dc.creator.ID |
SILVA, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2359351803363210 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Irivaldo Alves de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. I. A. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8980645523068866 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2014.tccartigo.silva3 |
|
dc.description.resumo |
As politicas publicas da educação no Brasil e uma temática debatida por diversos
estudiosos, no entanto, apesar das tentativas para superar as deficiências presentes na
educação do pais, os gestores públicos ainda não chegaram a uma solução capaz de
promover eficientemente o que estabelece a Constituição Federal de 1988 e a LDB (Lei
9394/96). A presente pesquisa se caracteriza como uma abordagem quanti-qualitativa,
utilizando de fontes primarias e secundarias no levantamento dos dados, a fim de se
obter informações confiáveis e que contribua para a benfeitoria da educação no
município. Assim, visualizando a importância da educação como uma politica publica
de desenvolvimento local e regional, neste trabalho busca-se realizar uma discussão
acerca da politica publica de financiamento da educação básica no Brasil identificando
algumas estrategias normativas e politicas utilizadas a fim de ofertar uma educação de
qualidade a sociedade, bem como uma contenda a respeito da importância das Diretrizes
da Educação Nacional para a eficacia do Sistema Educacional no Brasil. Verificou-se
também as fontes de recursos criadas para financiar as politicas de educação, assim
como elencar os Programas Federais de Educação criados com a finalidade de alavancar
o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no pais. Assim, neste
trabalho realizou-se um estudo de caso a respeito da educação básica no município de
Serra Branca - PB no período de 2009 a 2011, a fim de identificar a eficiência dos
programas educacionais implementados no município, realizando assim uma analise da
relação entre recursos disponibilizados, numero de alunos matriculados e as medias
obtidas no IDEB. A partir dos dados analisados concluiu-se que a educação básica em
Serra Branca não esta alcançando eficientemente o que estabelece a CF de 1988 e a Lei
9394/96(LDB), esta conclusão utiliza como parâmetros a receita disponibilizada em
relação a quantidade de alunos no período analisado, bem como as medias alcançadas
do IDEB no respectivo período. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Financiamento da educação pública municipal: o caso de Serra Branca - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04-03 |
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dc.description.abstract |
Public policies of education in Brazil is a theme discussed by several scholars, however
, despite attempts to overcome the shortcomings present in the country's education ,
public managers have not yet reached a solution able to promote efficiently establishing
the Federal Constitution 1988 and LDB ( Law 9394/96 ) . This research is characterized
as a quantitative and qualitative approach, using primary and secondary data sources in
the survey in order to obtain reliable information and to contribute to the improvement
of education in the county. Thus, viewing the importance of education as a public policy
for local and regional development in this paper seeks to hold a discussion about the
public policy of funding basic education in Brazil identifying some normative and
political strategies used in order to offer a quality education to society as well as a
controversy about the importance of the National Education Guidelines for the
effectiveness of the educational system in Brazil . There was also the sources of funds
created to finance education policies , as well as list the Federal Education Programs
created with the purpose of leveraging the Index of Basic Education Development (
IDEB ) in the country . In this work we performed a case study about the basic
education in the municipality of Serra Branca - PB in the period 2009-2011 in order to
identify the efficiency of the implemented educational programs in the city, thus
carrying out an analysis of the relationship between available resources, number of
students enrolled and the averages in IDEB. From the data analysis it was concluded
that basic education in Sierra Blanca is not reaching efficiently establishing the CF 1988
and Law 9394/96 ( LDB ) , this conclusion takes as parameters the revenue available
regarding the number of students in reporting period , as well as the averages reached
the IDEB the respective period. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7598 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-02T10:37:09Z |
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dc.date.available |
2019-10-02 |
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dc.date.available |
2019-10-02T10:37:09Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Joseilma de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Financing of municipal public education: the case of Serra Branca - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Joseilma de Souza. Financiamento da educação pública municipal: o caso de Serra Branca - PB. 2014. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7598 |
pt_BR |