dc.contributor.advisor1 |
SALES, Luciano Leal de Morais. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SALES, L. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira. |
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dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Maria Kamylla e Silva Xavier de. |
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dc.description.resumo |
Lecionar a disciplina de Química fazendo uso de sua história é de suma importância para a vida de
qualquer indivíduo pelo fato dessa metodologia poder propiciar uma compreensão mais ampla de
conceitos e fatos que marcaram e marcam a história da ciência. Nessa perspectiva, metodologias
alternativas surgem como instrumentos de aperfeiçoamento da prática docente na vida dos graduandos
dessa área do conhecimento. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa e participante,
realizada com graduandos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de
Campina Grande no campus de Cajazeiras interior do estado da Paraíba e teve como objetivo principal
compreender as perspectivas dos graduandos do referido curso em relação a sua prática
profissional futura, com especificidade no âmbito da utilização da história da Química como
ferramenta metodológica em sala de aula. Realizou-se de início uma pesquisa bibliográfica para
obtenção de embasamento teórico e metodológico, bem como a aplicação de um questionário e por
fim o desenvolvimento de uma metodologia alternativa por parte dos graduandos pesquisados
juntamente com alunos da Educação Básica. Foi discutido a respeito dos desafios e contribuições que
o uso da História da Química como vertente metodológica pode trazer para a prática profissional
futura de graduandos em Química, bem como seu papel de mediadora no processo de ensino e
aprendizagem. Ao final do trabalho observa-se que a formação consolidada de professores de química
aptos e conscientes da importância da diversificação metodológica utilizando conceitos e preceitos
históricos, juntamente com os anseios dos alunos da Educação básica por aulas dinâmicas e atrativas,
pode evoluir a aprendizagem de ambos, rompendo assim a visão de que a disciplina em questão é
monótona e difícil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
A história da química e a formação inicial de professores: um caso particular. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-17 |
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dc.description.abstract |
Teaching the discipline of Chemistry making use of its history is of paramount importance to
the life of any individual because the methodology can provide a broader understanding of
concepts and facts that have marked and mark the history of science. In this perspective,
alternative methodologies appear as tools to improve the teaching practice in the life of
undergraduates in this area of knowledge. The present work is a qualitative and participatory
research carried out with undergraduate students of the Chemistry Degree Course of the
Federal University of Campina Grande on the campus of Cajazeiras interior of the state of
Paraíba and its main objective was to understand the perspectives of undergraduates in
relation to their future professional practice, with specificity in the scope of the use of the
History of Chemistry as a methodological tool in the classroom. A bibliographical research
was carried out to obtain a theoretical and methodological basis, as well as the application of a
questionnaire and finally the development of an alternative methodology by the
undergraduates researched together with students of Basic Education. It was discussed about
the challenges and contributions that the use of the History of Chemistry as a methodological
aspect can bring to the future professional practice of undergraduate students in Chemistry, as
well as their role of mediator in the teaching and learning process. At the end of the study it is
observed that the consolidated formation of chemistry teachers apt and aware of the
importance of methodological diversification using historical concepts and precepts, together
with the basic education students' wishes for dynamic and attractive classes, can evolve the
learning of both, thus breaking the view that the discipline in question is monotonous and
difficult. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7507 |
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dc.date.accessioned |
2019-09-30T15:26:34Z |
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dc.date.available |
2019-09-30 |
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dc.date.available |
2019-09-30T15:26:34Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História da química |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias alternativas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry history |
pt_BR |
dc.subject |
Alternative Methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Wagney Willian Pereira de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The history of chemistry and initial teacher education: a particular case. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Wagney Willian Pereira de. A história da química e a formação inicial de professores: um caso particular. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |