dc.creator.ID |
RAMOS, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Luiz Antônio Coêlho da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, L. A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2781635627109670 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
RIBEIRO, Renata Cristine Santos. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2014.tccartigo.ramos |
|
dc.description.resumo |
Nos dias atuais, as escolas precisam se adaptar as novas demandas de alunos, que muitas vezes, vem com necessidades especiais, e que mesmo assim, não devem ter dificuldades de adaptação. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as principais dificuldades da Escola Publica Municipal de Ensino Fundamental do Congo/PB para receber discentes com necessidades especiais. Este trabalho classifica-se como um estudo de caso, com metodologia descritiva e exploratória, de natureza qualiquantitativa,
e pesquisa bibliográfica e documental, com aplicação de questionário semiestruturado.
Vale ressaltar que a inclusão educacional de alunos com necessidades especiais em escolas publicas normais ainda e um desafio enfrentado constantemente em todo Brasil. Os ambientes escolares públicos ainda necessitam de melhorias para ficarem aptas a receber alunos portadores de
necessidades especiais, uma vez que, a inclusão e de fundamental importância para que haja a
integração entre o deficiente e a escola. A educação inclusiva desenvolve um papel fundamental para o
desenvolvimento do aprendizado dos discentes que possuem alguma limitação, alem de buscar a superação da exclusão educacional. Através desta pesquisa de campo realizada nesta Escola Publica Municipal pode-se verificar que ha uma grande necessidade de realizar mudanças no meio físico,
necessitando de urgentes modificações, profissionalização dos educadores, adaptações em vários
ambientes e mudanças na sua estrutura. Concluiu-se, portanto, que e essencial que haja formação e
treinamentos para os professores que lidam com estes alunos, pois muitos não são preparados para lidar com alunos portadores de deficiência. Essas mudanças são fundamentais para garantir a
acessibilidade de todos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Políticas públicas de educação inclusiva na Escola Pública Municipal do Congo/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
Nowadays schools need to adapt to the new demands of students, which often comes with special
needs, and that even so, should not have difficulty adapting. The present work is to analyze the main
overall objective difficulties of Municipal Public Elementary School of the Congo/PB to receive
students with special needs. This work is classified as a case study, with descriptive and exploratory
methodology of qualitative and quantitative nature, and literature and documents, applying semistructured
questionnaire. It is noteworthy that the educational inclusion of students with special needs
in regular public schools is still a challenge faced constantly throughout Brazil. Public school
environments still require improvements to remain able to receive students with special needs, since
inclusion is extremely important so that there is integration between the poor and the school. Inclusive
education plays a fundamental for the development of the students who have some limited role
learning, and seek to overcome the educational exclusion. Through this field research conducted in
this Municipal Public School could be seen that there is a great need for changes in the physical
environment, requiring urgent changes, professional educators, adaptations in various environments
and changes in its structure. It was concluded, therefore, that it is essential that training and training
for teachers dealing with these students because many are not prepared to deal with students with
disabilities. These changes are essential to ensure accessibility for all. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7609 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-02T11:31:33Z |
|
dc.date.available |
2019-10-02 |
|
dc.date.available |
2019-10-02T11:31:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão pública |
pt_BR |
dc.subject |
Acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Public policy |
pt_BR |
dc.subject |
inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Public school |
pt_BR |
dc.subject |
Public management |
pt_BR |
dc.subject |
Accessibility |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RAMOS, Rosilda Barboza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive education public policies at the Congo Public School / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RAMOS, Rosilda Barboza. Políticas públicas de educação inclusiva na Escola Pública Municipal do Congo/PB. 2014. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7609 |
pt_BR |