dc.creator.ID |
SOUSA, K. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2010614683154601 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SALES, Luciano Leal de Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SALES, L. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Everton Vieira da. |
|
dc.contributor.referee2 |
CUNHA, Fernando Antonio Portela da. |
|
dc.description.resumo |
Os livros didáticos têm grande desempenho nas instituições escolares, sendo o recurso mais
utilizado para auxiliar os professores. Por essa razão, ele deve ser selecionado de forma
criteriosa para se promover uma escolha adequada. Um dos critérios que se deve analisar são
as atividades experimentais, pois essas exercem no Ensino de Química um papel importante,
além de abordarem os conteúdos propostos de forma prática oferecem aos estudantes o
melhor entendimento dos mesmos, facilitando a aprendizagem. Os livros didáticos de química
devem apresentar atividades experimentais que correspondem as propostas sugeridas nos
documentos curriculares oficiais, destacando a necessidade de trabalhar as atividades práticas
numa perspectiva problematizadora e investigativa, proporcionando a formação de cidadãos
críticos capazes de contribuir positivamente à sociedade em que estão inseridos. Nesse
contexto, o presente trabalho visa analisar como os livros didáticos de química orgânica do
PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2018 apresentam as atividades experimentais.
Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, quanti-qualitativa, apoiado no trabalho de
Santos (2006), que consistiu na análise de alguns critérios em relação as metodologias
empregadas na realização das atividades, a presença de materiais alternativos e advertências
em relação aos cuidados que devem ser tomados durante a execução dos experimentos e
orientações sobre o uso de reagentes e seu descarte. Os resultados obtidos revelam que
nenhum dos livros analisados contempla em sua totalidade os requisitos propostos e que
apenas um dos livros analisados se aproxima da proposta sugerida nas pesquisas em Ensino
de Química no que se refere ao desenvolvimento adequado no uso de atividades
experimentais no contexto da educação básica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-21 |
|
dc.description.abstract |
The textbooks have great performance in school institutions, being the most used resource to
help teachers. For this reason, it should be carefully selected to promote an appropriate
choice. One of the criteria that should be analyzed is the experimental activities, since these
exercise in Chemistry Teaching an important role, besides approaching the contents proposed
in a practical way, offer the students the best understanding of them, facilitating the learning.
The textbooks of chemistry must present experimental activities that correspond to the
proposals suggested in the official curricular documents, highlighting the need to work the
practical activities in a problematizing and investigative perspective, providing the formation
of critical citizens capable of contributing positively to the society in which they are inserted.
In this context, the present work aims to analyze how the organic chemistry textbooks of the
PNLD (National Program of Didactic Book) 2018 present the experimental activities. This is
a descriptive, documental, quantitative-qualitative research supported by the work of Santos
(2006), which consisted of the analysis of some criteria in relation to the methodologies used
in carrying out the activities, the presence of materials used and warnings regarding the care
that should be taken during the execution of experiments and guidelines on the use of reagents
and their disposal. The results show that none of the analyzed books fully covers the proposed
requirements and that only one of the books analyzed approximates the proposal suggested in
the researches in Teaching Chemistry regarding the adequate development in the use of
experimental activities in the context of education basic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7512 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-30T15:45:18Z |
|
dc.date.available |
2019-09-30 |
|
dc.date.available |
2019-09-30T15:45:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química- livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química orgânica |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Química -prática experimentais |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Organic chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentation |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - Experimental Practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Kerolaine Rodrigues de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of experimental practices in organic chemistry textbooks covered in the 2018 PNLD. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Kerolaine Rodrigues de. Análise de práticas experimentais nos livros didáticos de química orgânica contemplados no PNLD de 2018. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |