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Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018.

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dc.creator.ID SOUSA, K. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2010614683154601 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SALES, L. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.referee2 CUNHA, Fernando Antonio Portela da.
dc.description.resumo Os livros didáticos têm grande desempenho nas instituições escolares, sendo o recurso mais utilizado para auxiliar os professores. Por essa razão, ele deve ser selecionado de forma criteriosa para se promover uma escolha adequada. Um dos critérios que se deve analisar são as atividades experimentais, pois essas exercem no Ensino de Química um papel importante, além de abordarem os conteúdos propostos de forma prática oferecem aos estudantes o melhor entendimento dos mesmos, facilitando a aprendizagem. Os livros didáticos de química devem apresentar atividades experimentais que correspondem as propostas sugeridas nos documentos curriculares oficiais, destacando a necessidade de trabalhar as atividades práticas numa perspectiva problematizadora e investigativa, proporcionando a formação de cidadãos críticos capazes de contribuir positivamente à sociedade em que estão inseridos. Nesse contexto, o presente trabalho visa analisar como os livros didáticos de química orgânica do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2018 apresentam as atividades experimentais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, quanti-qualitativa, apoiado no trabalho de Santos (2006), que consistiu na análise de alguns critérios em relação as metodologias empregadas na realização das atividades, a presença de materiais alternativos e advertências em relação aos cuidados que devem ser tomados durante a execução dos experimentos e orientações sobre o uso de reagentes e seu descarte. Os resultados obtidos revelam que nenhum dos livros analisados contempla em sua totalidade os requisitos propostos e que apenas um dos livros analisados se aproxima da proposta sugerida nas pesquisas em Ensino de Química no que se refere ao desenvolvimento adequado no uso de atividades experimentais no contexto da educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-21
dc.description.abstract The textbooks have great performance in school institutions, being the most used resource to help teachers. For this reason, it should be carefully selected to promote an appropriate choice. One of the criteria that should be analyzed is the experimental activities, since these exercise in Chemistry Teaching an important role, besides approaching the contents proposed in a practical way, offer the students the best understanding of them, facilitating the learning. The textbooks of chemistry must present experimental activities that correspond to the proposals suggested in the official curricular documents, highlighting the need to work the practical activities in a problematizing and investigative perspective, providing the formation of critical citizens capable of contributing positively to the society in which they are inserted. In this context, the present work aims to analyze how the organic chemistry textbooks of the PNLD (National Program of Didactic Book) 2018 present the experimental activities. This is a descriptive, documental, quantitative-qualitative research supported by the work of Santos (2006), which consisted of the analysis of some criteria in relation to the methodologies used in carrying out the activities, the presence of materials used and warnings regarding the care that should be taken during the execution of experiments and guidelines on the use of reagents and their disposal. The results show that none of the analyzed books fully covers the proposed requirements and that only one of the books analyzed approximates the proposal suggested in the researches in Teaching Chemistry regarding the adequate development in the use of experimental activities in the context of education basic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7512
dc.date.accessioned 2019-09-30T15:45:18Z
dc.date.available 2019-09-30
dc.date.available 2019-09-30T15:45:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química- livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Química orgânica pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Química -prática experimentais pt_BR
dc.subject Chemistry Textbook pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Organic chemistry pt_BR
dc.subject Experimentation pt_BR
dc.subject Chemistry - Experimental Practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Kerolaine Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of experimental practices in organic chemistry textbooks covered in the 2018 PNLD. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Kerolaine Rodrigues de. Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


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