DSpace/Manakin Repository

Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MENEZES, M. B. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2705126233110520 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PASCOAL, Francilene Figueiredo da Silva.
dc.contributor.advisor1ID PASCOAL, F. F. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5199220432380152 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Édija Anália Rodrigues de.
dc.contributor.referee2 HENRIQUE, Amanda Haissa Barros.
dc.description.resumo A Síndrome de Burnout (SB) é resultado do estresse crônico de caráter ocupacional. É caracterizada por três dimensões: Exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional. Seu principal sintoma é a falta de energia para as atividades laborais e pessoais. A SB acomete principalmente as profissões que exigem relações interpessoais e por este motivo essa investigação foi realizada com base em artigos científicos que estudassem docentes do ensino superior. O presente estudo é uma revisão integrativa, a qual selecionou uma amostra com 8 artigos publicados de 2007 a 2017. Foram utilizadas as bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Public Medline (PUBMED). Esse estudo teve como objetivo responder 3 questões norteadoras: Qual é o perfil dos docentes acometidos pela SB? Quais são as estratégias usadas na prevenção e no enfrentamento do Burnout? Quais são as consequências da síndrome para as instituições de ensino superior e docentes? Foi constatado que a maioria dos artigos só conseguiram responder as perguntas norteadoras de forma superficial e as estratégias de prevenção e enfrentamento não foram reportadas em nem um dos artigos analisados. Foi verificado que o burnout em docentes do ensino superior ainda necessita ser estudada mais detalhadamente. Além disso, os docentes poderão adquirir mais conhecimento sobre o tema e suas consequências. Desta forma, poderão desenvolver métodos e estratégias de enfrentamento de acordo com suas individualidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Saúde Publica pt_BR
dc.title Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-21
dc.description.abstract Burnout syndrome (SB) is a result of the chronic stress with occupational character. It is characterized by three dimensions: emotional exhaustion, depersonalization and low professional achievement. Its main manifestion is lack of energy for work and personal activities. SB mainly affects the professions that require interpersonal relations and for this reason this research was carried out based on scientific articles that studied higher education teachers. The present study is an integrative review, which selected a sample with 8 articles published from 2007 to 2017. Data bases were used: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) and International Literature in Health Sciences (MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and Public Medline (PUBMED). This study aimed to answer 3 guiding questions: What is the profile of the teachers affected by SB? What are the strategies used in preventing and coping with Burnout? What are the consequences of the syndrome for education institutions and teachers? It was found that most of the articles only managed to answer the guiding questions in a superficial way and the prevention and coping strategies were not reported in neither of the articles analyzed. It was verified that burnout in higher education teachers still needs to be studied in more detail. Moreover, teachers will be able to gain more knowledge about this subject and its consequences. In this way, they may develop methods and coping strategies according to their individualities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7641
dc.date.accessioned 2019-10-02T16:48:01Z
dc.date.available 2019-10-02
dc.date.available 2019-10-02T16:48:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sindrome de Burnout pt_BR
dc.subject Esgotamento emocional pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Burnout syndrome pt_BR
dc.subject Emotional exhaustion pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Agotamiento emocional
dc.subject Educación
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENEZES, Maria Beatriz Vitor.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Burnout syndrome in higher education teachers. pt_BR
dc.title.alternative Síndrome de Burnout en profesores de educación superior.
dc.identifier.citation MENEZES, Maria Beatriz Vitor. Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior. 2017. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen El Síndrome de Burnout (SB) es el resultado del estrés ocupacional crónico. Se caracteriza por tres dimensiones: agotamiento emocional, despersonalización y bajo rendimiento profesional. Su síntoma principal es la falta de energía para el trabajo y las actividades personales. La SB afecta principalmente a profesiones que requieren relaciones interpersonales y por ello esta investigación se realizó a partir de artículos científicos que estudiaron a profesores de educación superior. El presente estudio es una revisión integradora, que seleccionó una muestra de 8 artículos publicados entre 2007 y 2017. Se utilizaron las siguientes bases de datos: Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS) y Literatura Internacional en Ciencias de la Salud (MEDLINE), en el biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SCIELO) y Public Medline (PUBMED). Este estudio tuvo como objetivo dar respuesta a 3 preguntas orientadoras: ¿Cuál es el perfil de los docentes afectados por SB? ¿Cuáles son las estrategias utilizadas para prevenir y combatir el Burnout? ¿Cuáles son las consecuencias del síndrome para las instituciones de educación superior y los profesores? Se encontró que la mayoría de los artículos solo lograron responder a las preguntas orientadoras de manera superficial y las estrategias de prevención y afrontamiento no fueron reportadas ni siquiera en uno de los artículos analizados. Se encontró que el agotamiento en los profesores de educación superior aún necesita ser estudiado con más detalle. Además, los profesores podrán adquirir más conocimientos sobre el tema y sus consecuencias. De esta forma, podrán desarrollar métodos y estrategias de afrontamiento de acuerdo con su individualidad.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta