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Educação e trabalho emancipado: um estudo sobre a Associação de Pescadores de Camalaú-PB (APESCA).

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dc.creator.ID FARIAS, E. S. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6569557243555779 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.farias
dc.description.resumo Este trabalho constitui-se em um estudo realizado na Associação de Pescadores do município de Camalaú-Paraíba. tendo como objetivo analisar a relação entre educação e trabalho para a emancipação dos sujeitos da APESCA. Quanto aos objetivos específicos, pretendeu-se verificar as contribuições por meio dos processos educativos dos associados na organização da associação e de suas atividades produtivas, identificar os aspectos politico-educativos presentes na referida associação e sua relação com a autogestão e por fim, conferir as principais mudanças que ocorreram nas relações de trabalho com a implantação dos cursos de alfabetização e de capacitação. Metodologicamente. esta pesquisa foi de natureza descritiva e exploratória com abordagem quali-quantitativa e na analise dos dados foi utilizado o método estatístico descritivo. Como técnicas de coleta de dados adotamos a observação in loco. aplicação de questionário e entrevista. Os sujeitos da pesquisa foram, portanto, os asso ciados da A PESCA. A pesquisa buscou abordar o tema Educação e Trabalho Emancipado, analisando a relação entre os processos educativos existentes na A PESCA e o processo de emancipação dos sujeitos envolvidos nesta atividade coletiva. A análise vislumbrou os indicadores dos processos de construção do conhecimento através dos modelos de educação analisados e dos benefícios trazidos a associação, da caracterização dos seus componentes como atores participantes e/ou participativos no processo administrativo e politico e da relação desta participação com o processo emancipatório. Como resultado. embora detectada a incipiente participação dos associados nas atividades de cunho eletivo e administrativo da associação, a baixa escolaridade dos mesmos e a incompreensão por parte da maioria quanto ao processo no qual estão inseridos, varias atividades foram e estão sendo desenvolvidas em relação a alfabetização. capacitação e qualificação dos associados. Conclui-se que devem ser valorizados todos os modelos de educação e que estejam intrinsecamente contextualizados com a realidade presente. proporcionando aos associados se tornarem empreendedores e não limitadamente empregados. Alem de que, não sejam trabalhados apenas conhecimentos técnico-específicos, mas também os necessários ao entendimento de todo o processo administrativo e geracional de uma associação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação e trabalho emancipado: um estudo sobre a Associação de Pescadores de Camalaú-PB (APESCA). pt_BR
dc.date.issued 2013-09-30
dc.description.abstract This paper presents a study on the Fishermen's Association of the city of Camalau - Paraiba. aiming to analyze the relationship between education and work for the emancipation of the subject APESCA. As for specific goals, intended to verify the contributions through educational processes associated with the organization of the association and their productive activities, identify the political and educational aspects present in this association and its relation to self-management and finally, check the major changes that have occurred in labor relations with the implementation of literacy courses and training. Methodologically, this research was descriptive and exploratory approach to qualitative-quantitative analysis of the data was used for descriptive statistical method. As data collection techniques we adopt the on-site observation, questionnaire and interview. The subjects were therefore members of APESCA. The research sought to address the topic Education and Labor Emancipated, analyzing the relationship between the existing educational processes in APESCA and the process of emancipation of the subjects involved in this collective activity. The analysis glimpsed indicators of processes of knowledge construction through education models and analyzed the benefits brought to the association, the characterization of its components as actors participating and/or participating in the administrative and political participation and its relationship with the emancipatory process. As a result, although detected incipient participation of members in the activities of administrative and elective nature of the association, the same low education and misunderstanding by most as the process in which they are inserted, various activities have been and are being developed in relation to literacy, training and qualification of its members. We conclude that all should be valued education models and are inherently contextualized with the present reality, providing members become entrepreneurs and not employees limitedly. Beyond that, not only worked - specific technical knowledge, but also needed to understand the whole process of administrative and generational association pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7637
dc.date.accessioned 2019-10-02T16:28:06Z
dc.date.available 2019-10-02
dc.date.available 2019-10-02T16:28:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Associação de Pescadores (A PESCA) -Camalaú-PB. pt_BR
dc.subject Associativismo de pesca - Cariri Paraibano pt_BR
dc.subject Educação emancipatória pt_BR
dc.subject Fishermen's Association (PESCA) -Camalaú-PB. pt_BR
dc.subject Fishing Associations - Cariri Paraibano pt_BR
dc.subject Emancipatory Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Ezequiel Sóstenes Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education and emancipated work: a study about the fishermen's association of Camalaú-PB (fishing). pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Ezequiel Sóstenes Bezerra. Educação e trabalho emancipado: um estudo sobre a Associação de Pescadores de Camalaú-PB (APESCA). 2013. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7637 pt_BR


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