dc.creator.ID |
LOURENÇO, F. H. S. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1091378913272289 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARROS, José Deomar de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARROS, J. D. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4746998969781203 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Antonia Arisdélia F. M A. |
|
dc.contributor.referee2 |
BARRETO, Aparecida de Lourdes Paes. |
|
dc.description.resumo |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possibilita a formação escolar de cidadãos que
não tiveram a oportunidade de estudar ou finalizar sua formação escolar na idade
convencional. Neste sentido, a EJA em prisões visa garantir o acesso à educação como direito,
independentemente da situação de privação de liberdade, enfrentando a realidade da exclusão
e invisibilidade desses grupos sociais. A presente pesquisa teve por objetivo compreender a
relevância da utilização de filmes e documentários na EJA Prisional e sua contribuição no
processo de alfabetização biológica na formação escolar dos discentes do Presídio Padrão de
Cajazeiras - PB. A pesquisa foi realizada no período de 24 de fevereiro a 29 de maio de 2015,
com participação de todos os discentes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos
(EJA) do referido Presídio na cidade de Cajazeiras – PB. A pesquisa teve caráter quali-
quantitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados observações, discussões,
entrevistas semi-estruturadas e participação nas atividades propostas. Os resultados obtidos
indicam que as aulas de biologia podem extrapolar a mera abordagem de conhecimentos
biológicos, e promover reflexões acerca de assuntos éticos, sociais, ambientais, econômicos,
dentre outros. Constatou-se ainda que a utilização didática de filmes e documentários no
ensino de biologia proporcionou uma aprendizagem significativa e a contextualização dos
conhecimentos científicos, possibilitando assim uma maior reflexão sobre os diferentes temas
abordados na intervenção pedagógica |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
O uso de filmes e documentários no ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do sistema prisional de Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-11-25 |
|
dc.description.abstract |
The Young and Adult Education enable the scholar formation of citizens who did not
have the opportunity to study or to conclude scholar formation in conventional age. In this
sense, the Young and Adult Education in prisons aim to guarantee the education access as a
right, independent of the deprivation of liberty situation facing the exclusion reality and the
invisibility of social groups. This way, this research aimed was to understand the relevance of
use of movies and documentaries in prisional Young and Adult Education and the providing
in the biological literacy process in the schooling of students of Presidio Padrão Regional
Masculino de Cajazeiras-PB. The survey was conducted from February 24 to May 29, 2015,
with the participation of all students of the High School of Young and Adults Educational of
the prison in Cajazeiras- PB city. The research had a quali-quantitatives character using as
data collection instrument of observation, discussions, interviews, semi-structured
questionnaires and proposed activities participation. The obtained results indicate that the
biology class can extrapolate the mere approach of biological knowledge, promoting
reflections on ethics issues, socials, environmental, economics, among others. It was also
found that the use of didactics movies and documentaries in the biology teaching provided a
meaningful learning and contextualization of scientific knowledge, thus enabling further
consideration of the various items in the pedagogical intervention. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7362 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T15:01:23Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T15:01:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Biologia - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Filmes didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em unidades prisionais |
pt_BR |
dc.subject |
Biology-study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic films |
pt_BR |
dc.subject |
Education in prisons |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of films and documentaries in the teaching of biology in Youth and Adult Education (EJA), from the Cajazeiras-PB prison system. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOURENÇO, Franklin Herik Soares de Matos. O uso de filmes e documentários no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do sistema prisional de Cajazeiras - PB. 2015. 114f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |