dc.creator.ID |
MILFONT, J. K. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0199491956808179 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARTINS, G. S. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4910583232098367 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A educação com abordagem em ciência tecnologia e meio ambiente no ensino de química
vem destacando a sua importância em transmitir ao aluno uma visão social, tecnológica e
ambiental do meio em que está, relacionando com os conteúdos estudados em sala de aula,
possibilitando o conhecimento científico e auxiliando-os a construir valores, conhecimentos e
habilidades necessários na solução de questões sobre ciência e tecnologia na sociedade,
tomando decisões responsáveis. Este trabalho visa a elaboração de uma sequência didática,
sobre os sólidos com abordagem de ensino CTSA. Para tanto, foi trabalhada a sequência
didática com 10 alunos matriculados na disciplina de Química Experimental para a Educação
Básica, na UFCG, cuja a finalidade foi diagnosticar com alunos do ensino superior sobre a
importância da utilização dos sólidos no ensino de química, relacionando-os com a
tecnologia, a sociedade e o meio ambiente e que utilizem como metodologia de ensino para
trabalhar em sala de aula com alunos do ensino médio, de modo que formem cidadãos críticos
e conscientes sabendo a importância de estudar química. Para tanto, foram selecionados
alguns materiais sólidos que estão presentes em nosso cotidiano, bastante aplicados na
indústria, na arquitetura, na saúde, construção civil, dentre outras, e são de suma importância
para a sociedade,foram os vidros, alótropos do carbono, grafite, diamante e nanotubos de
carbono; gelo, cloreto de sólido e as ligas metálicas: ouro 18 quilates, aço inoxidável e
amálgama, fluoreto de cálcio.Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários
antes e após a realização da sequência didática. A pesquisa revelou que a sequência didática
com abordagem CTSA aplicada na disciplina de Quimica Experimental para Educaçao Básica
mostrou a eficácia para uma aprendizagem significativa dos alunos. Além de fazer um
diagnóstico dos conhecimentos dos alunos sobre sólidos, pode-se constar que os recursos
audiovisuais, como a utilização do vídeo sobre vidros e as oficinas para a construção dos
sólidos são meios de tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas, tornando o aluno
sujeito de sua aprendizagem. Logo, percebeu-se que as aulas com abordagem CTSA
favorecem a importância dos alunos conhecer os sólidos e suas aplicações no cotidiano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
O uso de sólidos no ensino de química com enfoque CTSA. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Education with approach in science technology and environment in chemistry teaching
emphasizing its importance in transmitting to the student a social, technological and
environment, relating to the contents studied in the classroom,
enabling scientific knowledge and helping them to build values, knowledge and
skills needed to solve science and technology issues in society,
making responsible decisions. This work aims at the elaboration of a didactic sequence,
on solids with CTSA teaching approach. To this end, the sequence
didactics with 10 students enrolled in the Experimental Chemistry for Education discipline
At UFCG, whose purpose was to diagnose with higher education students about the
importance of the use of solids in chemistry teaching, relating them to the
technology, society and the environment and use it as a teaching methodology to
work in the classroom with high school students so that they form critical citizens
and aware knowing the importance of studying chemistry. To this end, we selected
some solid materials that are present in our daily lives, widely applied in
industry, architecture, health, construction, among others, and are of paramount importance
for society, were the glass, carbon allotropes, graphite, diamond and nanotubes of
carbon; ice, solid chloride and metal alloys: 18 carat gold, stainless steel and
amalgam, calcium fluoride.It was used as a data collection instrument
before and after the completion of the didactic sequence. Research has revealed that the didactic sequence
with CTSA approach applied in the subject of Experimental Chemistry for Basic Education
showed effectiveness for meaningful student learning. In addition to making a
diagnosis of students' knowledge of solids, it can be seen that the resources
such as the use of video on glass and workshops for the construction of
Solids are a way of making classes more dynamic and contextualized, making the student
subject of your learning. Therefore, it was noticed that classes with CTSA approach
favor the importance of students to know the solids and their applications in daily life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7376 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-26T16:40:50Z |
|
dc.date.available |
2019-09-26 |
|
dc.date.available |
2019-09-26T16:40:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Sólidos |
pt_BR |
dc.subject |
CTSA |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Solid |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MILFONT, John Kennedy de Sá. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of solids in CTSA chemistry teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MILFONT, John Kennedy de Sá. O uso de sólidos no ensino de química com enfoque CTSA. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |