dc.creator.ID |
ARAÚJO, V. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6087644133361747 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARIRY, Emmanuelle Lira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Cariry, E L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2648381709955784 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
LEITE, Gilmara de Lucena. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
LEITE, G. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4604166311090814 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUNA, Giliara Carol Diniz Gomes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEITE, Eliane de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Introdução: A Fluência Verbal é uma função básica de linguagem que designa a capacidade
de produzir discurso fluente. Apesar de consistir em uma função essencialmente linguística,
suas medidas vêm sendo largamente desenvolvidas e utilizadas também para a avaliação de
aspectos executivos do comportamento verbal. O desempenho em Tarefas de Fluência Verbal
varia de acordo com a idade, escolaridade e desenvolvimento cognitivo. No entanto, existem
poucos estudos no Brasil com dados amostrais neste paradigma em escolas públicas, o que
torna relevante o levantamento de dados advindos de diversos contextos culturais. Objetivo:
Este estudo tem como objetivo principal analisar o desempenho de crianças de escolas
públicas em tarefas Fluência Verbal Fonológica e Semântica. Metodologia: Realizaram-se
três tarefas de Fluência Verbal Fonológica e três tarefas de Fluência Verbal Semântica com
100 crianças de sete a dez anos, devidamente matriculadas no Ensino Fundamental I de
escolas públicas da Rede de Ensino Municipal de Patos. Os dados encontrados foram
analisados utilizando os testes de Kolmogorov-Smirnov (K-S), Análise Multivariada de
Variâncias (MANOVA), seguida por Análises de Variância (ANOVA) e testes de Post-Hoc.
Utilizou-se ainda o teste t, Coeficiente de Correlação de Pearson e o Eta-parcial ao quadrado
(ηp²). Resultados: Não foi evidenciado efeito de interação entre as variáveis gênero e idade;
assim como, da variável gênero sobre o desempenho geral dos participantes, contudo, foi
encontrado efeito geral da idade sobre este. As três tarefas de Fluência Verbal Fonológica
(FVF) tanto isoladamente quanto em sua somatória foram influenciadas pela idade. Já no teste
de Fluência Verbal Semântica (FVS), foi encontrado efeito significativo relacionado à idade
na categoria “animais” e “frutas” e para o total de acertos na FVS. Conclusão: Os resultados
encontrados parecem estar respaldados por aspectos neurodesenvolvimentais, visto que os
sistemas de memória explícita apresentam curso maturacional mais precoce e de consolidação
anterior em relação às funções executivas e os lobos frontais, cujo desenvolvimento se
estende à idade adulta. Os dados foram compatíveis com a literatura existente, no entanto,
comparando com estudo de mesmo desenho metodológico com crianças de escolas
particulares de bairro, as crianças de escola pública apresentaram maiores dificuldades
quando comparadas com aquelas crianças. Levanta-se a possibilidade da variável
socioeconômica estar influenciando no desempenho de tarefas de fluência verbal. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Medicina. |
pt_BR |
dc.title |
Desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-12-19 |
|
dc.description.abstract |
Introduction: Verbal fluency is a basic function of language that designates the ability to
produce fluent speech. Although it consists of an essentially linguistic function, its measures
have been widely developed and used also for the evaluation of executive aspects of verbal
behavior. Performance in tasks of verbal fluency varies according to age, schooling and
cognitive development. However, there are few studies in Brazil with sample data in this
paradigm in public schools, which makes it relevant to collect data from different cultural
contexts. Objective: This study has as main objective to analyze the performance of children
from public schools in Semantic and Phonemic Verbal Fluency Tasks. Methodology: Three
tasks of Verbal Phonological Fluency and three tasks of Semantic Verbal Fluency were
performed with 100 children from seven to ten years old, duly enrolled in Elementary School
I of public schools of the Patos Municipal Education Network. The data were analyzed using
the Kolmogorov-Smirnov (K-S), Multivariate Analysis of Variance (MANOVA), followed by
Variance Analysis (ANOVA) and Post-Hoc tests. The t test, Pearson's Correlation Coefficient
and the Eta-partial squared (ηp²) were also used. Results: There was no effect of interaction
between the variables: sex and age, as well as the gender variable on the general performance
of the participants, however, a general effect of age was found. The three phonological
fluency tasks both individually and in their summation were influenced by age. In the
semantic fluency test, a significant age-related effect was found in the category "animals", in
the category "fruits" and in the total number of correct answers in the task of semantic
fluency. Conclusion: The results obtained seem to be supported by neurodevelopmental
aspects, since explicit memory systems present an earlier maturational course and previous
consolidation in relation to the executive functions and the frontal lobes, whose development
extends to adulthood. The data were compatible with the existing literature, however,
comparing with a study of the same methodological design with children from neighborhood
private schools, public school children presented greater difficulties when compared to those
children. The possibility that the socioeconomic variable is influencing the performance of
verbal fluency tasks is raised. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7607 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-02T11:21:11Z |
|
dc.date.available |
2019-10-02 |
|
dc.date.available |
2019-10-02T11:21:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Fluência verbal fonológica |
pt_BR |
dc.subject |
Fluência verbal semântica |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças - linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Funções executivas |
pt_BR |
dc.subject |
Memória semântica |
pt_BR |
dc.subject |
Neurodesenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Phonological verbal fluency |
pt_BR |
dc.subject |
Semantic verbal fluency |
pt_BR |
dc.subject |
Children - language |
pt_BR |
dc.subject |
Executive Functions |
pt_BR |
dc.subject |
Semantic Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Child neurodevelopment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Victor Couto da Silveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Performance of children in public schools in fluency tasks phonological and semantic verbal. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Victor Couto da Silveira. Desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica. 2016. 44f. Monografia (Bacharelado em Medicina) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |