dc.creator.ID |
SILVA, E. K. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8869987622346680 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Edilson Leite da . |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
De acordo com as Leis Diretrizes e Bases para o ensino médio o conteúdo de Cinética
Química é lecionado no segundo ano do ensino médio. Dada a relevância deste conteúdo para
a compreensão de certos fenômenos químicos é fundamental que os alunos consigam assimilar
de maneira eficiente todas as definições inerentes a esta temática. A presente pesquisa foi
desenvolvida na preocupação de identificar o conhecimento prévio do público envolvido sobre
a Cinética Química, bem como proporcionar uma aprendizagem significativa, através da
utilização de dois objetos virtuais de aprendizagem, disponibilizados pelo Banco Internacional
de Objetos Educacionais para abordagem deste conteúdo. Participaram da pesquisa 13 alunos
do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho,
localizada em Cajazeiras- PB. Para coleta de dados aplicou-se dois questionários. O primeiro
para identificar o embasamento teórico do público envolvido referente ao conteúdo abordado,
e o segundo para analisar a aceitabilidade dos alunos frente após a utilização dos dois objetos
virtuais de aprendizagem trabalhados. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de
uma pesquisa bibliográfica, descritiva, quantitativa, qualitativa, estudo de caso, como também
uma pesquisa-ação. Os resultados confirmam que todos os alunos se identificaram com os
recursos digitais utilizados e afirmaram que estes contribuíram para uma melhor compreensão
do assunto abordado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
O uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de cinética química. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
According to the Laws Guidelines and Bases for high school the content of Kinetics
Chemistry is taught in the second year of high school. Given the relevance of this content to
Understanding certain chemical phenomena is critical for students to be able to assimilate
efficiently all the definitions inherent to this theme. The present research was
concern to identify the prior knowledge of the public
Chemical Kinetics, as well as providing meaningful learning through the
use of two virtual learning objects provided by the International Bank
of Educational Objects to approach this content. 13 students participated in the research
from the State School of Elementary and High School Professor Crispim Coelho,
located in Cajazeiras-PB. For data collection two questionnaires were applied. The first
to identify the theoretical basis of the audience involved regarding the content addressed,
and the second to analyze the acceptability of the students ahead after using the two objects.
virtual learning systems worked. As for the methodological procedures, it is a matter of
a bibliographical, descriptive, quantitative, qualitative research, case study, as well as
an action research. The results confirm that all students identified with their
digital resources used and stated that they contributed to a better understanding
of the subject covered. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7516 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-30T15:58:52Z |
|
dc.date.available |
2019-09-30 |
|
dc.date.available |
2019-09-30T15:58:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cinética química |
pt_BR |
dc.subject |
Objetos virtuais de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Banco Internacional de Objetos Educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Chemical kinetics |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual Learning Objects |
pt_BR |
dc.subject |
International Bank for Educational Objects |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Egle Katarinne Souza da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of virtual learning objects in the teaching of chemical kinetics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Egle Katarinne Souza da. O uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de cinética química. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |