dc.creator.ID |
SANTOS, R. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2785008307866518 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARROS, José Deomar de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARROS, J. D. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4746998969781203 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
ALENCAR, Rosana Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
ALENCAR, Rosana Ferreira de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5943106991504822 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FLORENTINO, Hugo da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.description.resumo |
As práticas tradicionais de ensino têm sido criticadas por muitos especialistas da
educação que visam um ensino pautado no uso de modalidades didáticas diferenciadas, visto
que o ensino ainda é marcado por memorização de textos e avaliações que muitas das vezes
não envolvem problemas e situações do estudante. Diante disso, a presente pesquisa teve por
objetivo à utilização de jogos didáticos como ferramenta pedagógica na construção do
conhecimento e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Biologia na
E. E. E. M. Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras. A pesquisa que teve caráter
qualiquantitativa foi realizada no período de 18 de abril a 19 de agosto de 2016, com a
participação de vinte alunos do 1º ano do Ensino Médio (turma A) da referida escola. A
metodologia aplicada constou da utilização de questionário estruturado buscando informações
como perfil socioeconômico dos alunos, conteúdos de Biologia que mais apresentam
dificuldade de aprendizagem e a visão dos alunos sobre o ensino de Biologia na escola;
produção e aplicação dos jogos didáticos e observações da participação dos discentes durante
a execução das atividades. Os resultados alcançados indicam que a utilização de jogos
didáticos no ambiente escolar favorece a compreensão de conceitos científicos e
proporcionam um momento de interação entre aluno/professor e aluno/aluno. Assim sendo, os
jogos servem como uma forma de tornar o ensino de Biologia mais instigante e participativo
contribuindo para os processos de aprendizagem, levando o aluno a desenvolver a sua
criatividade e um novo olhar sobre a Ciência e a Biologia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-06 |
|
dc.description.abstract |
The practices traditional of teaching have been criticized by many experts of education
aimed at teaching based on the use of different teaching methods. Since teaching is still
marked by memorizing texts and assessments that often involve no problems and student
situations. Therefore, this study aimed to the use and production of educational games as a
pedagogical tool of knowledge and improvement of the teaching-learning process in biology
at E. E. E. M. Cristiano Cartaxo, located in Cajazeiras. The research was qualitative and
quantitative character was held from April 18 to August 19, 2016, with the participation of
twenty students of the 1st year of high school (class A) of the said school. The methodology
consisted of using a structured questionnaire seeking information as socioeconomic profile of
students Biology of content that most have difficulty learning and students' views on teaching
biology in school; production and application of educational games and observations
participation of students during the execution of activities. The results indicate that the use of
educational games in the school environment favors the understanding of scientific concepts
and provide a moment of interaction between student / teacher and student / student. So the
games serve as a way to make the most provocative and participatory teaching biology
contributing to the processes of learning, leading students to develop their creativity and a
fresh look at science and biology. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7522 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-30T16:55:08Z |
|
dc.date.available |
2019-09-30 |
|
dc.date.available |
2019-09-30T16:55:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Biologia - ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Biology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Games |
pt_BR |
dc.subject |
Biology - Teaching - Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Rosana Bezerra dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of didactic games as a facilitating pedagogical resource in the teaching of biology in E.E.E.M. Cristiano Cartaxo. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Rosana Bezerra dos. Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo. 2016. 94f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |