DSpace Repository

Objetos de aprendizagem como uma alternativa para auxiliar as aulas práticas de química.

Show simple item record

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2169167814541177 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.description.resumo Atualmente a falta de aulas práticas na disciplina de Química do ensino médio, tem sido motivo de pesquisa, pois as aulas teóricas não suprem todos os conteúdos de forma significativa. Como a realização de aulas experimentais em muitas escolas, não acontecem devido a fatores, como a falta de Laboratório de Química e/ou reagentes, existe alternativas que podem auxiliar estas aulas, como os objetos de aprendizagem do Banco Internacional de Objetos Educacionais amenizando as dificuldades encontradas, o mesmo disponibiliza na internet Objetos de Aprendizagem em vários níveis de ensino e diferentes categorias. Assim esta pesquisa objetiva apresentar objetos de aprendizagem disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais que podem auxiliar no processo ensino/aprendizagem como forma alternativa nas aulas práticas da disciplina de Química do Ensino Médio. A mesma é um estudo de caso, com abordagem quantitativa, realizada em uma escola de ensino médio na cidade de Cajazeiras-PB, de forma aplicada e descritiva, tendo como instrumento de pesquisa dois questionários, além da realização de aula prática com a utilização dos Objetos de Aprendizagem disponibilizados pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais para verificar se os alunos conhecem e quais os benefícios que o mesmo poderia trazer para as aulas da disciplina de química. Foi possível constatar os benefícios e a viabilidade destes objetos de aprendizagem que em alguns casos, podem ser utilizados como alternativa a atividades que seriam feitas no laboratório de química pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Objetos de aprendizagem como uma alternativa para auxiliar as aulas práticas de química. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Currently the lack of practical classes in the high school chemistry discipline has been reason for research because the theoretical classes do not supply all the contents significant. Since conducting experimental classes in many schools does not happen Due to factors such as lack of chemistry lab and / or reagents, there are alternatives that can assist these classes, such as the learning objects of the International Bank of Educational Objects mitigating the difficulties encountered, it provides in the internet Learning Objects in various levels of education and different categories. Like this This research aims to present learning objects available at the International Bank of Educational Objects that can assist in the teaching / learning process as a way of alternative in the practical classes of High School Chemistry. It is a case study, with a quantitative approach, carried out at a high school in the city ​​of Cajazeiras-PB, in an applied and descriptive manner, having as research instrument two questionnaires, besides the realization of practical class with the use of the Learning provided by the International Bank for Educational Objects to check if students know and what benefits it could bring to chemistry discipline classes. It was possible to see the benefits and viability of these learning objects which in some cases may be used as an alternative to activities that would be done in the chemistry lab. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7360
dc.date.accessioned 2019-09-26T14:24:57Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T14:24:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - ensino pt_BR
dc.subject Aulas práticas pt_BR
dc.subject Objetos de aprendizagem pt_BR
dc.subject Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Chemistry - teaching pt_BR
dc.subject Practical classes pt_BR
dc.subject Learning objects pt_BR
dc.subject International Bank of Learning Objects pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Lêda de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning Objects as an Alternative to Helping Classes chemistry practices. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Lêda de Souza.Objetos de aprendizagem como uma alternativa para auxiliar as aulas práticas de química. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account