DSpace/Manakin Repository

Concepções de estudantes do ensino médio acerca da evolução dos seres vivos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.contributor.advisor1ID FIGUEIREDO, G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 pt_BR
dc.contributor.referee1 ABREU, Maria das Dores de Souza.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Paulo Roberto de.
dc.description.resumo A evolução biológica é um eixo integrador da Biologia, fundamental para a compreensão dos fenômenos relacionados à vida. No entanto, trata-se de uma área complexa, na qual estudos apontam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Por meio de uma pesquisa quáli-quantitativa, objetivamos: Analisar as concepções de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Monte Horebe sobre evolução, utilizando um questionário contendo 10 (dez) questões discursivas. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo e permitiram identificar que considerável parte dos/as alunos/as compreendem erroneamente conceitos e teorias inerentes ao estudo da evolução, o que limita o conhecimento e contribui para a construção de visões distorcidas e fragmentadas sobre o processo evolutivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Concepções de estudantes do ensino médio acerca da evolução dos seres vivos. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-07
dc.description.abstract Biological evolution is an integrating axis of Biology, fundamental for an understanding of the phenomena related to life. However, it is a complex area in which studies point to difficulties in the teaching and learning process. Through a qualitative research, we aimed to: Analyze concepts of teaching of the third year of high school of a public school of the municipality of Monte Horebe, on biological evolution, using a questionnaire containing 10 (ten) discursive questions. As answers were submitted to content analysis allowed to identify that considerable part of / as students / how to misunderstand concepts and theories inherent to the study of evolution, which limits the knowledge and contribution to a construction of distorted and fragmented visions on evolutionary processe. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7378
dc.date.accessioned 2019-09-26T16:46:38Z
dc.date.available 2019-09-25
dc.date.available 2019-09-26T16:46:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de biologia pt_BR
dc.subject Evolução pt_BR
dc.subject Ensino médio - aprendizagem pt_BR
dc.subject Biology Teaching pt_BR
dc.subject Evolution pt_BR
dc.subject High School - Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Laycia Cristina de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative High school students' conceptions about the evolution of living things. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Laycia Cristina de Almeida. Concepções de estudantes do ensino médio acerca da evolução dos seres vivos. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta