DSpace/Manakin Repository

Terapia comunitária integrativa e seu significado na vida de discentes: um encontro de experiências.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/8083343330543434 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8083343330543434 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, M. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2522454119334432 pt_BR
dc.contributor.referee1 PASCOAL, Francilene Figueirêdo da Silva.
dc.contributor.referee2 SILVA, Edlene Regis.
dc.description.resumo O adoecimento mental é um evento que acomete o indivíduo por diversas causas, considera-se a necessidade da criação e implementação de novas estratégias e tecnologias para auxiliar no enfrentamento do sofrimento cotidiano. Diante disso, surge como tecnologia do cuidado no âmbito da saúde mental, a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), AO QUAL surgiu como uma proposta terapêutica voltada para amenizar o sofrimento humano, através de abordagens que estimulam o empoderamento assim como, potencializam descobertas, fazendo com que a pessoa elabore soluções para as suas adversidades. Vários estudos comprovam a eficácia da TCI enquanto ferramenta do cuidado, assim como cada vez mais se verifica a incidência desta no âmbito universitário, diante disso esse estudo objetivou-se compreender o significado da TCI na vida de discentes participantes de um Projeto de Extensão intitulado: “O desabrochar de si: a TCI no Centro de Atenção Psicossocial”. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, que buscou compreender o fenômeno em questão, utilizando um instrumento de entrevista semiestruturada aplicado com as discentes no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, no estado da Paraíba. A pesquisa foi realizada nos meses de Fevereiro, Março e Abril de 2016. Para a análise do material empírico, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Após a realização das entrevistas, os resultados encontrados possibilitou a construção das seguintes categorias: Conhecendo o (des)conhecido: o encontro e a aproximação com a TCI; A TCI e seu potencial mobilizador; e as seguintes subcategorias: Revelando um ciclo de descobertas; Desvelando experiências para a vida. O estudo revelou que a TCI possui um impacto relevante, trazendo mudanças positivas na vida das discentes em questão. Observou-se também que o contato das participantes em sala de aula serviu de subsidio para conhecerem melhor a TCI e em consequência disso ingressarem no referido projeto de extensão. Pode-se dizer que as participantes expressaram satisfação e mudanças pessoais, pois a TCI colaborou para resgatar fatores essenciais para suas vidas, favorecendo a descoberta e o encontro de forças para encarar as adversidades do cotidiano. A TCI devolve a seus participantes, a capacidade de refletirem sobre a realidade onde estão inseridos, para que em consequência disso, consigam descontruir concepções sobre a própria vida direcionando estratégias de enfrentamento diante dos embates diários. Diante disso pode-se concluir que as discentes encontraram no Projeto de Extensão e na TCI uma fonte de apoio para uma melhoria pessoal, além de oportunizar a criação e o fortalecimento de vínculos entre o grupo, à comunidade e as docentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Terapia comunitária integrativa e seu significado na vida de discentes: um encontro de experiências. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Mental illness is an event that affects the individual for various reasons, it considers the need for the creation and implementation of new strategies and technologies to assist in addressing the daily suffering. Thus, comes as care technology in the context of mental health, Community Therapy Integrative (TCI), has emerged as a therapeutic approach aimed to alleviate human suffering through approaches that foster empowerment as well as potentiate discoveries, making the person develop solutions to their adversities. Several studies have confirmed the effectiveness of TCI as care tool, and increasingly it appears the incidence of this in the university, before that this study aimed to understand the significance of ICT in the lives of students participating in an extension project entitled: "the unfolding of itself: TCI in Psychosocial Care Center". This is an exploratory-descriptive qualitative study that sought to understand the phenomenon in question, using a semi-structured interview tool applied to the students in the Center for Education and Health of the Federal University of Campina Grande (UFCG) campus Cuité, in the state of Paraiba. The survey was conducted in the months of February, March and April 2016. For the analysis of empirical data, we used the thematic content analysis technique proposed by Bardin. After the interviews, the results enabled the construction of the following categories: Knowing the (un) known: the encounter and approach to ICT; TCI and its mobilizing potential; and the following subcategories: Betraying a discovery cycle; Unveiling experiences for life. The study revealed that the TCI has a significant impact, bringing positive changes in the lives of students in question. It was also observed that the contact of the participants in the classroom served as a subsidy to better know the TCI and as a result join the said extension project. It can be said that the participants expressed satisfaction and personal changes, as TCI collaborated to rescue key factors in their lives, favoring the discovery and gathering strength to face the everyday hardships. TCI returns to its participants, the ability to reflect on the reality where they live, so as a result, able to deconstruct conceptions of life directing coping strategies in the face of daily clashes. Therefore it can be concluded that the students found the Extension Project and TCI a source of support for personal improvement, and create opportunities for creation and strengthening of links between the group, the community and the teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7639
dc.date.accessioned 2019-10-02T16:31:57Z
dc.date.available 2019-10-02
dc.date.available 2019-10-02T16:31:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Terapia pt_BR
dc.subject Saúde Mental pt_BR
dc.subject Apoio Social pt_BR
dc.subject Extensão pt_BR
dc.subject Therapy pt_BR
dc.subject Mental health pt_BR
dc.subject Social support pt_BR
dc.subject Extension pt_BR
dc.subject Salud mental
dc.subject Apoyo social
dc.subject Extensión
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MATOS, Maria de Lourdes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Integrative community therapy and its meaning in the lives of students: a meeting of experiences. pt_BR
dc.title.alternative La terapia comunitaria integradora y su significado en la vida de los estudiantes: un encuentro de experiencias.
dc.identifier.citation MATOS, Maria de Lourdes. Terapia comunitária integrativa e seu significado na vida de discentes: um encontro de experiências. 2016. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen La enfermedad mental es un evento que afecta al individuo por diversas razones, considerando la necesidad de crear e implementar nuevas estrategias y tecnologías para ayudar a enfrentar el sufrimiento cotidiano. Por tanto, aparece como una tecnología de atención en el contexto de la salud mental, la Terapia Comunitaria Integrativa (TCI), AO QUAL surgió como una propuesta terapéutica orientada a aliviar el sufrimiento humano, a través de enfoques que estimulan el empoderamiento así como potencian los descubrimientos, haciendo con la persona para desarrollar soluciones para sus adversidades. Diversos estudios demuestran la efectividad de las TIC como herramienta de atención, así como la incidencia de esta en el ámbito universitario se verifica cada vez más, por lo que este estudio tuvo como objetivo comprender el significado de las TIC en la vida de los estudiantes que participan en un Proyecto de Extensión titulado: “El florecimiento del yo: TCI en el Centro de Atención Psicosocial”. Se trata de un estudio exploratorio-descriptivo con enfoque cualitativo, que buscó comprender el fenómeno en cuestión, utilizando un instrumento de entrevista semiestructurada aplicado a estudiantes del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité. , en el estado de Paraíba. La investigación se llevó a cabo en los meses de febrero, marzo y abril de 2016. Para el análisis del material empírico se utilizó la técnica de análisis de contenido temático propuesta por Bardin. Luego de la realización de las entrevistas, los resultados encontrados permitieron la construcción de las siguientes categorías: Conocer lo (no) conocido: el encuentro y aproximación con las TCI; TCI y su potencial movilizador; y las siguientes subcategorías: Revelar un ciclo de descubrimientos; Revelando experiencias de por vida. El estudio reveló que TCI tiene un impacto relevante, trayendo cambios positivos en la vida de los estudiantes en cuestión. También se observó que el contacto de los participantes en el aula sirvió como un subsidio para conocer mejor las TCI y, como resultado, sumarse al proyecto de extensión antes mencionado. Se puede decir que los participantes expresaron satisfacción y cambios personales, pues el TCI colaboró ​​para rescatar factores esenciales para sus vidas, favoreciendo el descubrimiento y la toma de fuerzas para enfrentar las adversidades cotidianas. TCI devuelve a sus participantes la capacidad de reflexionar sobre la realidad donde se insertan, para que, como resultado, puedan deconstruir concepciones sobre su propia vida, dirigiendo estrategias de afrontamiento ante los enfrentamientos cotidianos. Por tanto, se puede concluir que los estudiantes encontraron en el Proyecto de Extensión y las TCI una fuente de apoyo para la superación personal, además de brindar oportunidades para la creación y fortalecimiento de vínculos entre el grupo, la comunidad y los docentes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta