dc.creator.ID |
CEZARIO, M. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2725449938236055 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Anderson Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0131233828901276 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREGOLENTE, Douglas. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Heydson Henrique Brito da. |
|
dc.description.resumo |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar um
relato de uma sequência didática sobre a Relatividade Especial e Geral aplicada em uma
Escola da Rede Estadual de Ensino. Localizada na cidade de Bonito de Santa Fé/PB, tal
trabalho se desenvolveu em uma turma de 3º Ano – Ensino Médio, que pertence à nona
Gerência Regional de Educação pela região de Cajazeiras/PB. No decorrer deste, será
apresentada a importância de como introduzir a Relatividade Especial e Geral no Ensino
Médio, tendo em vista que é assunto quase não visto pelos estudantes da cidade, isto
numa linguagem a nível médio, propondo novos passos para utilização de novos
métodos de ensino da física de forma a motivar os estudantes, uma vez que o ensino
tradicional não responde mais às expectativas para um mundo de mudanças. O ensino
da Relatividade na Educação Básica está fundamentado numa perspectiva construtivista
que tem despertado grande interesse nos físicos, no que diz respeito ao uso de
conhecimentos prévios. O relato do estágio apresenta uma relação da Física Moderna
com aplicações tecnológicas, tendo como o levantamento de concepções prévias dos
estudantes sendo ponto de partida para as estratégias de ensino, o uso de analogias foi
realizado por meio de simuladores disponíveis gratuitamente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física. |
pt_BR |
dc.title |
Um relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-07 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this study is to present an account of a didactic sequence about Special
and General Relativity applied in a School of the State Education Network. Located in
the city of Bonito de Santa Fé / PB, this work developed in a group of 3rd Year - High
School, which belongs to the ninth Regional Education Management by the region of
Cajazeiras / PB. In the course of this, the importance of how to introduce Special and
General Relativity in High School will be presented, considering that it is a subject
almost not seen by the students of the city, this in a language at medium level,
proposing new steps for the use of new methods of teaching physics in order to motivate
students, since traditional teaching no longer meets expectations for a world of change.
The teaching of Relativity in Basic Education is based on a constructivist perspective
that has aroused great interest in physicists, regarding the use of previous knowledge.
The report of the stage presents a relation of the Modern Physics with technological
applications, having as a survey of previous conceptions of the students being the
starting point for the teaching strategies, the use of analogies was realized through
simulators available for free. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7361 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T14:30:39Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T14:30:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Física - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Física moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Relatividade especial e geral |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Modern Physics |
pt_BR |
dc.subject |
Special and General Relativity |
pt_BR |
dc.subject |
Basic Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CEZARIO, Manoel Carlos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An experience report on the teaching of relativity in basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CEZARIO, Manoel Carlos. Um relato de experiência sobre o ensino da relatividade na educação básica. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |