dc.creator.ID |
ALBUQUERQUE, J. L. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8447563965391536 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FIGUEIREDO, G. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBREGA, Mayane Leite de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LOPES, Mirleide Dantas. |
|
dc.description.resumo |
A complexa composição do processo do conhecimento constitui o cerne deste opúsculo
discursivo. A urgência dessa análise emergiu das leituras da estrutura do processo,
entremeado por problemas, de ensino e aprendizagem estudada e praticada, ainda, durante
nossa formação acadêmica, em especial, durante a realização dos Estágios Supervisionados.
Um problema se consolidou entre nossa proposta de ensino do Eletro magnetismo baseada,
principalmente, em uma abordagem Histórica da Ciência, e a apresentação deste pelo Livro
Didático adotado na escola onde os estágios foram desenvolvidos. O trabalho objetivou
analisar o uso da História da Ciência em um Livro Didático quanto a abordagem do
Eletro magnetismo na terceira série do Ensino Médio da Rede Pública da cidade de São José
de Piranhas - PB. Outros fatores contribuíram para que um entendimento mais lúcido sobre
esse problema se efetivasse. Assim, a maneira pela qual a História da Ciência referente ao
Eletro magnetismo está sendo apresentada por parte do Livro Didático adotado na escola de
realização dos estágios, será o escopo da pesquisa. O levantamento bibliográfico constitui um
dos vieses do estudo em tela. Após propormos discussões sobre as realidades discursivas que
o livro se insere, tais como ensino e aprendizagem em Física e História da Ciência,
ponderamos os dados, numa perspectiva qualitativa, com base em tais discussões que, devido
à complexidade dos conhecimentos e problemas que se apresentam hodiernamente, forçam-
nos novos desafios a prática docente, sendo necessário, portanto, analisarmos as confluências
a essa realidade nos meios de informação e educação dos sujeitos. Sob estes termos, a análise
revelou que em muitos aspectos, analisados com base em critérios e conhecimentos
produzidos por especialistas na área, a abordagem Histórica do Eletro magnetismo do livro se
mostrou inadequada, sendo a aprendizagem de conteúdos prejudicada por esta. O diálogo que
realizamos com autores aponta para a real necessidade de reaproximação entre essa
perspectiva e o Ensino de Ciências (Física), em direção a construção de uma consciência
crítica dos sujeitos e, também, para permitir justificar a necessidade de uma maior cuidado
como tratamento de questões relacionadas a História da Ciência quanto a sua inserção nos
livros didáticos da Física no Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física. |
pt_BR |
dc.title |
História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-05-08 |
|
dc.description.abstract |
The complex composition of the knowledge process constitutes the core of this discursive
booklet. The urgency of this analysis emerged from the readings of the process structure,
interspersed with problems, of teaching and learning studied and practiced, yet, during our
academic formation, in special, during the realization of Supervised Internships. A problem
has consolidated between our teaching purposes of Electromagnetism based, mainly, in a
History of Science approach, and the presentation of this by the didactic books adopted in the
school where the internships were developed. The work aimed analyze the use of the History
of Science in a Didactic Book about the Electromagnetism approach in the third series of
High School of the Public Network of the city of São José de Piranhas - PB. Others factors
contributed to a more lucid understanding of this problem. Thus, the way by the History of
Science reference to Electromagnetism is being presented by part of the didactic book adopted
in the school of realization of internships, it will the scope of the research. The bibliographic
survey is a constituent to study on screen. After proposing discussions about the discursive
realities of the book, such as teaching and learning in Physics and History of Science, we
ponder the data, in a qualitative perspective, with basis in such discussions that, due to
complexity of knowledge and problems that are present nowadays, new challenges are
imposed on the teaching practice, being necessary, therefore, to analyze the confluences to
this reality in the media of information and education of the subjects. Under these terms, the
analysis revealed that in many respects, analyzed based on criteria and knowledge produced
by specialists in the field, the Historical Approach to Electromagnetism of the book proved to
be inadequate, being the content learning was impaired by it. The dialogue make with the
authors points to the real need of approximation between this perspective and the Teaching of
Sciences (Physics), in direction to a construction of a Critical awareness of subjects and, also,
to allow justify the need for greater care as a treatment of issues related to the History of
Science as to its insertion in the textbooks of Physics in High School. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7364 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T15:16:24Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T15:16:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
História da ciência |
pt_BR |
dc.subject |
Eletromagnetismo - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Physics Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Science History |
pt_BR |
dc.subject |
Electromagnetism - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History of science and physics teaching: a possible dialogical relationship. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de. História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível. 2017. 200f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |