DSpace/Manakin Repository

Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2785008307866518 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, José Deomar de Souza.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, J. D. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4746998969781203 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 ALENCAR, Rosana Ferreira de.
dc.contributor.advisor-co1ID ALENCAR, Rosana Ferreira de. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5943106991504822 pt_BR
dc.contributor.referee1 FLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.contributor.referee2 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumo As práticas tradicionais de ensino têm sido criticadas por muitos especialistas da educação que visam um ensino pautado no uso de modalidades didáticas diferenciadas, visto que o ensino ainda é marcado por memorização de textos e avaliações que muitas das vezes não envolvem problemas e situações do estudante. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo à utilização de jogos didáticos como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Biologia na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras. A pesquisa que teve caráter qualiquantitativa foi realizada no período de 18 de abril a 19 de agosto de 2016, com a participação de vinte alunos do 1º ano do Ensino Médio (turma A) da referida escola. A metodologia aplicada constou da utilização de questionário estruturado buscando informações como perfil socioeconômico dos alunos, conteúdos de Biologia que mais apresentam dificuldade de aprendizagem e a visão dos alunos sobre o ensino de Biologia na escola; produção e aplicação dos jogos didáticos e observações da participação dos discentes durante a execução das atividades. Os resultados alcançados indicam que a utilização de jogos didáticos no ambiente escolar favorece a compreensão de conceitos científicos e proporcionam um momento de interação entre aluno/professor e aluno/aluno. Assim sendo, os jogos servem como uma forma de tornar o ensino de Biologia mais instigante e participativo contribuindo para os processos de aprendizagem, levando o aluno a desenvolver a sua criatividade e um novo olhar sobre a Ciência e a Biologia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-06
dc.description.abstract The practices traditional of teaching have been criticized by many experts of education aimed at teaching based on the use of different teaching methods. Since teaching is still marked by memorizing texts and assessments that often involve no problems and student situations. Therefore, this study aimed to the use and production of educational games as a pedagogical tool of knowledge and improvement of the teaching-learning process in biology at E. E. E. M. Cristiano Cartaxo, located in Cajazeiras. The research was qualitative and quantitative character was held from April 18 to August 19, 2016, with the participation of twenty students of the 1st year of high school (class A) of the said school. The methodology consisted of using a structured questionnaire seeking information as socioeconomic profile of students Biology of content that most have difficulty learning and students' views on teaching biology in school; production and application of educational games and observations participation of students during the execution of activities. The results indicate that the use of educational games in the school environment favors the understanding of scientific concepts and provide a moment of interaction between student / teacher and student / student. So the games serve as a way to make the most provocative and participatory teaching biology contributing to the processes of learning, leading students to develop their creativity and a fresh look at science and biology. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7522
dc.date.accessioned 2019-09-30T16:55:08Z
dc.date.available 2019-09-30
dc.date.available 2019-09-30T16:55:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de biologia pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Biologia - ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Biology Teaching pt_BR
dc.subject Educational Games pt_BR
dc.subject Biology - Teaching - Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rosana Bezerra dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of didactic games as a facilitating pedagogical resource in the teaching of biology in E.E.E.M. Cristiano Cartaxo. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Rosana Bezerra dos. Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo. 2016. 94f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta