dc.creator.ID |
BEZERRA, J. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1192901704505556 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BUENO, Maria Ioneida Ramalho. |
|
dc.contributor.referee2 |
CASTRO, Cícera Alteniza Duarte de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico foi construído tendo por tema: Uma abordagem sobre a
metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. A
investigação foi norteada pelos seguintes objetivos analisar a metodologia utilizada
pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas
Municipais da cidade de Triunfo-PB; investigar os métodos e metodologias usadas
pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para lecionar
matemática; identificar o conceito de ensino da matemática que os professores
possuem; analisar o planejamento feito pelos educadores e sua adequação ao
ensino da matemática. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa
foram seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O levantamento de
dados para o desenvolvimento da pesquisa foi feito em três escolas da cidade de
Triunfo- PB, sendo que duas localizam-se na zona rural, uma escola fica localizada
na zona urbana da referida cidade. Para a coleta de dados foram utilizados dois
instrumentos, a saber: questionário e observação. A partir dos dados analisados
constatamos que os professores reconhecem a importância da matemática para a
vida cotidiana e buscam sempre inovar suas metodologias de ensino já que as
mesmas entendem que esse é um processo crucial para a aprendizagem dos
educandos, pois é a partir da metodologia que os educadores podem facilitar o
processo de ensino na área de matemática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-11-17 |
|
dc.description.abstract |
This monographic work was built on the theme: An approach on the methodology
used by teachers for the teaching of mathematics. The investigation was guided by
the following objectives: analyze the methodology used by the teachers of the early
years of elementary school of Municipal public schools of the city of Triunfo-PB;
investigate the methods and methodologies used by teachers of the early years of
elementary school to teach math; identify the concept of teaching mathematics
teachers possess; analyze the planning done by educators and its suitability for
teaching mathematics. The approach was qualitative type. The subjects of the
research were six teachers of the early years of elementary school. The survey data
for the development of the research was done in three schools in the town of Triunfo-
PB, two are located in the countryside, a school is located in the urban area of that
city. For data, collection were used two instruments, namely: questionnaire and
observation. From the parsed data, we find that teachers recognize the importance of
mathematics to everyday life and seek always to innovate their teaching
methodologies already that they understand that this is a crucial process for learning
of students as it is from the methodology that educators can facilitate the process of
teaching in the area of mathematics. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7357 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T14:03:59Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T14:03:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Januzzi Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An approach to the methodology used by teachers for teaching mathematics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Januzzi Gonçalves. Uma abordagem sobre a metodologia utilizada pelos professores para o ensino da matemática. 2015. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |