DSpace/Manakin Repository

Desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, V. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6087644133361747 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARIRY, Emmanuelle Lira.
dc.contributor.advisor1ID Cariry, E L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2648381709955784 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LEITE, Gilmara de Lucena.
dc.contributor.advisor-co1ID LEITE, G. L. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4604166311090814 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUNA, Giliara Carol Diniz Gomes de.
dc.contributor.referee2 LEITE, Eliane de Sousa.
dc.description.resumo Introdução: A Fluência Verbal é uma função básica de linguagem que designa a capacidade de produzir discurso fluente. Apesar de consistir em uma função essencialmente linguística, suas medidas vêm sendo largamente desenvolvidas e utilizadas também para a avaliação de aspectos executivos do comportamento verbal. O desempenho em Tarefas de Fluência Verbal varia de acordo com a idade, escolaridade e desenvolvimento cognitivo. No entanto, existem poucos estudos no Brasil com dados amostrais neste paradigma em escolas públicas, o que torna relevante o levantamento de dados advindos de diversos contextos culturais. Objetivo: Este estudo tem como objetivo principal analisar o desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas Fluência Verbal Fonológica e Semântica. Metodologia: Realizaram-se três tarefas de Fluência Verbal Fonológica e três tarefas de Fluência Verbal Semântica com 100 crianças de sete a dez anos, devidamente matriculadas no Ensino Fundamental I de escolas públicas da Rede de Ensino Municipal de Patos. Os dados encontrados foram analisados utilizando os testes de Kolmogorov-Smirnov (K-S), Análise Multivariada de Variâncias (MANOVA), seguida por Análises de Variância (ANOVA) e testes de Post-Hoc. Utilizou-se ainda o teste t, Coeficiente de Correlação de Pearson e o Eta-parcial ao quadrado (ηp²). Resultados: Não foi evidenciado efeito de interação entre as variáveis gênero e idade; assim como, da variável gênero sobre o desempenho geral dos participantes, contudo, foi encontrado efeito geral da idade sobre este. As três tarefas de Fluência Verbal Fonológica (FVF) tanto isoladamente quanto em sua somatória foram influenciadas pela idade. Já no teste de Fluência Verbal Semântica (FVS), foi encontrado efeito significativo relacionado à idade na categoria “animais” e “frutas” e para o total de acertos na FVS. Conclusão: Os resultados encontrados parecem estar respaldados por aspectos neurodesenvolvimentais, visto que os sistemas de memória explícita apresentam curso maturacional mais precoce e de consolidação anterior em relação às funções executivas e os lobos frontais, cujo desenvolvimento se estende à idade adulta. Os dados foram compatíveis com a literatura existente, no entanto, comparando com estudo de mesmo desenho metodológico com crianças de escolas particulares de bairro, as crianças de escola pública apresentaram maiores dificuldades quando comparadas com aquelas crianças. Levanta-se a possibilidade da variável socioeconômica estar influenciando no desempenho de tarefas de fluência verbal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Medicina. pt_BR
dc.title Desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica. pt_BR
dc.date.issued 2016-12-19
dc.description.abstract Introduction: Verbal fluency is a basic function of language that designates the ability to produce fluent speech. Although it consists of an essentially linguistic function, its measures have been widely developed and used also for the evaluation of executive aspects of verbal behavior. Performance in tasks of verbal fluency varies according to age, schooling and cognitive development. However, there are few studies in Brazil with sample data in this paradigm in public schools, which makes it relevant to collect data from different cultural contexts. Objective: This study has as main objective to analyze the performance of children from public schools in Semantic and Phonemic Verbal Fluency Tasks. Methodology: Three tasks of Verbal Phonological Fluency and three tasks of Semantic Verbal Fluency were performed with 100 children from seven to ten years old, duly enrolled in Elementary School I of public schools of the Patos Municipal Education Network. The data were analyzed using the Kolmogorov-Smirnov (K-S), Multivariate Analysis of Variance (MANOVA), followed by Variance Analysis (ANOVA) and Post-Hoc tests. The t test, Pearson's Correlation Coefficient and the Eta-partial squared (ηp²) were also used. Results: There was no effect of interaction between the variables: sex and age, as well as the gender variable on the general performance of the participants, however, a general effect of age was found. The three phonological fluency tasks both individually and in their summation were influenced by age. In the semantic fluency test, a significant age-related effect was found in the category "animals", in the category "fruits" and in the total number of correct answers in the task of semantic fluency. Conclusion: The results obtained seem to be supported by neurodevelopmental aspects, since explicit memory systems present an earlier maturational course and previous consolidation in relation to the executive functions and the frontal lobes, whose development extends to adulthood. The data were compatible with the existing literature, however, comparing with a study of the same methodological design with children from neighborhood private schools, public school children presented greater difficulties when compared to those children. The possibility that the socioeconomic variable is influencing the performance of verbal fluency tasks is raised. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7607
dc.date.accessioned 2019-10-02T11:21:11Z
dc.date.available 2019-10-02
dc.date.available 2019-10-02T11:21:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Fluência verbal fonológica pt_BR
dc.subject Fluência verbal semântica pt_BR
dc.subject Crianças - linguagem pt_BR
dc.subject Funções executivas pt_BR
dc.subject Memória semântica pt_BR
dc.subject Neurodesenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Phonological verbal fluency pt_BR
dc.subject Semantic verbal fluency pt_BR
dc.subject Children - language pt_BR
dc.subject Executive Functions pt_BR
dc.subject Semantic Memory pt_BR
dc.subject Child neurodevelopment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Victor Couto da Silveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Performance of children in public schools in fluency tasks phonological and semantic verbal. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Victor Couto da Silveira. Desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica. 2016. 44f. Monografia (Bacharelado em Medicina) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta