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A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas.

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dc.creator.ID COUTINHO, L. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5901564732655853 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Evandro de Barros.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 pt_BR
dc.contributor.referee1 PERKUSICH, Angelo.
dc.contributor.referee2 BITTENCOURT, Guilherme.
dc.description.resumo 0 objetivo desta dissertação e especificar o processo de modelagem do aprendiz para os agentes tutores da arquitura MATHEMA. A arquitetura MATHEMA e uma estrutura conceitual para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. A especificação e feita segundo duas linhas de ação. Primeiro, o estabelecimento de direções gerais para a modelagem do aprendiz para os agentes MATHEMA. Tais direções resumem que informações sobre os aprendizes podem ser modeladas; como representar, adquirir e manter estas informações em um modelo do aprendiz: e principalmente, que decisões um agente MATHEMA pode fazer tendo por base um modelo do aprendiz. Segundo. a definição de um Sistema de Modelagem do Aprendiz particular para os agentes MATHEMA. Este Sistema de Modelagem do Aprendiz e especificado por meio da linguagem de especificação formal YDM-SL. Suas características principais são: (1) a representação do modelo do aprendiz feita por sobreposição do Curriculum presente no Sistema Tutor dos agentes MATHEMA: (2) a aquisição de informações feita por um processo de analise de passos de resolução de problemas: (3) a manutenção do modelo do aprendiz feita por um processo de manutenção de sobreposição difusa. Por fim, e mostrado como as informações representadas, adquiridas e mantidas pelo Sistema de Modelagem do Aprendiz podem efetivamente ser utilizadas pelo Sistema Tutor dos agentes MATHEMA durante a escolha de problemas a serem passados a um aprendiz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. pt_BR
dc.date.issued 1999-05
dc.description.abstract The aim of this dissertation is to specify the learner modeling process for tutor agents of the MATHEMA architect ure. MATHEMA architecture is a framework for the development of computer learning environments based on problem solving activities. The specification is done following two lines of action. First, the establishment of general directions for learner modeling in MATHEMA agents. Such directions summarize what informations about the learners can be modeled: how to represent, acquire and maintain these informations in learner model: and mainly, what decisions can be made by MATHEMA agents having a student model. Second, the definition of a particular Learner Modeling System to be used in MATHEMA agents. This Learner Modeling- System is specified by means of VDM-SL formal specification language. Its main features are: (1) the learner model representation done by an overlay of MATHEMA agents Tutor System Curriculum: (2) the acquisition of informations done by a model tracing process based on problem resolution; (3) the student model maintenance done by a maintenance process on fuzzy overlay models. Finally, it is shown how the Learner Model System represented, acquired and maintained informations can effectively be used by MATHEMA agents Tutor System during selection of problems to be passed to learners. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481
dc.date.accessioned 2019-09-30T12:09:24Z
dc.date.available 2019-09-30
dc.date.available 2019-09-30T12:09:24Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Modelagem do Aprendiz
dc.subject Inteligência Artificial
dc.subject Arquitetura MATHEMA
dc.subject Ambientes de Aprendizagem por Computador
dc.subject Sistema Tutor - Agentes MATHEMA
dc.subject Sistema de Modelagem do Aprendiz - Agentes MATHEMA
dc.subject Apprentice Modeling
dc.subject Artificial Intelligence
dc.subject MATHEMA Architecture
dc.subject Computer Learning Environments
dc.subject Tutor System - MATHEMA Agents
dc.subject Apprentice Modeling System - MATHEMA Agents
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COUTINHO, Luciano Reis.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learner modeling in computer learning environments based on problem solving activities. pt_BR
dc.identifier.citation COUTINHO, Luciano Reis. A modelagem do aprendiz em ambientes de aprendizagem por computador baseados em atividades de resolução de problemas. 1999. 161f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7481 pt_BR


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