DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos para o ensino de hidrocarbonetos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J. P. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1802771084737515 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.description.resumo Os documentos oficiais que regem a educação básica, e de modo especial o ensino de química, nível médio, enfatizam a necessidade de mudanças que venham aprimorar o processo de ensino/aprendizagem e a emancipação do sujeito. No entanto, essas mudanças são efetivadas a partir do momento que o paradigma do ensino tradicional é rompido e/ou aberto para a inserção de novas ferramentas metodológicas. O presente trabalho intitulado “Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Didáticos para o Ensino da Nomenclatura de Hidrocarbonetos” teve por objetivo o desenvolvimento de dois Jogos Didáticos (JD), o de caráter físico utilizou-se papel A4 para confeccionar as cartas o digital foi desenvolvido no software Powerpoint, que possam ser utilizados pelos docentes de Química na abordagem do conteúdo nomenclatura dos hidrocarbonetos. Os JD foram aplicados para 28 alunos do primeiro período (2018.1) do curso de licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras-PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionários semiestruturados, e os dados foram transcritos em figuras e tabelas. Os resultados foram expressivos e animadores, pois o público envolvido na pesquisa mostrou- se entusiasmado com a experiência, vivenciada com a utilização dos JD, todos os 28 pesquisados responderam que vão utilizar os JD nas aulas de química quando vierem a ser professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos para o ensino de hidrocarbonetos. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The official documents governing basic education, and especially the teaching of chemistry, medium level, emphasize the need for changes that will improve the teaching / learning process and the emancipation of the subject. However, these changes are effective when the paradigm of traditional education is broken and / or opened for the insertion of new methodological tools. The present work entitled “Development and Application of Didactic Games for Teaching the Nomenclature of Hydrocarbons ”aimed at the development of two Didactic Games (JD), the character was used A4 paper to make the cards the digital was developed in the Powerpoint software that can be used by Chemistry nomenclature content of hydrocarbons. The JD were applied to 28 students from (2018.1) of the Chemistry Degree Course of the Professors of the Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras-PB. Its about a descriptive research with qualitative and quantitative approach. Data collection took place through semi-structured questionnaires, and the data were transcribed in figures and tables. The results were expressive and encouraging because the public involved in the research showed enthusiastic about the experience of using JD, all 28 respondents answered that they will use the JD in chemistry classes when they become teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7435
dc.date.accessioned 2019-09-27T16:07:32Z
dc.date.available 2019-09-27
dc.date.available 2019-09-27T16:07:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química - segundo grau pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Hidrocarbonetos pt_BR
dc.subject Química orgânica - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Chemistry Education - High School pt_BR
dc.subject Educational games pt_BR
dc.subject Hydrocarbons pt_BR
dc.subject Organic Chemistry - Teaching and Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, João Paulo Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development and application of didactic games for the teaching of hydrocarbons. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, João Paulo Ferreira. Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos para o ensino de hidrocarbonetos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta