dc.creator.ID |
RODRIGUES, F. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9338396170260003 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objeto de estudo, a Matemática na Educação Infantil,
buscando compreender a/s concepção/ões dos docentes no que diz respeito ao processo de ensino-
aprendizagem desta área do conhecimento. Nesta perspectiva, o objetivo geral é analisar como ocorre
o processo de Educação Matemática e qual/is concepção/ões possue/m os docentes de Educação
Infantil acerca deste ensino. Trazendo como problema central da pesquisa a seguinte questão: Como
desenrola-se a Educação Matemática a partir da/s concepção/ões dos docentes de Educação Infantil,
numa creche municipal de Lavras da Mangabeira-CE, especificamente nas turmas do Infantil V? Para
tanto, a pesquisa se caracterizou de natureza predominantemente qualitativa, através de uma pesquisa
de campo, tendo a observação e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados, os
quais foram aplicados com a professora regente da turma observada e com a coordenadora pedagógica
da instituição pesquisada. Subsequentemente, os dados foram avaliados a partir da análise de
conteúdo, sendo observáveis as práticas de ensino utilizadas para o processo de ensino-aprendizagem
da Educação Matemática, o planejamento, o acompanhamento pedagógico e os princípios de ensino
das entrevistadas. Os resultados desta pesquisa revelam uma certa preocupação por parte de nós,
futuros pedagogos, no que se diz respeito ao cenário organizacional de práticas pedagógicas que foi
encontrado durante a coleta de dados. O ensino da matemática decorre de estruturações tradicionalistas
por parte das educadoras, que restringem os saberes prévios das crianças, tratando-as como meros
seres oprimidos, que estão em sala de aula como receptores do conhecimento. As educadoras
demonstram ainda que têm consciência da importância do uso de metodologias concretas para facilitar
o aprendizado, porém, a acomodação é um fator que dificulta a utilização desses recursos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-07 |
|
dc.description.abstract |
This work has the object of study Mathematics in Child Education, research in education and/or
education in the field of knowledge. In this perspective, the general objective is to analyze how the
process of Mathematics Education occurs and what conceptions teachers from Child Education have
about this kind of teaching. Bringing the following question as a central problem of the research: How
is Mathematics Education developed from the conceptions of the teachers of Early Childhood
Education, in a municipal nursery in Lavras da Mangabeira-CE, specifically in the classes of Infantil V
(child level V)? To do so, the research was characterized by a predominantly qualitative nature,
through a field research, with the observation and semi-structured interview as instruments of data
collection, which were applied with the teacher regent of the group observed and with the pedagogical
coordinator of the institution. To do so, the research was characterized by a predominantly qualitative
nature, through a field research, with the observation and semi-structured interview as instruments of
data collection, which were applied with the teacher regent of the group observed and with the
pedagogical coordinator of the institution. Subsequently, the data were evaluated from the content
analysis, observing the teaching practices used for the teaching-learning process of Mathematics
Education, the planning, the pedagogical accompaniment and the teaching principles of the
interviewees. The results of this research reveal a certain concern on our part, future educators,
regarding the organizational scenario of pedagogical practices that was found during the data
collection. The teaching of mathematics derives from traditionalist structures on the part of educators,
who restrict the prior knowledge of children, treating them as mere oppressed beings, who are in the
classroom as recipients of knowledge. These educators also show that they are aware of the
importance of using concrete methodologies to facilitate learning, but accommodation is a factor that
makes it difficult to use these resources. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7519 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-30T16:13:32Z |
|
dc.date.available |
2019-09-30 |
|
dc.date.available |
2019-09-30T16:13:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Math - teaching - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Fabrícia Duarte. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematical education for children in kindergarten V: reflecting teaching practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Fabrícia Duarte. A educação matemática para crianças do infantil V: refletindo as práticas de ensino. 2018. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |