DSpace/Manakin Repository

A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, R. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3730747697142433 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Josué Pereira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, José Deomar de Souza.
dc.contributor.referee2 SILVA, Carla Rossana Araújo da.
dc.description.resumo A análise de livros didáticos (LDs) é um procedimento que, além de verificar sua adequação ao uso escolar segundo determinados critérios, busca elucidar ou problematizar um assunto, geralmente pertinente, dentro de um determinado contexto social. Com intuito de identificar conteúdos que subsidiem a abordagem, inserção e/ou ampliem a discussão do tema transversal orientação sexual, cotidianamente na sala de aula, esta pesquisa apresenta a análise da Coleção Biologia de Vivian L. Mendonça composta por três livros do 10 ao 30 ano do ensino médio. O estudo foi dividido em duas etapas cada uma com dois momentos sequenciais: na primeira etapa buscou-se subsídio teórico sobre o tema transversal orientação sexual, seguido por uma análise da coleção de livros didáticos; A segunda etapa iniciou-se com a identificação nos LDs de quaisquer materiais que fizessem menção aos eixos norteadores dos PCNS de tema transversal (Corpo: matriz da sexualidade, Relações de Gênero e Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids). Os conteúdos foram organizados em quadros categorizadas segundo o volume e depois de acordo com os eixos aos quais faziam inferências. Por fim foi sugerido algumas modalidades didáticas seguidas por uma quadro onde foram colocados seis conteúdos escolhidos aleatoriamente dentre os selecionados previamente e para cada um foi sugerida uma metodologia facilitadora e algumas possíveis abordagens transversais para o conteúdo dantes meramente biológico. A temática em estudo foi percebida ao longo dos três volumes da Coleção, excetuando uma unidade de um dos volumes sem contemplar conteúdo a respeito da sexualidade humana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. pt_BR
dc.date.issued 2018-04-16
dc.description.abstract The textbook’s analyzes is a procedure that, besides to verify itself adequacy to scholar use, aims to clarify or problematize a subject in a certain social context. With an intention of identify contents that support the approach, insert and/or expanding the discussion about the cross-cutting theme of sexual orientation in the classroom. Therefore, this research presents an analysis of the Coleção Biologia de Vivian L. Mendonça composed by three books from 1st to 3rd of high school. From this, this study was divided into two parts, each one in a sequential moment: in the first step sought theoretical support about the cross-cutting theme sexual orientation, followed by an analysis of the textbook collection; The second step began with the identification, in the textbooks, of any material related to The National Curricular Parameters of cross-cutting theme (Body: Matrix of Sexuality, Gender Relations and Sexually Transmitted Diseases / Aids). The contents were organized according to the volume and then according to the axes to which they made inferences. Finally, it was suggested some teaching methods followed by a table to which were placed six contents chosen randomly from the previously selected ones and for each one was suggested a facilitating methodology and some possible transversal approaches for the content before merely biological. The theme under study was perceived throughout the three volumes of the Collection, except for a unit of one of the volumes that did not contemplate the content regarding human sexuality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7482
dc.date.accessioned 2019-09-30T12:11:47Z
dc.date.available 2019-09-30
dc.date.available 2019-09-30T12:11:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Tema transversal pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Cross Theme pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Human sexuality and its interfaces with the biology textbook. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza. A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta