dc.creator.ID |
RAMOS, N. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0225909092320003 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
WANDERLEY, Albaneide Fernandes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
WANDERLEY, Albaneide Fernandes. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6374719958723421 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, Everton Vieira da. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, E. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES, Luciano Leal de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Egle Katarinne Souza da. |
|
dc.description.resumo |
Os estudos realizados por esta pesquisa tiveram como proposta de investigação os déficits e
limitações do ensino inclusivo de Química para alunos surdos e a concretização de sua
alfabetização científica por meio de sua língua natural, a LIBRAS. A pesquisa divide-se em
dois momentos e teve como foco mostrar o quanto estudos voltados ao processo de ensino a
esses alunos é escasso, objetivando-se relacionar a pouca quantidade de trabalhos científicos
sobre o assunto às condições nas quais esses alunos estão imersos no contexto escolar. Para
isso foi realizada uma revisão bibliográfica na revista Química Nova na Escola sobre os
artigos que tratassem do processo de ensino de Química a não ouvintes, além de um conjunto
de entrevistas semiestruturadas realizada em uma escola localizada no município de
Cajazeiras, no interior da Paraíba. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-21 |
|
dc.description.abstract |
The studies carried out by this research had as proposal of investigation the deficits and
limitations of the inclusive teaching of Chemistry for deaf students and the accomplishment
of their scientific literacy through their natural language, which is known as LIBRAS. The
research is divided in two moments and had as a focus to show how much studies focused on
the teaching process to these students is scarce, aiming to relate the small amount of scientific
works on the subject to the conditions in which these students are immersed in the school
context. For this, a bibliographical review was carried out in the Química Nova na Escola
journal about articles dealing with the Chemistry teaching process to non-listeners, as well as
a set of semi-structured interviews carried out in a school located in the city of Cajazeiras,
state of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7502 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-30T14:40:13Z |
|
dc.date.available |
2019-09-30 |
|
dc.date.available |
2019-09-30T14:40:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química - educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química - estudantes surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização cientifica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - Inclusive Education |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry Education - Deaf Students |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RAMOS, Nathalia Bento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Chemical terminology in pounds: diagnosis of the teaching process for deaf students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RAMOS, Nathalia Bento. Terminologias químicas em libras: diagnóstico do processo de ensino para estudantes surdos. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |