucena. O uso do estudo de caso para explorar métodos de tratamento de esgoto em sala de aula. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |