dc.creator.ID |
BRITO, A. C. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2335984394281849 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FREITAS, F. F. Q. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2161207294452865 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREIRE, Eder Almeida. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
A educação permanente tem como princípio fundamental a aprendizagem no
ambiente de trabalho, no qual o saber e o ensinar caminham lado a lado no
cotidiano do serviço, podendo ser vista e entendida como um complemento na vida
profissional, uma proposta de ação que ocasiona oportunidades dos profissionais se
aperfeiçoarem cada vez mais a partir da busca individual de cada ser. A colaboração
da equipe é fundamental para tornar possível o desenvolvimento da educação
permanente em saúde, uma vez que em parceria os profissionais podem fazer
buscas, de forma coletiva e equilibrada. Na concepção freireana, para educar faz-se
necessário o partilhar de saberes através do diálogo, pois além de saber falar, um
indivíduo deve também saber ouvir. A presente pesquisa teve como objetivo
identificar as práticas de educação permanente em saúde desenvolvidas por
enfermeiros da Atenção Básica à Saúde (ABS). Trata-se de um estudo descritivo
com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista a
14 enfermeiros, em local reservado, pelo pesquisador responsável após a aprovação
do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Campina
Grande/Centro de Formação de Professores (UFCG-CFP). Foi aplicado um roteiro
de entrevista semiestruturado contendo questões objetivas que visam caracterizar o
perfil demográfico e profissional da amostra e questões subjetivas acerca da
temática proposta. A análise dos dados foi feita através de organização e
transcrição, por meio da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin, sendo
discutido conforme a literatura pertinente. O referido estudo atendeu às questões
éticas da Resolução 466/12, sendo apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em
Pesquisa da Universidade Federal de Cajazeiras, sob CAAE:
86174218.2.0000.5575. Identificou-se como categorias: a percepção acerca da EPS,
participação das práticas de EPS, o enfermeiro como multiplicador das práticas de
EPS na ABS e fatores intervenientes às práticas de EPS. A EPS se configura como
um importante método para o aperfeiçoamento dos serviços exercidos pelas equipes
da AB, tendo em conta o seu exercício embasado nas necessidades encontradas
em cada ambiente de trabalho. Os profissionais reconhecem a necessidade de EPS
e de participar de ações alicerçadas nela, ainda que não seja com frequência que
gostariam. Sobre a realização de ações pelos enfermeiros com suas equipes de
ESF, a maioria relatou realizá-las nas oportunidades das reuniões mensais, em
forma de roda de conversa. Os fatores intervenientes às ações de EPS que foram
relatados como dificultadores foram estrutura, tempo, usuários e desinteresse.
Quando indagados sobre fatores facilitadores, foram mencionados interesse e
interação entre a equipe, os quais podem ser considerados entrelaçados, levando
em conta eu ambos remetem a uma boa relação interpessoal entre os profissionais
da equipe. Os dados encontrados com o estudo constatam a relevância deste tanto
para os participantes, podendo esses terem a oportunidade de identificarem seus
equívocos e poderem aperfeiçoar seu trabalho, assim como para outros profissionais
e acadêmicos da área de saúde, por servir como subsídio para que possam
identificar e/ou evitar falhas ao atuarem no cenário estudado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Educação permanente em enfermagem na atenção básica á saúde. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-18 |
|
dc.description.abstract |
Permanent education has a fundamental principle of learning in the work
environment, in which knowledge and teaching go hand in hand in the daily life of the
service, and can be seen and understood as a complement in working life, a
proposal of actions that results in opportunities for professionals to improve more and
more from the individual search of each being. Team collaboration is fundamental to
make possible the development of permanent education in health, since in
partnership professionals can do searches collectively and in a balanced way. In the
Freirean conception, in order to educate, it is necessary to share knowledge through
dialogue, because besides knowing how to speak, an individual must also know how
to listen. The present research aimed to identify the practices of permanent
education in health developed by nurses of Basic Health Care. This is a descriptive
study with a qualitative approach. This is a descriptive study with a qualitative
approach. Data collection was done by interviewing 14 nurses, in a reserved place,
by the researcher responsible after the approval of the Research Ethics Committee
of the Federal University of Campina Grande/Teacher Training Center (UFCG-CFP).
A semi-structured interview script was applied containing objective questions that
aimed to characterize the demographic and professional profile of the sample and
subjective questions about the proposed theme. The analysis of the data was done
through organization and transcription, through the Content Analysis proposed by
Laurence Bardin, being discussed according to the pertinent literature. This study
addressed the ethical issues of Resolution 466/12 and was evaluated and approved
by the Research Ethics Committee of the Federal University of Cajazeiras under
CAAE: 86174218.2.0000.5575. The following categories were identified: perception
about PEH, participation of PEH practices, nurses as a multiplier of PEH practices in
BHC and intervening factors for PEH practices. PEH is an important method for the
improvement of the services performed by the BHC teams, taking into account its
exercise based on the needs found in each work environment. Professionals
recognize the need of PEH and to participate in actions based on it, even if it does
not occur as often as they would like. The intervening factors to PEH actions that
were reported as hindering were structure, time, users and disinterest. When asked
about facilitating factors, interest and interaction between the team were mentioned,
which can be considered intertwined, considering that both refer to a good
interpersonal relationship between team members. The data found with the study
confirm the relevance of it to the participants, who may have the opportunity to
identify their mistakes and to improve their work, as well as other professionals and
students in the health area, for serving as a subsidy so that they can identify and/or
avoid failures when acting in the scenario studied. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7620 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-02T14:22:43Z |
|
dc.date.available |
2019-10-02 |
|
dc.date.available |
2019-10-02T14:22:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação permanente - enfermeiros |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção básica á saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde da família |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de educação permanente |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing Education - Nurses |
pt_BR |
dc.subject |
Primary health care |
pt_BR |
dc.subject |
Family Health |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing Education Practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Alêssa Cristina Meireles de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Permanent education in nursing in primary health care. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITO, Alêssa Cristina Meireles de. Educação permanente em enfermagem na atenção básica á saúde. 2018. 60f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |