DSpace/Manakin Repository

A caracterização da evasão e os principais obstáculos enfrentados pelos discentes de graduação do curso de Licenciatura em Química do campus CFP-UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1219196897916388 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SALES, L. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 pt_BR
dc.description.resumo A evasão escolar é tema recorrente em todos os níveis de ensino. Especificamente no nível superior observar-se claramente essa premissa nos cursos das Ciências Exatas. Por esta razão este trabalho surgiu de um desejo de analisar quais motivos levam a evasão e buscar subsídios para entender os problemas enfrentados pelos alunos no curso de Licenciatura em Química do CFP-UFCG campus de Cajazeiras. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de coletar teorias de autores que estudam o tema, para isso foram consultados, livros e artigos científicos. Logo após preparou-se o questionário o qual foi aplicado a 26 discentes evadidos de maneira a abordar os seguintes fatores: econômicos, sociais e desenvolvimento acadêmico. A pesquisa é considerada de campo e é empregada com o objetivo de conseguir informações e conhecimentos acerca de um problema para o qual se busca uma resposta. Em seguida, verificou-se que os alunos de todos os períodos desde sua implantação em 2011.1, até a última turma que ingressou em 2016.1, foram investigados, sendo que a admissão no curso ocorre uma vez por ano. Constatou-se que a disciplina que os discentes sentiram maior dificuldade foi Cálculo Diferencial e Integral I, pois se obteve uma porcentagem de 69% do universo da pesquisa. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que uma alternativa viável para o melhor andamento do curso seria a implantação na grade curricular de uma disciplina de Matemática básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title A caracterização da evasão e os principais obstáculos enfrentados pelos discentes de graduação do curso de Licenciatura em Química do campus CFP-UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract School dropout is a recurring theme at all levels of education. Specifically at the higher level this premise is clearly observed in the Exact Sciences courses. For this reason this work arose from a desire to analyze which reasons lead to dropout and to seek subsidies to understand the problems faced by students in the undergraduate chemistry course at CFP-UFCG campus of Cajazeiras. Initially, a bibliographic research was carried out, in order to collect theories from authors who study the theme, for this, books and scientific articles were consulted. Soon after the questionnaire was prepared which was applied to 26 evaded students in order to address the following factors: economic, social and academic development. Research is considered field research and is used to obtain information and knowledge about a problem for which an answer is sought. Then, it was found that students from all periods since its implementation in 2011.1, until the last class that joined in 2016.1, were investigated, and admission to the course occurs once a year. It was found that the discipline that the students felt the most difficult was Differential and Integral Calculus I, because it obtained a percentage of 69% of the research universe. From the obtained results it is possible to conclude that a viable alternative for the best course progress would be the implementation in the curriculum of a basic Mathematics discipline. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7434
dc.date.accessioned 2019-09-27T16:01:30Z
dc.date.available 2019-09-27
dc.date.available 2019-09-27T16:01:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química pt_BR
dc.subject Evasão - ensino superior pt_BR
dc.subject Discentes pt_BR
dc.subject Chemistry pt_BR
dc.subject Dropout - higher education pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Robernildo Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The characterization of dropout and the main obstacles faced by undergraduate students of the Undergraduate Chemistry course at campus CFP-UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Robernildo Rodrigues. A caracterização da evasão e os principais obstáculos enfrentados pelos discentes de graduação do curso de Licenciatura em Química do campus CFP-UFCG. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta