dc.creator.ID |
LIMA, L. A |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6259518736016173 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
WANDERLEY, Albaneide Fernandes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
WANDERLEY, Albaneide Fernandes. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Katarine Souza da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SALES, Luciano Leal de Moraes. |
|
dc.contributor.referee3 |
PINHEIRO, Carlos Davidson. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Vários são os problemas que dificultam o Ensino Inclusivo, dentre eles, destacam-se a escassez de
materiais didáticos específicos, o despreparo dos professores e a falta de investimento do governo,
resultando em uma Educação Inclusiva de baixa qualidade. Incluir alunos com deficiência física /
cognitiva ou Surdez nas escolas não é tarefa fácil e isso passa a ser um processo ainda mais
complexo quando a disciplina lecionada é a Química. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou
identificar os problemas e as experiências vivenciadas por docentes no processo de inclusão e
investigar a concepção dos discentes de Licenciatura em Química sobre a temática abordada. Para
tanto investigou-se a atuação docente na Educação Inclusiva e a formação docente para desenvolver
um novo olhar sobre a inclusão no Ensino, sendo uma pesquisa pertinente para que a Educação
Inclusiva ganhe mais notoriedade. Para coleta de dados foi aplicado um questionário com 19
graduandos do curso de Licenciatura em Química do CFP e Questionários/Entrevistas com 9
docentes de Instituições de Ensino da cidade de Cajazeiras – PB e São José de Piranhas – PB.
Classifica-se esta pesquisa como exploratória e de Levantamento, segundo Gil (2008), já os dados
coletados e analisados segundo a proposta de Bardin (2011). A pesquisa realçou o consenso
existente entre docentes e perspectivas de discentes a respeito das inúmeras dificuldades que se
encontram no âmbito inclusivo. Pode-se inferir que para progredir nesse processo é preciso quebrar
os paradigmas existentes e reorganizar as metodologias escolares, pois houve avanços, mas ainda
existe um longo caminho a se percorrer para existir de fato uma educação inclusiva de qualidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Relato de experiência docente e perspectivas de discentes do curso de Licenciatura em Química do CFP no processo de inclusão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-14 |
|
dc.description.abstract |
There are a number of problems that hinder Inclusive Education, among which are the shortage of
specific didactic materials, teacher unpreparedness and lack of government investment, resulting in
low quality Inclusive Education. Including students with physical / cognitive disabilities or
Deafness in schools is no easy task and this becomes an even more complex process when the
discipline taught is Chemistry. In this sense, the present work aimed to identify the problems and
experiences experienced by teachers in the process of inclusion and to investigate the students'
conception of Degree in Chemistry on the subject matter. In order to do so, it was investigated the
teaching activity in Inclusive Education and the teacher training to develop a new look on Inclusion
in Teaching, being a pertinent research so that Inclusive Education gains more notoriety. For data
collection, a questionnaire was applied with 19 undergraduate students of the Licentiate Degree in
Chemistry of the CFP and Questionnaires / Interviews with 9 teachers of Teaching Institutions of
the city of Cajazeiras - PB and São José de Piranhas - PB. This research is classified as exploratory
and Survey, according to Gil (2008), already the data collected and analyzed according to the
proposal of Bardin (2011).The research highlighted the consensus among teachers and the
perspectives of students regarding the many difficulties that are in the inclusive scope. It can be
inferred that in order to progress in this process it is necessary to break existing paradigms and
reorganize school methodologies, because there have been advances, but there is still a long way to
go in order to exist in fact an inclusive education of quality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7433 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-27T15:53:20Z |
|
dc.date.available |
2019-09-27 |
|
dc.date.available |
2019-09-27T15:53:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva em química |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Química - discentes surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive chemistry education |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Quality education |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - Deaf Students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Leidyanne Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Report of teaching experience and perspectives of students of the Undergraduate Chemistry course at CFP in the inclusion process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Leidyanne Alves de. Relato de experiência docente e perspectivas de discentes do curso de Licenciatura em Química do CFP no processo de inclusão. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |