dc.contributor.advisor1 |
MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. |
|
dc.contributor.referee1 |
PORTELA, Fernando Antônio. |
|
dc.contributor.referee2 |
VIEIRA, Gilberto Fernandes. |
|
dc.description.resumo |
A Química Verde, também conhecida como química limpa é um tipo de prevenção de
poluição causada por atividades na área de química. Visando, incluir está temática na
disciplina de tópicos em química ambiental, aplicou-se questionário prévio e uma
cruzada para avaliar a aprendizagem dos alunos sobre a Química Verde. Buscando
introduzir Química Verde nas aulas de tópicos em química ambiental, de modo a
contemplar aspectos que levam em conta a saúde humana e o meio ambiente. Foi
aplicada uma aula que começou com a história da “Química Verde” mostrando tópicos
relacionados como, conceitos, evolução, princípios, aplicações e o uso dos
catalisadores, foram aplicados questionários e uma palavra cruzada. Da análise dos
resultados, pode-se concluir que a maioria dos alunos conceituou a Química Verde,
mostrando ter uma compreensão sobre o contexto e sua utilização, assim como também
pode-se melhorar a aprendizagem dos mesmos. O desenvolvimento do aspecto lúdico
facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, quanto às palavras
cruzadas os alunos mostraram bastante interesse. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Uso da Química Verde com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA) nas aulas de Química Ambiental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Green Chemistry, also known as clean chemistry is a type of pollution prevention
caused by activities in the field of chemistry. Aiming to include this subject in the
discipline of topics in environmental chemistry, applied a previous questionnaire and a
crusade to evaluate students' learning about Green Chemistry. Seeking to introduce
Green Chemistry in classes of topics in environmental chemistry, in order to
contemplate aspects that take into account human health and the environment. It was
applied a class that began with the history of "Green Chemistry" showing related topics
such as concepts, evolution, principles, applications and the use of catalysts,
questionnaires and a cross word were applied. From the analysis of the results, it can be
concluded that the majority of the students conceptualized the Green Chemistry,
showing an understanding about the context and its use, as well as it can improve the
learning of the same ones. The development of the ludic aspect facilitates learning,
personal, social and cultural development, as for the crossword puzzle students showed
a lot of interest. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7445 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-27T17:09:25Z |
|
dc.date.available |
2019-09-27 |
|
dc.date.available |
2019-09-27T17:09:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química verde |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Resultados |
pt_BR |
dc.subject |
Química Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Green chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Results |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Marcella Ferreira Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of Green Chemistry focusing on science, technology, society and environment (CTSA) in Environmental Chemistry classes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Marcella Ferreira Alves de. Uso da Química Verde com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA) nas aulas de Química Ambiental. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |