DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIEIRA NETO, J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2454043501762184 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.description.resumo Na era da globalização e informação, diante de uma sociedade competitiva, dinâmica e extremamente exigente, se faz necessário ao professor tornar-se um profissional disponível a melhorias e adaptações em sua técnica e prática didática. Visando contribuir para com a melhoria no ensino de Química e também das demais ciências é que têm sido desenvolvidos vários novos tipos de exposição do conteúdo inerente ao currículo. Em especial atenção ao ensino de Química desenvolveu-se esta pesquisa, com uma visão diferenciada deseja-se motivar e possibilitar a melhoria no ensino das novas demandas de estudantes que vivenciam constantes mudanças relacionadas às Novas Tecnologia da Informação e Comunicação (NTICs). O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs), direcionados a auxiliar na compreensão da tabela periódica. Como plataforma de desenvolvimento para os OVAs, foi usado o Hot Potatoes disponível na web de forma gratuita. O Hot potatoes, oferece seis ferramentas de trabalho, JQuiz (*.jqz); JMix (*.jmx); JCross (*.jcw); JMatch (*.jmt); JCloze (*.jcl); The Masher (*.jms). No trabalho foram usados os recursos JQuiz, JCloze e JCross para desenvolver três objetos virtuais de aprendizagem. Com a aplicação de tais OVAs na Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Formação de Professores, constatou-se que o Hot potatoes constitui uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de OVAs para auxilar no processo de ensino-aprendizagem de Química. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract In the age of globalization and information, facing a competitive, dynamic and extremely demanding society, it is necessary for the teacher to become a professional available to improve and adapt his teaching technique and practice. In order to contribute to the improvement of chemistry teaching and also of the other sciences, several new types of exposure of the content inherent to the curriculum have been developed. In particular attention to the teaching of chemistry developed this research, with a different view aims to motivate and enable the improvement in teaching the new demands of students who experience constant changes related to New Information and Communication Technology (NTICs). The present work had as objective the development of Virtual Learning Objects (OVAs), directed to help in the comprehension of the periodic table. As a development platform for OVAs, Hot Potatoes available on the web for free. Hot potatoes, offers six work tools, JQuiz (* .jqz); JMix (* .jmx); JCross (* .jcw); JMatch (* .jmt); JCloze (* .jcl); The Masher (* .jms). In the work were used the resources JQuiz, JCloze and JCross to develop three virtual learning objects. With the application of such OVAs at the Federal University of Campina Grande in the Teacher Training Center, it was found that Hot potatoes is a powerful tool for the development of OVAs to assist in the teaching-learning process of chemistry. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7632
dc.date.accessioned 2019-10-02T16:05:09Z
dc.date.available 2019-10-02
dc.date.available 2019-10-02T16:05:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - ensino pt_BR
dc.subject Objetos virtuais de aprendizagem pt_BR
dc.subject Hot potatoes pt_BR
dc.subject Tabela periódica pt_BR
dc.subject Chemistry - teaching pt_BR
dc.subject Virtual Learning Objects pt_BR
dc.subject Periodic table pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA NETO, José Carlos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development of learning objects to assist in teaching the periodic table using Hot potatoes. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA NETO, José Carlos. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino da tabela periódica usando o Hot potatoes. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta