dc.creator.ID |
QUARESMA, F. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2861090298873803 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FIGUEIREDO, G. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, José Deomar de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.description.resumo |
Conscientes da necessidade interventiva pela busca de uma Educação de qualidade, o
presente trabalho aponta uma contribuição para o Ensino de Biologia na Educação
Básica, acrescentando uma ferramenta pedagógica que promove a contextualização de
conteúdos através da Literatura de Cordel, colaborando, assim, para um processo
significativo de construção própria da aprendizagem. Partindo desse pressuposto, o
objetivo da pesquisa é identificar a importância da literatura de cordel no processo de
ensino de Biologia a partir da contextualização do Semiárido, investigando sob esse
viés, a influência dessa forma de linguagem na construção do conhecimento e na
promoção da aprendizagem dos/as estudantes, propondo um novo olhar para o ensino de
Biologia, observando ainda como o cordel afeta a participação e empenho dos/as
alunos/as. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo, sob a perspectiva da pesquisa
participante, envolvendo oficinas de cordéis com o intuito de atender demandas e
objetivos de participação conjunta dos sujeitos da pesquisa, promovendo a dinamização
das aulas e a mobilização de competências e habilidades no que tange a representação
da Língua Portuguesa nas formas oral e escrita. A pesquisa foi realizada junto aos/às
estudantes da turma da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro,
localizada em Santa Helena – Paraíba. O mecanismo de obtenção de informações
circundou a esfera de aplicação de um questionário que foi realizado antes da aplicação
das oficinas (pré-teste) e depois das oficinas (pós-teste). Os resultados apontam de
forma positiva a utilização do cordel em sala de aula, como mecanismo de estimulo à
aprendizagem, à pesquisa e construção própria de conhecimento, colaborando para uma
educação contextualizada, não só apenas direcionada ao Semiárido, mas as mais
variadas fronteiras do ensino da Biologia. O Semiárido passou a ser melhor
compreendido, o ensino de Biologia acerca do assunto tornou-se mais dinâmico com a
utilização do cordel, que por sua vez, foi aprovado por mais de 65% dos envolvidos,
mostrando assim a sua colaboração em sala de aula, para a aprendizagem e
contextualização, como alternativa contrária ao processo padrão de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de biologia e educação contextualizada: diálogos entre o cordel e a convivência com o semiárido brasileiro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Aware of the need for intervention in the search for quality education, the present work
points out a contribution to the teaching of Biology in Basic Education, adding a
pedagogical tool that promotes the contextualization of contents through Cordel
Literature, thus collaborating for a process learning. Based on this assumption, the aim
of the research is to identify the importance of Cordel Literature in the teaching of
biology from the contextualization of the Semiarid, investigating under this bias the
influence of this form of language in the construction of knowledge and in the
promotion of learning of the students, proposing a new look at the teaching of Biology,
observing how the cordel affects the participation and commitment of the students. The
research has a qualitative and quantitative character, from the perspective of the
participant research, involving cordel workshops with the purpose of attend to demands
and objectives of joint participation of the subjects of the research, promoting the
dynamization of the classes and the mobilization of skills and abilities in what concerns
the representation of the Portuguese language in oral and written forms. The research
was carried out with the students of the 3rd grade of the Elaine Soares Brasileiro
School, located in Santa Helena - Paraíba. The mechanism of obtaining information
circled the sphere application of a questionnaire that was carried out before the
application of the workshops (pre-test) and after the workshops (test). The results point
positively to the use of cordel in the classroom, as a mechanism to stimulate learning,
research and own construction of knowledge, collaborating for a contextualized
education, not only directed to the Semiarid, but the most varied boundaries of
education of Biology. The Semiarid was better understood, the teaching of Biology
about the subject became more dynamic with the use of the cordel, which in turn, it was
approved by more than 65% of those involved, showing their collaboration in the
classroom , for learning and contextualization, as an alternative to the standard teaching
process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7444 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-27T16:56:11Z |
|
dc.date.available |
2019-09-27 |
|
dc.date.available |
2019-09-27T16:56:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Convivência com o semiárido |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Biology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Tools |
pt_BR |
dc.subject |
Literature of Twine |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUARESMA, Fernando Duarte. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Biology teaching and contextualized education: dialogues between the cord and coexistence with the Brazilian semiarid. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUARESMA, Fernando Duarte. Ensino de biologia e educação contextualizada: diálogos entre o cordel e a convivência com o semiárido brasileiro. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |