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A percepção dos profissionais de enfermagem sobre o atendimento humanizado no setor de urgência e emergência.

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dc.creator.ID MACEDO, L. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6937879117546506 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIMENTEL, Edlene Régis Silva.
dc.contributor.advisor1ID PIMENTEL, E.R.S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINTO, Rayssa Naftaly Muniz.
dc.contributor.referee2 SILVA, Wilton Maravilha de Macêdo e.
dc.description.resumo Introdução: A humanização compreende a integração e valorização dos indivíduos incluídos no processo de produção da saúde, principalmente os gestores, trabalhadores e usuários. Dessa forma, para que a assistência ocorra de forma humanizada se faz necessário obter a construção de trocas solidárias entre todos os sujeitos envolvidos no processo do cuidar. Quando se trata de humanização no setor de urgência e emergência, pensa-se na necessidade de buscar a essência da cultura dos usuários, da ética e dos costumes, de equilibrar os ambientes de trabalho através de protocolos, procedimentos humanizados, capacitação de profissionais, agilidade e cientificidade dentre outros. Objetivo: Conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem sobre o atendimento humanizado no setor de urgência e emergência.Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 15 profissionais de enfermagem, assistidas no Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, município de Picui-PB. A coleta ocorreu entre junho a julho de 2017 por meio de entrevista semi-estruturada cujos dados foram interpretados pela análise de discurso proposta por Minayo. Resultados: Identificou-se uma Unidade Temática Central com respectivas categorias: A compreensão dos profissionais de enfermagem do setor de urgência e emergência sobre a humanização no atendimento em saúde; Fatores que facilitam e dificultam o atendimento humanizado no setor de urgência e emergência; A importância da educação permanente e continuada para prática da humanização no setor de urgência.Conclusões: Conclui-se que humanizar a assistência de enfermagem no setor de urgência e emergência é um desafio, entretanto, possível e essencial na prática da enfermagem, essencialmente nesta área. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem de Saúde Pública pt_BR
dc.title A percepção dos profissionais de enfermagem sobre o atendimento humanizado no setor de urgência e emergência. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Introduction: Humanization includes the integration and valorization of individuals included in the process of health production, especially managers, workers and users. Thus, for assistance to take place in a humanized way, it is necessary to obtain the construction of solidarity exchanges between all the individuals involved in the care process. When it comes to humanization in the emergency and emergency sector, it is necessary to seek the essence of users' culture, ethics and customs, to balance work environments through protocols, humanized procedures, professional training, agility And scientificity among others. Objective: To analyze the perception of nursing professionals about humanized care in the emergency and emergency sector. Methods: This is a qualitative study carried out with 15 nursing professionals, assisted at the Felipe Tiago Gomes Regional Hospital, Picuí-PB municipality. The collection took place between June and July of 2017 through a semi- structured interview whose data wereinterpreted content analysis proposed by Minayo. Results: A Central Thematic Unit was identified with respective categories: Nursing professionals' understanding of the emergency and urgency sector on humanization in health care; Factors that facilitate and hinder humanized care in the emergency and emergency sector; The importance of continuing education for the practice of humanization in the emergency sector. Conclusions: It is concluded that the humanization of nursing care in the emergency and emergency sector is a challenge, however, possible and essential in nursing practice, essentially in thisarea. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7603
dc.date.accessioned 2019-10-02T11:03:45Z
dc.date.available 2019-10-02
dc.date.available 2019-10-02T11:03:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Humanização da Assistência pt_BR
dc.subject Socorro de Urgência pt_BR
dc.subject Emergências pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Humanization of Assistance pt_BR
dc.subject Emergency pt_BR
dc.subject Emergency Relief pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Humanización de la Asistencia
dc.subject Socorro de Emergencia
dc.subject Emergencias; Enfermería
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACÊDO, Lorena Pires.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The perception of nursing professionals about humanized care in the urgency and emergency sector. pt_BR
dc.title.alternative La percepción de los profesionales de enfermería sobre la atención humanizada en el sector de urgencia y emergencia.
dc.identifier.citation MACÊDO, Lorena Pires. A percepção dos profissionais de enfermagem sobre o atendimento humanizado no setor de urgência e emergência. 2017. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen Introducción: La humanización comprende la integración y mejora de las personas incluidas en el proceso de producción de la salud, especialmente gerentes, trabajadores y usuarios. Así, para que la asistencia se produzca de forma humanizada, es necesario obtener la construcción de intercambios solidarios entre todos los sujetos involucrados en el proceso de cuidado. Cuando se trata de humanización en el sector de la urgencia y emergencia, pensamos en la necesidad de buscar la esencia de la cultura, la ética y las costumbres de los usuarios, para equilibrar los ambientes de trabajo a través de protocolos, procedimientos humanizados, formación profesional, agilidad y cientificidad entre otros. Objetivo: Comprender la percepción de los profesionales de enfermería sobre la atención humanizada en el sector de urgencia y emergencia. Métodos: Se trata de un estudio cualitativo, realizado con 15 profesionales de enfermería, atendidos en el Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, ciudad de Picui-PB. La recolección se realizó entre junio y julio de 2017 a través de entrevistas semiestructuradas cuyos datos fueron interpretados por el análisis del discurso propuesto por Minayo. Resultados: Se identificó una Unidad Temática Central con categorías respectivas: La comprensión de los profesionales de enfermería del sector de urgencia y emergencia sobre la humanización en la atención de salud; Factores que facilitan y dificultan la atención humanizada en el sector de urgencia y emergencia; La importancia de la educación permanente y continua para la práctica de la humanización en el sector de emergencias Conclusiones: Se concluye que humanizar la atención de enfermería en el sector de urgencia y emergencia es un desafío, sin embargo, posible y esencial en la práctica de la enfermería, fundamentalmente en esta área.


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