DSpace/Manakin Repository

O uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de cinética química.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. K. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8869987622346680 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da . pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.description.resumo De acordo com as Leis Diretrizes e Bases para o ensino médio o conteúdo de Cinética Química é lecionado no segundo ano do ensino médio. Dada a relevância deste conteúdo para a compreensão de certos fenômenos químicos é fundamental que os alunos consigam assimilar de maneira eficiente todas as definições inerentes a esta temática. A presente pesquisa foi desenvolvida na preocupação de identificar o conhecimento prévio do público envolvido sobre a Cinética Química, bem como proporcionar uma aprendizagem significativa, através da utilização de dois objetos virtuais de aprendizagem, disponibilizados pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais para abordagem deste conteúdo. Participaram da pesquisa 13 alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, localizada em Cajazeiras- PB. Para coleta de dados aplicou-se dois questionários. O primeiro para identificar o embasamento teórico do público envolvido referente ao conteúdo abordado, e o segundo para analisar a aceitabilidade dos alunos frente após a utilização dos dois objetos virtuais de aprendizagem trabalhados. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, quantitativa, qualitativa, estudo de caso, como também uma pesquisa-ação. Os resultados confirmam que todos os alunos se identificaram com os recursos digitais utilizados e afirmaram que estes contribuíram para uma melhor compreensão do assunto abordado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title O uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de cinética química. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract According to the Laws Guidelines and Bases for high school the content of Kinetics Chemistry is taught in the second year of high school. Given the relevance of this content to Understanding certain chemical phenomena is critical for students to be able to assimilate efficiently all the definitions inherent to this theme. The present research was concern to identify the prior knowledge of the public Chemical Kinetics, as well as providing meaningful learning through the use of two virtual learning objects provided by the International Bank of Educational Objects to approach this content. 13 students participated in the research from the State School of Elementary and High School Professor Crispim Coelho, located in Cajazeiras-PB. For data collection two questionnaires were applied. The first to identify the theoretical basis of the audience involved regarding the content addressed, and the second to analyze the acceptability of the students ahead after using the two objects. virtual learning systems worked. As for the methodological procedures, it is a matter of a bibliographical, descriptive, quantitative, qualitative research, case study, as well as an action research. The results confirm that all students identified with their digital resources used and stated that they contributed to a better understanding of the subject covered. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7516
dc.date.accessioned 2019-09-30T15:58:52Z
dc.date.available 2019-09-30
dc.date.available 2019-09-30T15:58:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cinética química pt_BR
dc.subject Objetos virtuais de aprendizagem pt_BR
dc.subject Banco Internacional de Objetos Educacionais pt_BR
dc.subject Chemical kinetics pt_BR
dc.subject Virtual Learning Objects pt_BR
dc.subject International Bank for Educational Objects pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Egle Katarinne Souza da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of virtual learning objects in the teaching of chemical kinetics. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Egle Katarinne Souza da. O uso de objetos virtuais de aprendizagem no ensino de cinética química. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta