dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUSTOSA, Jaqueline Pires Gonçalves. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho, que tem como eixo orientador temático o meio ambiente no primeiro
segmento do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal identificar como é feita a
abordagem das temáticas ambientais em sala de aula, para que posteriormente possamos
refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas a esse tema. A motivação para essa
pesquisa surgiu a partir de interesses pessoais, uma vez que exerço a função de Técnica em
Meio Ambiente na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de
Cajazeiras – PB, tendo uma preocupação especial com as questões relativas a Educação
Ambiental escolar, a partir da perspectiva da transversalidade. Tendo em vista concretizar os
objetivos propostos, o presente trabalho apresenta um resgate histórico das primeiras
atividades desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, bem como
uma analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) acerca do seu posicionamento em
relação ao trato das temáticas ambientais. A partir dessa compreensão foi realizada uma
pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano
Meireles, localizado na cidade de Cajazeiras, na qual utilizou-se de questionários, aplicados
aos professores de 1° ao 5° ano dessa instituição, com o intuito de compreender como seria a
abordagem metodológica e o processo de ensino aprendizagem do Meio Ambiente.
Posteriormente é realizada uma análise reflexiva dessas praticas em relação às propostas
lançadas pelos PCN. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino fundamental de Cajazeiras, PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The present work, which has as its thematic guiding axis the environment in the first
segment of primary education and its main objective is to identify how the
approach to environmental issues in the classroom so that later we can
reflect on the pedagogical practices related to this theme. The motivation for this
research arose from personal interests, since I work as Technician in
Environment at the Secretariat of Rural Development and Environment of the municipality of
Cajazeiras - PB, having a special concern with Education issues
School environment, from the perspective of transversality. With a view to achieving the
proposed objectives, the present work presents a historical rescue of the first
environmental education activities in Brazil and worldwide, as well as
analysis of the National Curriculum Parameters (NCP) about their positioning in
dealing with environmental issues. From this understanding was performed a
field research at the Cecília Estolano Municipal Elementary School
Meireles, located in the city of Cajazeiras, in which questionnaires were used, applied
teachers from 1st to 5th grade of this institution, in order to understand what the
methodological approach and the process of teaching environment learning.
Subsequently, a reflective analysis of these practices is performed in relation to the proposals
launched by the NCPs. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7541 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-01T10:15:56Z |
|
dc.date.available |
2019-10-01 |
|
dc.date.available |
2019-10-01T10:15:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Transversalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Vanisse Rolim Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The environment as a transversal theme: an analysis of teachers' conception of first of Cajazeiras, PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Vanisse Rolim Vieira. O meio ambiente enquanto tema transversal: uma análise da concepção dos professores do 1º seguimento do ensino
fundamental de Cajazeiras, PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |