DSpace/Manakin Repository

Um relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CEZARIO, M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2725449938236055 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Anderson Alves de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0131233828901276 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREGOLENTE, Douglas.
dc.contributor.referee2 SILVA, Heydson Henrique Brito da.
dc.description.resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar um relato de uma sequência didática sobre a Relatividade Especial e Geral aplicada em uma Escola da Rede Estadual de Ensino. Localizada na cidade de Bonito de Santa Fé/PB, tal trabalho se desenvolveu em uma turma de 3º Ano – Ensino Médio, que pertence à nona Gerência Regional de Educação pela região de Cajazeiras/PB. No decorrer deste, será apresentada a importância de como introduzir a Relatividade Especial e Geral no Ensino Médio, tendo em vista que é assunto quase não visto pelos estudantes da cidade, isto numa linguagem a nível médio, propondo novos passos para utilização de novos métodos de ensino da física de forma a motivar os estudantes, uma vez que o ensino tradicional não responde mais às expectativas para um mundo de mudanças. O ensino da Relatividade na Educação Básica está fundamentado numa perspectiva construtivista que tem despertado grande interesse nos físicos, no que diz respeito ao uso de conhecimentos prévios. O relato do estágio apresenta uma relação da Física Moderna com aplicações tecnológicas, tendo como o levantamento de concepções prévias dos estudantes sendo ponto de partida para as estratégias de ensino, o uso de analogias foi realizado por meio de simuladores disponíveis gratuitamente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title Um relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-07
dc.description.abstract The purpose of this study is to present an account of a didactic sequence about Special and General Relativity applied in a School of the State Education Network. Located in the city of Bonito de Santa Fé / PB, this work developed in a group of 3rd Year - High School, which belongs to the ninth Regional Education Management by the region of Cajazeiras / PB. In the course of this, the importance of how to introduce Special and General Relativity in High School will be presented, considering that it is a subject almost not seen by the students of the city, this in a language at medium level, proposing new steps for the use of new methods of teaching physics in order to motivate students, since traditional teaching no longer meets expectations for a world of change. The teaching of Relativity in Basic Education is based on a constructivist perspective that has aroused great interest in physicists, regarding the use of previous knowledge. The report of the stage presents a relation of the Modern Physics with technological applications, having as a survey of previous conceptions of the students being the starting point for the teaching strategies, the use of analogies was realized through simulators available for free. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7361
dc.date.accessioned 2019-09-26T14:30:39Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T14:30:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Física - ensino pt_BR
dc.subject Física moderna pt_BR
dc.subject Relatividade especial e geral pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Physics - Teaching pt_BR
dc.subject Modern Physics pt_BR
dc.subject Special and General Relativity pt_BR
dc.subject Basic Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CEZARIO, Manoel Carlos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An experience report on the teaching of relativity in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation CEZARIO, Manoel Carlos. Um relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta