DSpace/Manakin Repository

A presença da química nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de sequência didática contextualizada.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, F. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0315387814154945 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SALES, L. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.referee2 CEZÁRIO , Danilo de Sousa.
dc.description.resumo A educação formal é um processo contínuo composto por modalidades e níveis, os quais o indivíduo percorre durante o seu ciclo escolar. É na Educação Infantil e Fundamental onde a criança constrói seu conhecimento e desenvolve habilidades para a formação do seu intelecto, e nesta fase os conceitos são compreendidos da forma que forem transmitidos. Durante o ensino básico, dentre os componentes curriculares inclusos, quando se trata da disciplina de Ciências faz-se necessário que o professor discuta sobre a fragmentação dessa área, explicando a subdivisão das Ciências Naturais e introduzindo conceitos prévios acerca do conteúdo que estiver sendo abordado. Dentre essas subdivisões, destaca-se a Química. Assim, objetiva-se com a presente pesquisa discutir a respeito da importância de se compreender o que é Química durante os Anos Iniciais do ensino básico. A realização desse estudo se deu na Escola Grão de Mostarda, uma instituição da rede privada, localizada na cidade de São José de Piranhas, no estado da Paraíba. O grupo focal do estudo trata-se de uma turma do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contendo 21 alunos. Foi realizada uma pesquisa por meio de questionário não identificado e, após a aplicação deste, foram ministradas três aulas, sendo duas expositivas explicativas (teóricas) e uma experimental (prática), dando complemento/auxilio ao conteúdo a ser abordado. Trata-se de um estudo bibliográfico e quanto à abordagem do problema, esta análise se encaixa como quantitativa, considerando o levantamento de dados feito para a futura investigação. Nesse sentido, a pesquisa também passa a ser de cunho qualitativo, visto a abordagem de análise proposta para os fins deste estudo. Pode-se observar que todo alunado afirma gostar de Ciências. A maioria (62%) afirma conhecer a subdivisão das ciências, sendo que 90% desconhecem o que é Química. Após a realização das aulas, os resultados obtidos foram satisfatórios tendo em vista que todos os discentes compreenderam o conceito e o significado de Química. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title A presença da química nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de sequência didática contextualizada. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-08
dc.description.abstract Formal education is a continuous process composed of modalities and levels, which the individual goes through during his or her school year. It is in basic schooling (Pre and Elementary School) where the child builds his knowledge and develops skills for the formation of his intellect, and at this stage the concepts are understood the same way they are transmitted. During elementary education, among the included curricular components, when it comes to the Science topic, it is necessary for the teacher to include the fragmentation of this area, explaining the subdivision of the Natural Sciences and introducing previous concepts about the content that is being approached. Among these subdivisions, Chemistry stands out. Thus, the purpose of this research is to discuss the importance of understanding what Chemistry is during the initial grades of basic education. This study was carried out at Escola Grão de Mostarda, an institution of the private network, located in São José de Piranhas, state of Paraíba. The focus group of the study is a class of the 4th year of Elementary School, with 21 students. A research was done by means of an unidentified questionnaire and, after the application of this one, three classes were taught: two explanatory expositions (theoretical) and one experimental (practical), as a support to the content to be approached. It is a bibliographical study and as to the approach of the problem, this analysis fits as quantitative, considering the data collection done for the future investigation. In this sense, the research also fits as qualitative, considering the analysis approach proposed for the purposes of this study. It can be observed that every pupil claims to like Science. Most (62%) claim to know the subdivision of the sciences, and 90% are unaware of what Chemistry is. After the classes, the results were satisfactory considering that all the students understood the concept and meaning of Chemistry. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7380
dc.date.accessioned 2019-09-26T16:58:42Z
dc.date.available 2019-09-26
dc.date.available 2019-09-26T16:58:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química pt_BR
dc.subject Ciências naturais pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Química - séries iniciais pt_BR
dc.subject Chemistry pt_BR
dc.subject Natural Sciences pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Chemistry - early grades pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Felipe Tavares do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The presence of chemistry in the early years of elementary school: a proposal of contextualized didactic sequence. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Felipe Tavares do. A presença da química nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de sequência didática contextualizada. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta