dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2169167814541177 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Edilson Leite da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Atualmente a falta de aulas práticas na disciplina de Química do ensino médio, tem sido
motivo de pesquisa, pois as aulas teóricas não suprem todos os conteúdos de forma
significativa. Como a realização de aulas experimentais em muitas escolas, não acontecem
devido a fatores, como a falta de Laboratório de Química e/ou reagentes, existe alternativas
que podem auxiliar estas aulas, como os objetos de aprendizagem do Banco Internacional de
Objetos Educacionais amenizando as dificuldades encontradas, o mesmo disponibiliza na
internet Objetos de Aprendizagem em vários níveis de ensino e diferentes categorias. Assim
esta pesquisa objetiva apresentar objetos de aprendizagem disponíveis no Banco Internacional
de Objetos Educacionais que podem auxiliar no processo ensino/aprendizagem como forma
alternativa nas aulas práticas da disciplina de Química do Ensino Médio. A mesma é um
estudo de caso, com abordagem quantitativa, realizada em uma escola de ensino médio na
cidade de Cajazeiras-PB, de forma aplicada e descritiva, tendo como instrumento de pesquisa
dois questionários, além da realização de aula prática com a utilização dos Objetos de
Aprendizagem disponibilizados pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais para
verificar se os alunos conhecem e quais os benefícios que o mesmo poderia trazer para as
aulas da disciplina de química. Foi possível constatar os benefícios e a viabilidade destes
objetos de aprendizagem que em alguns casos, podem ser utilizados como alternativa a
atividades que seriam feitas no laboratório de química |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Objetos de aprendizagem como uma alternativa para auxiliar as aulas práticas de química. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Currently the lack of practical classes in the high school chemistry discipline has been
reason for research because the theoretical classes do not supply all the contents
significant. Since conducting experimental classes in many schools does not happen
Due to factors such as lack of chemistry lab and / or reagents, there are alternatives
that can assist these classes, such as the learning objects of the International Bank of
Educational Objects mitigating the difficulties encountered, it provides in the
internet Learning Objects in various levels of education and different categories. Like this
This research aims to present learning objects available at the International Bank
of Educational Objects that can assist in the teaching / learning process as a way of
alternative in the practical classes of High School Chemistry. It is a
case study, with a quantitative approach, carried out at a high school in the
city of Cajazeiras-PB, in an applied and descriptive manner, having as research instrument
two questionnaires, besides the realization of practical class with the use of the
Learning provided by the International Bank for Educational Objects to
check if students know and what benefits it could bring to
chemistry discipline classes. It was possible to see the benefits and viability of these
learning objects which in some cases may be used as an alternative to
activities that would be done in the chemistry lab. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7360 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T14:24:57Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T14:24:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas práticas |
pt_BR |
dc.subject |
Objetos de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Practical classes |
pt_BR |
dc.subject |
Learning objects |
pt_BR |
dc.subject |
International Bank of Learning Objects |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DINIZ, Lêda de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning Objects as an Alternative to Helping Classes chemistry practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DINIZ, Lêda de Souza.Objetos de aprendizagem como uma alternativa para auxiliar as aulas práticas de química. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |