DSpace/Manakin Repository

O uso de filmes e documentários no ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do sistema prisional de Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOURENÇO, F. H. S. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1091378913272289 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, José Deomar de Souza.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, J. D. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4746998969781203 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Antonia Arisdélia F. M A.
dc.contributor.referee2 BARRETO, Aparecida de Lourdes Paes.
dc.description.resumo A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possibilita a formação escolar de cidadãos que não tiveram a oportunidade de estudar ou finalizar sua formação escolar na idade convencional. Neste sentido, a EJA em prisões visa garantir o acesso à educação como direito, independentemente da situação de privação de liberdade, enfrentando a realidade da exclusão e invisibilidade desses grupos sociais. A presente pesquisa teve por objetivo compreender a relevância da utilização de filmes e documentários na EJA Prisional e sua contribuição no processo de alfabetização biológica na formação escolar dos discentes do Presídio Padrão de Cajazeiras - PB. A pesquisa foi realizada no período de 24 de fevereiro a 29 de maio de 2015, com participação de todos os discentes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do referido Presídio na cidade de Cajazeiras – PB. A pesquisa teve caráter quali- quantitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados observações, discussões, entrevistas semi-estruturadas e participação nas atividades propostas. Os resultados obtidos indicam que as aulas de biologia podem extrapolar a mera abordagem de conhecimentos biológicos, e promover reflexões acerca de assuntos éticos, sociais, ambientais, econômicos, dentre outros. Constatou-se ainda que a utilização didática de filmes e documentários no ensino de biologia proporcionou uma aprendizagem significativa e a contextualização dos conhecimentos científicos, possibilitando assim uma maior reflexão sobre os diferentes temas abordados na intervenção pedagógica pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title O uso de filmes e documentários no ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do sistema prisional de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-25
dc.description.abstract The Young and Adult Education enable the scholar formation of citizens who did not have the opportunity to study or to conclude scholar formation in conventional age. In this sense, the Young and Adult Education in prisons aim to guarantee the education access as a right, independent of the deprivation of liberty situation facing the exclusion reality and the invisibility of social groups. This way, this research aimed was to understand the relevance of use of movies and documentaries in prisional Young and Adult Education and the providing in the biological literacy process in the schooling of students of Presidio Padrão Regional Masculino de Cajazeiras-PB. The survey was conducted from February 24 to May 29, 2015, with the participation of all students of the High School of Young and Adults Educational of the prison in Cajazeiras- PB city. The research had a quali-quantitatives character using as data collection instrument of observation, discussions, interviews, semi-structured questionnaires and proposed activities participation. The obtained results indicate that the biology class can extrapolate the mere approach of biological knowledge, promoting reflections on ethics issues, socials, environmental, economics, among others. It was also found that the use of didactics movies and documentaries in the biology teaching provided a meaningful learning and contextualization of scientific knowledge, thus enabling further consideration of the various items in the pedagogical intervention. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7362
dc.date.accessioned 2019-09-26T15:01:23Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T15:01:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Biologia - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Filmes didáticos pt_BR
dc.subject Educação em unidades prisionais pt_BR
dc.subject Biology-study and teaching pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Didactic films pt_BR
dc.subject Education in prisons pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of films and documentaries in the teaching of biology in Youth and Adult Education (EJA), from the Cajazeiras-PB prison system. pt_BR
dc.identifier.citation LOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos. O uso de filmes e documentários no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do sistema prisional de Cajazeiras - PB. 2015. 114f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta