Dépôt DSpace/Manakin

Empoderamento de mulheres mastectomizadas a partir de intervenções educativas em saúde.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID BRITO, P. K. H. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3695521453651760 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Marcelo Costa.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Marcelo Costa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7409130137153860 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANDRADE, Mayara Evangelista de.
dc.contributor.referee2 TIMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu.
dc.description.resumo A neoplasia da mama é o segundo tipo de câncer mais frequente na população feminina e acarreta numerosas transformações na vida da pessoa acometida. A mastectomia, tratamento cirúrgico desse tipo de câncer, é responsável por interferir negativamente nas esferas física, emocional e social da mulher. Sendo assim, as atividades educativas em saúde podem ser utilizadas como estratégia imprescindível para viabilizar apoio e sensibilização das mulheres acerca da nova realidade. Objetivou-se, portanto, por meio deste estudo, proporcionar o empoderamento de mulheres mastectomizadas a partir de intervenções educativas em saúde. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa mediado pela metodologia da pesquisa-ação, desenvolvido com mulheres participantes do Grupo de Apoio Amigos do Peito de Cajazeiras. A pesquisa teve início após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o parecer nº 2.338.588. Para a coleta de dados do diagnóstico situacional foi realizada uma entrevista semiestruturada, posteriormente foram implementadas três atividades educativas em saúde baseadas nas temáticas encontradas na etapa anterior, e por fim, foi realizada uma segunda entrevista com a finalidade de avaliar as ações executadas. Para a análise dos dados obtidos no diagnóstico situacional e na avaliação das ações foi utilizado o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefèvre e Lefèvre, obtendo-se três temáticas e oito categorias provenientes da primeira entrevista e uma temática com duas categorias, da segunda. Todas as etapas da pesquisa seguiram fielmente a Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. No que se refere aos conhecimentos das mulheres sobre o câncer de mama, identificaram-se saberes, mas também algumas dificuldades; foram apresentados sentimentos relacionados ao diagnóstico da doença e a mastectomia, bem como reveladas algumas formas de enfrentamento. Baseando-se nas situações evidenciadas no diagnóstico situacional, foram implementadas atividades educativas com a finalidade de transformar a realidade vivenciada pelas mulheres. Notou-se, com a etapa seguinte, a relevância que tiveram as ações para a vida das participantes, sendo apontadas como forma de aprendizagem e melhoria do bem-estar. Por fim, foi compreendida a necessidade de trabalhar a integralidade das mulheres mastectomizadas, visto que elas são detentoras de conhecimentos e experiências que podem ser utilizados para possibilitar o empoderamento das mesmas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Empoderamento de mulheres mastectomizadas a partir de intervenções educativas em saúde. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-13
dc.description.abstract Breast neoplasm is the second most frequent type of cancer in the female population and causes numerous transformations in the person's life. Mastectomy, the surgical treatment of this type of cancer, is responsible for interfering negatively in the physical, emotional and social spheres of the women. Therefore, health educational activities can be used as an essential strategy to enable women's support and awareness about their new reality. The objective of this study was to provide the empowerment of mastectomized women from educational health interventions. It is a descriptive study with a qualitative approach mediated by the methodology of the research-action, developed with women participants of the Support Group of Friends of the Breast of Cajazeiras. The research began after approval of the project by the Research Ethics Committee (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) under the no. 2.338.588. For the data collection of the situational diagnosis a semi-structured interview was carried out, three health education activities were then implemented based on the themes found in the previous stage, and finally, a second interview was conducted with the purpose of evaluating the actions performed. For the analysis of the data obtained in the situational diagnosis and in the evaluation of the actions, the methodological process of the Collective Subject Discourse (DSC) proposed by Lefèvre and Lefèvre was used, obtaining three themes and eight categories from the first interview and a thematic one with two categories of the second. All steps of the research followed faithfully the Resolution 510/2016 of the National Health Council. With regard to women's knowledge about breast cancer, knowledge was identified, but also some difficulties; feelings related to the diagnosis of the disease and mastectomy were presented, as well as some forms of coping revealed. Based on the situations evidenced in the situational diagnosis, educational activities were implemented with the purpose of transforming the reality experienced by women. It was noted, with the next step, the relevance that the actions had for the life of the participants, being pointed out as a form of learning and improvement of well- being. Finally, it was understood the need to work the entirety of the mastectomized women, since they are holders of knowledge and experiences that can be used to enable their empowerment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7586
dc.date.accessioned 2019-10-01T15:33:18Z
dc.date.available 2019-10-01
dc.date.available 2019-10-01T15:33:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mastectomia pt_BR
dc.subject Neoplasia da mama pt_BR
dc.subject Saúde da mulher pt_BR
dc.subject Mulheres mastectomizadas - grupos de autoajuda pt_BR
dc.subject Mastectomy pt_BR
dc.subject Breast cancer pt_BR
dc.subject Women's Health pt_BR
dc.subject Mastectomized Women - Self-Help Groups pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Paloma karem Holanda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Empowerment of mastectomized women from educational health interventions. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Paloma Karen Holanda.Empoderamento de mulheres mastectomizadas a partir de intervenções educativas em saúde. 2018. 78f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte