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Relato de experiência docente e perspectivas de discentes do curso de Licenciatura em Química do CFP no processo de inclusão.

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dc.creator.ID LIMA, L. A pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6259518736016173 pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, Albaneide Fernandes. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Katarine Souza da.
dc.contributor.referee2 SALES, Luciano Leal de Moraes.
dc.contributor.referee3 PINHEIRO, Carlos Davidson. pt_BR
dc.description.resumo Vários são os problemas que dificultam o Ensino Inclusivo, dentre eles, destacam-se a escassez de materiais didáticos específicos, o despreparo dos professores e a falta de investimento do governo, resultando em uma Educação Inclusiva de baixa qualidade. Incluir alunos com deficiência física / cognitiva ou Surdez nas escolas não é tarefa fácil e isso passa a ser um processo ainda mais complexo quando a disciplina lecionada é a Química. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou identificar os problemas e as experiências vivenciadas por docentes no processo de inclusão e investigar a concepção dos discentes de Licenciatura em Química sobre a temática abordada. Para tanto investigou-se a atuação docente na Educação Inclusiva e a formação docente para desenvolver um novo olhar sobre a inclusão no Ensino, sendo uma pesquisa pertinente para que a Educação Inclusiva ganhe mais notoriedade. Para coleta de dados foi aplicado um questionário com 19 graduandos do curso de Licenciatura em Química do CFP e Questionários/Entrevistas com 9 docentes de Instituições de Ensino da cidade de Cajazeiras – PB e São José de Piranhas – PB. Classifica-se esta pesquisa como exploratória e de Levantamento, segundo Gil (2008), já os dados coletados e analisados segundo a proposta de Bardin (2011). A pesquisa realçou o consenso existente entre docentes e perspectivas de discentes a respeito das inúmeras dificuldades que se encontram no âmbito inclusivo. Pode-se inferir que para progredir nesse processo é preciso quebrar os paradigmas existentes e reorganizar as metodologias escolares, pois houve avanços, mas ainda existe um longo caminho a se percorrer para existir de fato uma educação inclusiva de qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Relato de experiência docente e perspectivas de discentes do curso de Licenciatura em Química do CFP no processo de inclusão. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-14
dc.description.abstract There are a number of problems that hinder Inclusive Education, among which are the shortage of specific didactic materials, teacher unpreparedness and lack of government investment, resulting in low quality Inclusive Education. Including students with physical / cognitive disabilities or Deafness in schools is no easy task and this becomes an even more complex process when the discipline taught is Chemistry. In this sense, the present work aimed to identify the problems and experiences experienced by teachers in the process of inclusion and to investigate the students' conception of Degree in Chemistry on the subject matter. In order to do so, it was investigated the teaching activity in Inclusive Education and the teacher training to develop a new look on Inclusion in Teaching, being a pertinent research so that Inclusive Education gains more notoriety. For data collection, a questionnaire was applied with 19 undergraduate students of the Licentiate Degree in Chemistry of the CFP and Questionnaires / Interviews with 9 teachers of Teaching Institutions of the city of Cajazeiras - PB and São José de Piranhas - PB. This research is classified as exploratory and Survey, according to Gil (2008), already the data collected and analyzed according to the proposal of Bardin (2011).The research highlighted the consensus among teachers and the perspectives of students regarding the many difficulties that are in the inclusive scope. It can be inferred that in order to progress in this process it is necessary to break existing paradigms and reorganize school methodologies, because there have been advances, but there is still a long way to go in order to exist in fact an inclusive education of quality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7433
dc.date.accessioned 2019-09-27T15:53:20Z
dc.date.available 2019-09-27
dc.date.available 2019-09-27T15:53:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva em química pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Ensino de qualidade pt_BR
dc.subject Química - discentes surdos pt_BR
dc.subject Inclusive chemistry education pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Quality education pt_BR
dc.subject Chemistry - Deaf Students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Leidyanne Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Report of teaching experience and perspectives of students of the Undergraduate Chemistry course at CFP in the inclusion process. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Leidyanne Alves de. Relato de experiência docente e perspectivas de discentes do curso de Licenciatura em Química do CFP no processo de inclusão. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


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