dc.creator.ID |
SANTOS, J. R. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1081327365922962 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FIGUEIREDO, G. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2438169816514170 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2 |
LOPES, Mirleide Dantas. |
|
dc.description.resumo |
As concepções alternativas são muito importantes durante o processo de ensino aprendizagem
e por isso muitas pesquisas foram feitas por vários estudiosos durante a
segunda metade do século passado. Hoje temos um grande quadro com concepções
alternativas sobre vários conteúdos: luz, movimento, energia, dentre outras. O conceito
de Inércia que é o conteúdo abordado nesta pesquisa básica não é diferente, sabemos
algumas características do pensamento dos/as alunos/as sobre o conceito Inércia,
eles/as tendem a pensar em referenciais absolutos, tendem a pensar que cessada a
causa cessado o efeito e tendem a relacionar diretamente força e velocidade; essas
concepções foram identificadas em outras pesquisas (Saltiel & Malgrange – 1980;
Watts & Zylberztajn – 1981; Clements – 1982, 1987, 1991; Thomaz – 1983; Watts –
1983; Champagne, Gunstone & Klopfer - 1983). Esse trabalho teve como hipótese que
o contexto da existência histórico-material do/a aluno/a, os fenômenos que observa no
seu dia a dia contribuem para a construção de suas concepções alternativas em
relação ao conceito científico Inércia. O referido trabalho teve como objetivo geral
identificar as concepções alternativas acerca do conceito de inércia, abordado nas
aulas de Física, de alunos/as do 3º Ano do Ensino Médio no município de Cajazeiras. O
referencial teórico utilizado no trabalho se assenta nas concepções teóricas de Jean
Piaget, David Ausubel e Gaston Bachelard, considerados por estudiosos/as como
estudos precursores nas investigações sobre as concepções alternativas em indivíduos
humanos. O presente trabalho de cunho quáli-quantitativa, trata de um Trabalho de
Conclusão do Curso de Física-Licenciatura do Centro de Formação de Professores da
Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG), situada no município de
Cajazeiras, Semiárido Paraibano. Como instrumento de obtenção de informações foi
utilizado a aplicação de um questionário semi estruturado. Nesse sentido, foi construído
um quadro síntese com as concepções alternativas identificadas: entendem que atua
uma força quando observam um movimento; entendem que uma força produz um
movimento (cessando a causa, cessa o efeito); entendem que a variação do movimento
está relacionada com a atuação ou não de uma força; foi verificado que as concepções
alternativas identificadas nesta pesquisa apresentam semelhanças com concepções
identificadas em outras pesquisas com essa perspectiva acerca do conceito de Inércia.
Portanto, diante das concepções alternativas identificadas e explicitadas neste trabalho,
concluímos que é de grande importância a valorização dos conhecimentos anteriores à
escola, das concepções alternativas durante o processo de ensino-aprendizagem. A
compreensão e valorização dessas concepções poderá contribuir para (re)construção
dos conhecimentos relacionados a Física. Acreditamos que esse trabalho poderá
contribuir para o/a professor/a da Física no Ensino Médio utilize estratégias
metodológicas que objetivem a mudança conceitual considerando essa vertente da
Pesquisa em Ensino de Física. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física. |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo sobre as concepções alternativas acerca do conceito de inércia no ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The Alternative Conceptions are very important in the process of teaching and learning
and so many researches were made by several scholars during the second half of the
last century. Today we have a large table with alternative conceptions of various
content: light, motion, energy, among others. The concept of Inertia which is the content
covered in this basic research is no different, we know some characteristics of student
thinking about Inertia concept, they tend to think in absolute referential they tend to think
that ceased the cause ceased effect and tend to relate directly force and velocity; these
conceptions have been identified in other studies (Saltiel & Malgrange - 1980; Watts &
Zylberztajn - 1981; Clements - 1982, 1987, 1991; Thomaz - 1983; Watts - 1983;
Champagne, Gunstone & Klopfer - 1983). This work has as hypothesized that the
context of existence historical-material from student the phenomena observed in their
day to day contribute to the construction of their alternative conceptions on the scientific
concept Inertia. This work had as general objective identify the alternative conceptions
about the concept of inertia, covered in the physics lessons, of students of the 3rd Year
of the High School in the city of Cajazeiras. The theoretical referential used in the work
is based on the theoretical concepts of Jean Piaget, David Ausubel and Gaston
Bachelard, considered by researchers as forerunners studies in research on alternative
conceptions in human individuals. This qualitative and quantitative nature of work, is a
Work of Conclusion of Licentiate Degree Course in Physics of the Teacher Training
Center of the Federal University of Campina Grande (CFP/UFCG), in the municipality of
Cajazeiras, Semiarid of Paraiba. As an instrument of obtaining information was used to
apply a semi-structured questionnaire. In this sense, we built a synthetic table with the
alternative conceptions identified: understand that a force acts when they see a
movement; They understand that a force produces a motion (ceasing the cause ceases
the effect); They understand that the motion variation is related to the actuation or not of
a force; it was found that alternative conceptions identified in this study were similar to
concepts identified in other studies with this perspective on the concept of inertia.
Therefore, with the alternative conceptions identified and explained in this work, we
conclude that it is of great importance to recovery of prior knowledge to school,
alternative conceptions during the teaching-learning process. The understanding and
appreciation of these conceptions can contribute to (re)construction of knowledge
related to Physics.We believe that this work could contribute to the teacher of Physics in
High School use methodological strategies that aim to conceptual change considering
this aspect of Research in Physics Teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7635 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-02T16:21:03Z |
|
dc.date.available |
2019-10-02 |
|
dc.date.available |
2019-10-02T16:21:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - inércia - física |
pt_BR |
dc.subject |
Física - ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Física - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Physics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - Inertia - Physics |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - teaching - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - High School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, José Robbyslandyo da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A study of alternative conceptions about the concept of inertia in high school. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, José Robbyslandyo da Silva. Um estudo sobre as concepções alternativas acerca do conceito de inércia no ensino médio. 2016. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |