DSpace/Manakin Repository

História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, J. L. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8447563965391536 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.contributor.advisor1ID FIGUEIREDO, G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Mayane Leite de.
dc.contributor.referee2 LOPES, Mirleide Dantas.
dc.description.resumo A complexa composição do processo do conhecimento constitui o cerne deste opúsculo discursivo. A urgência dessa análise emergiu das leituras da estrutura do processo, entremeado por problemas, de ensino e aprendizagem estudada e praticada, ainda, durante nossa formação acadêmica, em especial, durante a realização dos Estágios Supervisionados. Um problema se consolidou entre nossa proposta de ensino do Eletro magnetismo baseada, principalmente, em uma abordagem Histórica da Ciência, e a apresentação deste pelo Livro Didático adotado na escola onde os estágios foram desenvolvidos. O trabalho objetivou analisar o uso da História da Ciência em um Livro Didático quanto a abordagem do Eletro magnetismo na terceira série do Ensino Médio da Rede Pública da cidade de São José de Piranhas - PB. Outros fatores contribuíram para que um entendimento mais lúcido sobre esse problema se efetivasse. Assim, a maneira pela qual a História da Ciência referente ao Eletro magnetismo está sendo apresentada por parte do Livro Didático adotado na escola de realização dos estágios, será o escopo da pesquisa. O levantamento bibliográfico constitui um dos vieses do estudo em tela. Após propormos discussões sobre as realidades discursivas que o livro se insere, tais como ensino e aprendizagem em Física e História da Ciência, ponderamos os dados, numa perspectiva qualitativa, com base em tais discussões que, devido à complexidade dos conhecimentos e problemas que se apresentam hodiernamente, forçam- nos novos desafios a prática docente, sendo necessário, portanto, analisarmos as confluências a essa realidade nos meios de informação e educação dos sujeitos. Sob estes termos, a análise revelou que em muitos aspectos, analisados com base em critérios e conhecimentos produzidos por especialistas na área, a abordagem Histórica do Eletro magnetismo do livro se mostrou inadequada, sendo a aprendizagem de conteúdos prejudicada por esta. O diálogo que realizamos com autores aponta para a real necessidade de reaproximação entre essa perspectiva e o Ensino de Ciências (Física), em direção a construção de uma consciência crítica dos sujeitos e, também, para permitir justificar a necessidade de uma maior cuidado como tratamento de questões relacionadas a História da Ciência quanto a sua inserção nos livros didáticos da Física no Ensino Médio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física. pt_BR
dc.title História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-08
dc.description.abstract The complex composition of the knowledge process constitutes the core of this discursive booklet. The urgency of this analysis emerged from the readings of the process structure, interspersed with problems, of teaching and learning studied and practiced, yet, during our academic formation, in special, during the realization of Supervised Internships. A problem has consolidated between our teaching purposes of Electromagnetism based, mainly, in a History of Science approach, and the presentation of this by the didactic books adopted in the school where the internships were developed. The work aimed analyze the use of the History of Science in a Didactic Book about the Electromagnetism approach in the third series of High School of the Public Network of the city of São José de Piranhas - PB. Others factors contributed to a more lucid understanding of this problem. Thus, the way by the History of Science reference to Electromagnetism is being presented by part of the didactic book adopted in the school of realization of internships, it will the scope of the research. The bibliographic survey is a constituent to study on screen. After proposing discussions about the discursive realities of the book, such as teaching and learning in Physics and History of Science, we ponder the data, in a qualitative perspective, with basis in such discussions that, due to complexity of knowledge and problems that are present nowadays, new challenges are imposed on the teaching practice, being necessary, therefore, to analyze the confluences to this reality in the media of information and education of the subjects. Under these terms, the analysis revealed that in many respects, analyzed based on criteria and knowledge produced by specialists in the field, the Historical Approach to Electromagnetism of the book proved to be inadequate, being the content learning was impaired by it. The dialogue make with the authors points to the real need of approximation between this perspective and the Teaching of Sciences (Physics), in direction to a construction of a Critical awareness of subjects and, also, to allow justify the need for greater care as a treatment of issues related to the History of Science as to its insertion in the textbooks of Physics in High School. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7364
dc.date.accessioned 2019-09-26T15:16:24Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T15:16:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject História da ciência pt_BR
dc.subject Eletromagnetismo - ensino pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Physics Teaching pt_BR
dc.subject Science History pt_BR
dc.subject Electromagnetism - Teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History of science and physics teaching: a possible dialogical relationship. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de. História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível. 2017. 200f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta