DSpace/Manakin Repository

Geografia, escola e a construção do conhecimento cartográfico.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.contributor.referee2 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico teve como objetivo realizar uma discussão sobre o espaço geográfico e suas relações, como também buscou apontar a relevância do ensino da Geografia para o atual contexto social. A temática exposta nesta pesquisa ressalta a importância de se estudar o espaço e suas relações nas aulas de geografia, respaldando o uso da cartografia e dos mapas como instrumento didático, lúdico e metodológico utilizado pelo professor no âmbito da sala de aula. Os procedimentos metodológicos adotados nesse estudo teve como base a pesquisa bibliográfica, para que tivéssemos uma melhor compreensão do assunto aqui abordado a partir da descrição das características apresentadas sobre os fenômenos educativos em uma análise empírica. Foi elencado nessa proposta explorar o mapa nas aulas de Geografia, como um dos diversos recursos lúdicos, auxiliadores da aprendizagem, pois compreende uma relação direta dos conteúdos ministrados em sala de aula concernentes a temática espacial. A finalidade abordada nesse cenário educativo foi construída através da necessidade real com base na problematização do ensino dos conteúdos contextualizados e complementares a partir da realidade vivenciada pelos alunos no seu cotidiano, considerando suas competências e habilidades prévias, bem como a instância de se implementar novos saberes. O desenvolvimento do estudo cartográfico, através do mapa, permitiu a identificação das características do espaço como sugestão para trabalhar as questões intrínsecas ao meio ambiente, além de ressaltar a realidade espacial que cerca o educando. Apresentamos uma proposta metodológica, que busca subsidiar o professor frente às problemáticas da convivência sociedade e natureza. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Geografia, escola e a construção do conhecimento cartográfico. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The present monograph work aims to conduct a discussion on the geographical area and their relationships, but also sought to point out the importance of the teaching of geography for the current social context. The thematic exposed in this research underscores the importance of studying the space and its relations in the geography lessons, supporting the use of cartography and maps as an educational tool, playful and methodology used by the teacher within the classroom. The methodological procedures adopted in this study was based on the literature, so we had a better understanding of the issue addressed here from the description of the features presented on the educational phenomena in an empirical analysis. It was part listed in this proposal explore the map in Geography lessons, as one of several recreational resources, helpers of learning, it includes a direct relationship of the content taught in the classroom concerning outer space theme. The purpose addressed in this educational scenario was constructed by real need based on questioning the teaching of contextualized and additional content from the reality experienced by students in their daily lives, considering their skills and previous skills as well as the proceedings of implementing new knowledge . The development of cartographic study, through the map, allowed the identification of the characteristics of the space as a suggestion to work out the issues intrinsic to the environment, and underline the spatial reality that surrounds the pupil. We present a methodology that seeks to subsidize the teacher facing the problems of coexistence society and nature. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7395
dc.date.accessioned 2019-09-27T10:23:42Z
dc.date.available 2019-09-27
dc.date.available 2019-09-27T10:23:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cartografia pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Cartografia- conhecimento pt_BR
dc.subject Cartography pt_BR
dc.subject Geography pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Cartography- knowledge pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Léia Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography, school and the construction of cartographic knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Léia Andrade. Geografia, escola e a construção do conhecimento cartográfico. 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta