dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca. |
|
dc.contributor.referee2 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico teve como objetivo realizar uma discussão sobre o espaço
geográfico e suas relações, como também buscou apontar a relevância do ensino da Geografia
para o atual contexto social. A temática exposta nesta pesquisa ressalta a importância de se
estudar o espaço e suas relações nas aulas de geografia, respaldando o uso da cartografia e dos
mapas como instrumento didático, lúdico e metodológico utilizado pelo professor no âmbito
da sala de aula. Os procedimentos metodológicos adotados nesse estudo teve como base a
pesquisa bibliográfica, para que tivéssemos uma melhor compreensão do assunto aqui
abordado a partir da descrição das características apresentadas sobre os fenômenos educativos
em uma análise empírica. Foi elencado nessa proposta explorar o mapa nas aulas de
Geografia, como um dos diversos recursos lúdicos, auxiliadores da aprendizagem, pois
compreende uma relação direta dos conteúdos ministrados em sala de aula concernentes a
temática espacial. A finalidade abordada nesse cenário educativo foi construída através da
necessidade real com base na problematização do ensino dos conteúdos contextualizados e
complementares a partir da realidade vivenciada pelos alunos no seu cotidiano, considerando
suas competências e habilidades prévias, bem como a instância de se implementar novos
saberes. O desenvolvimento do estudo cartográfico, através do mapa, permitiu a identificação
das características do espaço como sugestão para trabalhar as questões intrínsecas ao meio
ambiente, além de ressaltar a realidade espacial que cerca o educando. Apresentamos uma
proposta metodológica, que busca subsidiar o professor frente às problemáticas da
convivência sociedade e natureza. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Geografia, escola e a construção do conhecimento cartográfico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The present monograph work aims to conduct a discussion on the geographical area and their
relationships, but also sought to point out the importance of the teaching of geography for the
current social context. The thematic exposed in this research underscores the importance of
studying the space and its relations in the geography lessons, supporting the use of
cartography and maps as an educational tool, playful and methodology used by the teacher
within the classroom. The methodological procedures adopted in this study was based on the
literature, so we had a better understanding of the issue addressed here from the description of
the features presented on the educational phenomena in an empirical analysis. It was part
listed in this proposal explore the map in Geography lessons, as one of several recreational
resources, helpers of learning, it includes a direct relationship of the content taught in the
classroom concerning outer space theme. The purpose addressed in this educational scenario
was constructed by real need based on questioning the teaching of contextualized and
additional content from the reality experienced by students in their daily lives, considering
their skills and previous skills as well as the proceedings of implementing new knowledge .
The development of cartographic study, through the map, allowed the identification of the
characteristics of the space as a suggestion to work out the issues intrinsic to the environment,
and underline the spatial reality that surrounds the pupil. We present a methodology that seeks
to subsidize the teacher facing the problems of coexistence society and nature. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7395 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-27T10:23:42Z |
|
dc.date.available |
2019-09-27 |
|
dc.date.available |
2019-09-27T10:23:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cartografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Cartografia- conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Cartography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Cartography- knowledge |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Léia Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography, school and the construction of cartographic knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Léia Andrade. Geografia, escola e a construção do conhecimento cartográfico. 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |