DSpace/Manakin Repository

Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RAMOS, N. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0225909092320003 pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, Albaneide Fernandes. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, E. V. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 pt_BR
dc.contributor.referee1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.referee2 SILVA, Egle Katarinne Souza da.
dc.description.resumo Os estudos realizados por esta pesquisa tiveram como proposta de investigação os déficits e limitações do ensino inclusivo de Química para alunos surdos e a concretização de sua alfabetização científica por meio de sua língua natural, a LIBRAS. A pesquisa divide-se em dois momentos e teve como foco mostrar o quanto estudos voltados ao processo de ensino a esses alunos é escasso, objetivando-se relacionar a pouca quantidade de trabalhos científicos sobre o assunto às condições nas quais esses alunos estão imersos no contexto escolar. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica na revista Química Nova na Escola sobre os artigos que tratassem do processo de ensino de Química a não ouvintes, além de um conjunto de entrevistas semiestruturadas realizada em uma escola localizada no município de Cajazeiras, no interior da Paraíba. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-21
dc.description.abstract The studies carried out by this research had as proposal of investigation the deficits and limitations of the inclusive teaching of Chemistry for deaf students and the accomplishment of their scientific literacy through their natural language, which is known as LIBRAS. The research is divided in two moments and had as a focus to show how much studies focused on the teaching process to these students is scarce, aiming to relate the small amount of scientific works on the subject to the conditions in which these students are immersed in the school context. For this, a bibliographical review was carried out in the Química Nova na Escola journal about articles dealing with the Chemistry teaching process to non-listeners, as well as a set of semi-structured interviews carried out in a school located in the city of Cajazeiras, state of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7502
dc.date.accessioned 2019-09-30T14:40:13Z
dc.date.available 2019-09-30
dc.date.available 2019-09-30T14:40:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de química - estudantes surdos pt_BR
dc.subject Alfabetização cientifica pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Chemistry - Inclusive Education pt_BR
dc.subject Chemistry Education - Deaf Students pt_BR
dc.subject Scientific literacy pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Nathalia Bento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Chemical terminology in pounds: diagnosis of the teaching process for deaf students. pt_BR
dc.identifier.citation RAMOS, Nathalia Bento. Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta