DSpace/Manakin Repository

A fotografia como proposta interdisciplinar no ensino de ciências..

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FREITAS, Juliano Carlo Rufino de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, J. C. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6552913556583647 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.
dc.description.resumo Este trabalho apresenta os resultados obtidos após a aplicação da intervenção sob a temática fotografia, em uma turma de 9° ano da Escola de Ensino Fundamental Julieta de Lima e Costa, localizada no do município de Cuité-PB. O intuito foi propor uma intervenção didática, visando à contextualização de conceitos de química e física lecionados na disciplina de ciências naturais do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma revisão histórica das técnicas de fotografia frente à evolução tecnológica e da experimentação utilizando o método Pinhole como alternativa capaz de inter-relacionar teoria e prática por meio de construções de câmeras fotográficas fazendo-se uso de materiais de baixo custo e recicláveis. Para tal, foi realizada uma série de encontros, onde cada momento foi organizado de forma a se trabalhar a história da fotografia e os ramos científicos que a compõe, possibilitando-os associarem os processos vigentes no método de fotografia e os conteúdos apresentados pela disciplina de ciências naturais. Como resultado, verificou-se que a intervenção estimulou uma maior cooperação e participação dos alunos no processo criacional de conhecimento e demonstrou como intervenções deste tipo são bem aceitos pelos alunos, haja vista, os resultados obtidos posteriormente após intervenção. Em suma, o trabalho possibilitou contextualizar o ensino de ciências naturais e despertou o interesse e curiosidades dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title A fotografia como proposta interdisciplinar no ensino de ciências.. pt_BR
dc.date.issued 2017-12-21
dc.description.abstract This paper presents the results obtained after the application of the photography intervention in a 9th grade class at the Julieta de Lima e Costa Elementary School, located in the municipality of Cuité-PB. The purpose was to propose a didactic intervention, aiming at the contextualization of concepts of chemistry and physics taught in the discipline of natural sciences of elementary school. For this, a historical review of the techniques of photography in the face of the technological evolution and of the experimentation using the Pinhole method as an alternative capable of interrelating theory and practice through the construction of photographic cameras using low cost materials and recyclable. For that, a series of meetings were held, where each moment was organized in order to work the history of photography and the scientific branches that compose it, enabling them to associate the existing processes in the method of photography and the contents presented by the discipline of natural Sciences. As a result, it was verified that the intervention stimulated a greater cooperation and participation of the students in the process of knowledge creation and demonstrated how interventions of this type are well accepted by the students, given, the results obtained after intervention. In short, the work allowed to contextualize the teaching of natural sciences and awakened the interest and curiosities of the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7405
dc.date.accessioned 2019-09-27T11:40:18Z
dc.date.available 2019-09-27
dc.date.available 2019-09-27T11:40:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject Método Pinhole pt_BR
dc.subject Chemistry Teaching pt_BR
dc.subject Contextualization pt_BR
dc.subject Photography pt_BR
dc.subject Pinhole Method pt_BR
dc.subject Enseñanza de la química
dc.subject Contextualización
dc.subject Método del agujero de alfiler
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Macaulay Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Photography as an interdisciplinary proposal in science education. pt_BR
dc.title.alternative La fotografía como propuesta interdisciplinar en la enseñanza de las ciencias.
dc.identifier.citation MARTINS, Macaulay Ferreira. A fotografia como proposta interdisciplinar no ensino de ciências. 2017. 77 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo presenta los resultados obtenidos después de la aplicación de la intervención bajo el tema fotografía, en una clase de 9º grado de la Escuela Primaria Julieta de Lima e Costa, ubicada en la ciudad de Cuité-PB. El objetivo fue proponer una intervención didáctica, con el objetivo de la contextualización de los conceptos de química y física enseñados en la disciplina de ciencias naturales de la escuela primaria. Para ello se realizó una revisión histórica de las técnicas fotográficas de cara a la evolución tecnológica y la experimentación utilizando el método Pinhole como una alternativa capaz de interrelacionar teoría y práctica a través de la construcción de cámaras fotográficas utilizando materiales de bajo costo y reciclables. Para tal, foi realizada uma série de encontros, onde cada momento foi organizado de forma a se trabalhar a história da fotografia e os ramos científicos que a compõe, possibilitando-os associarem os processos vigentes no método de fotografia e os conteúdos apresentados pela disciplina de Ciencias Naturales. Como resultado, se encontró que la intervención estimuló una mayor cooperación y participación de los estudiantes en el proceso de creación de conocimiento y demostró cómo intervenciones de este tipo son bien aceptadas por los estudiantes, dados los resultados obtenidos posteriormente a la intervención. En definitiva, el trabajo permitió contextualizar la enseñanza de las ciencias naturales y despertó el interés y la curiosidad de los estudiantes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta