DSpace/Manakin Repository

Citologia: aplicação de diferentes métodos de ensino para alunos do 1° ano do ensino médio em Cuité-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENDONÇA, T. N. A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2255189615863094 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Vivyanne dos Santos Falcão.
dc.contributor.advisor1ID FALCÃO-SILVA, V. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0869409583861681 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Kiriaki Nurit.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.description.resumo O ensino de Citologia é ministrado no 1º Ano do Ensino Médio. Para muitos estudantes essa temática é considerada difícil por abordar conteúdos abstratos, a utilização restrita de aulas teóricas com o auxílio do livro didático também pode dificultar o entendimento e o aprendizado dos estudantes. Por este motivo, faz-se necessário a utilização de outras estratégias didáticas de ensino, tais como: aulas experimentais e a ludicidade. Este trabalho foi desenvolvido no período de quatro aulas em uma turma de 1ºAno do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité, interior da Paraíba, com o objetivo de desenvolver métodos de ensino dinâmicos e lúdicos na área de Citologia, que facilitem o aprendizado dos alunos e auxiliem os professores na tarefa de ensinar. Esta pesquisa teve uma abordagem quantitativa-qualitativa, onde seus dados foram obtidos através de questionários pré e pós-testes aplicados aos discentes, bem como ao término de cada aula utilizando-se a avaliação de grau de satisfação tipo Likert, além da aplicação de um questionário para a professora de Biologia da turma. Os resultados obtidos constataram que as estratégias de ensino utilizadas foram satisfatórias contribuindo eficientemente na construção do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Citologia e Biologia Celular pt_BR
dc.title Citologia: aplicação de diferentes métodos de ensino para alunos do 1° ano do ensino médio em Cuité-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-07-12
dc.description.abstract The teaching of Cytology is taught in the 1st Year of High School. For many students this subject is considered difficult to approach abstract contents, the restricted use of theoretical classes with the aid of the textbook can also make it difficult for students to understand and learn. For this reason, it is necessary to use other didactic teaching strategies, such as: experimental classes and playfulness. This work was developed during the period of four classes in a class of 1st Year of High School of the Orlando Venâncio dos Santos State High School in Cuité interior of Paraíba, with the objective of developing dynamic and playful teaching methods in the field of Cytology, which facilitate the learning of the students and assist the teachers in the task of teaching. This research had a quantitative-qualitative approach, where its data were obtained through pre and post-test questionnaires applied to the students, as well as at the end of each class using Likert type satisfaction assessment, besides the application of a Questionnaire for the classroom biology teacher. The results showed that the teaching strategies used were satisfactory contributing efficiently in the construction of knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7377
dc.date.accessioned 2019-09-26T16:45:05Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T16:45:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Citologia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Aulas experimentais pt_BR
dc.subject Cytology Teaching pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Playful pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Experimental classes pt_BR
dc.subject Enseñanza de la citología
dc.subject Educación
dc.subject Aprendizaje
dc.subject Clases experimentales
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENDONÇA, Thalyta Nayara Albuquerque Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cytology: application of different teaching methods for students of the 1st year of high school in Cuité-PB. pt_BR
dc.title.alternative Citología: aplicación de diferentes métodos de enseñanza para alumnos del 1º año de la enseñanza media de Cuité-PB.
dc.identifier.citation MENDONÇA, Thalyta Nayara Albuquerque Alves de. Citologia: aplicação de diferentes métodos de ensino para alunos do 1° ano do ensino médio em Cuité-PB. 2017. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen La citología se imparte en 1º de bachillerato. Para muchos estudiantes este tema es considerado difícil porque aborda contenidos abstractos, el uso restringido de las clases teóricas con la ayuda del libro de texto también puede dificultar la comprensión y el aprendizaje de los estudiantes. Por ello, es necesario utilizar otras estrategias didácticas de enseñanza, tales como: clases experimentales y lúdicas. Este trabajo fue realizado en el período de cuatro clases en una clase de 1º Año de Enseñanza Media en la Escuela Secundaria Estadual Orlando Venâncio dos Santos, en la ciudad de Cuité, en el interior de Paraíba, con el objetivo de desarrollar métodos de enseñanza dinámicos y lúdicos. en el área de Citología, que facilitan el aprendizaje de los estudiantes y ayudan a los docentes en la tarea de enseñar. Esta investigación tuvo un enfoque cuantitativo-cualitativo, donde sus datos fueron obtenidos a través de cuestionarios pre y post test aplicados a los estudiantes, así como al final de cada clase utilizando la evaluación de satisfacción tipo Likert, además de la aplicación de un cuestionario para el profesor de biología de la clase. Los resultados obtenidos mostraron que las estrategias didácticas utilizadas fueron satisfactorias, contribuyendo de manera eficiente a la construcción del conocimiento.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta