dc.creator.ID |
LIMA, J. P. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1802771084737515 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Edilson Leite da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os documentos oficiais que regem a educação básica, e de modo especial o ensino de
química, nível médio, enfatizam a necessidade de mudanças que venham aprimorar o
processo de ensino/aprendizagem e a emancipação do sujeito. No entanto, essas mudanças são
efetivadas a partir do momento que o paradigma do ensino tradicional é rompido e/ou aberto
para a inserção de novas ferramentas metodológicas. O presente trabalho intitulado
“Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Didáticos para o Ensino da Nomenclatura de
Hidrocarbonetos” teve por objetivo o desenvolvimento de dois Jogos Didáticos (JD), o de
caráter físico utilizou-se papel A4 para confeccionar as cartas o digital foi desenvolvido no
software Powerpoint, que possam ser utilizados pelos docentes de Química na abordagem do
conteúdo nomenclatura dos hidrocarbonetos. Os JD foram aplicados para 28 alunos do
primeiro período (2018.1) do curso de licenciatura em Química do Centro de Formação de
Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras-PB. Trata-se de
uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se deu
por meio de questionários semiestruturados, e os dados foram transcritos em figuras e tabelas.
Os resultados foram expressivos e animadores, pois o público envolvido na pesquisa mostrou-
se entusiasmado com a experiência, vivenciada com a utilização dos JD, todos os 28
pesquisados responderam que vão utilizar os JD nas aulas de química quando vierem a ser
professores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos para o ensino de hidrocarbonetos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The official documents governing basic education, and especially the teaching of
chemistry, medium level, emphasize the need for changes that will improve the
teaching / learning process and the emancipation of the subject. However, these changes are
effective when the paradigm of traditional education is broken and / or opened
for the insertion of new methodological tools. The present work entitled
“Development and Application of Didactic Games for Teaching the Nomenclature of
Hydrocarbons ”aimed at the development of two Didactic Games (JD), the
character was used A4 paper to make the cards the digital was developed in the
Powerpoint software that can be used by Chemistry
nomenclature content of hydrocarbons. The JD were applied to 28 students from
(2018.1) of the Chemistry Degree Course of the
Professors of the Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras-PB. Its about
a descriptive research with qualitative and quantitative approach. Data collection took place
through semi-structured questionnaires, and the data were transcribed in figures and tables.
The results were expressive and encouraging because the public involved in the research showed
enthusiastic about the experience of using JD, all 28
respondents answered that they will use the JD in chemistry classes when they become
teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7435 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-27T16:07:32Z |
|
dc.date.available |
2019-09-27 |
|
dc.date.available |
2019-09-27T16:07:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química - segundo grau |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Hidrocarbonetos |
pt_BR |
dc.subject |
Química orgânica - ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry Education - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Educational games |
pt_BR |
dc.subject |
Hydrocarbons |
pt_BR |
dc.subject |
Organic Chemistry - Teaching and Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, João Paulo Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Development and application of didactic games for the teaching of hydrocarbons. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, João Paulo Ferreira. Desenvolvimento e aplicação de jogos didáticos para o ensino de hidrocarbonetos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |