dc.creator.ID |
ALBUQUERQUE, T. M. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1717059497695862 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Marcelo Costa. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Marcelo Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7409130137153860 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Arydyjany Gonçalves. |
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dc.contributor.referee2 |
FREIRE, Roberta de Miranda Henrique. |
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dc.description.resumo |
Objetivou-se, com esse estudo, possibilitar o empoderamento de cuidadores informais de
idosos com Doença de Alzheimer por meio de práticas educativas. Trata-se de estudo
descritivo, de cunho qualitativo, conduzido pela metodologia da pesquisa-ação, desenvolvido
com cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer em São José de Piranhas-PB. Após
aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.904.843, deu-se
inicio a pesquisa. Para a coleta de dados do diagnóstico situacional foi realizada uma
entrevista semiestruturada, em seguida, foram realizadas duas atividades de educação em
saúde que tem por essência as temáticas encontradas na etapa anterior, finalmente, foi
realizada a segunda entrevista para poder avaliar as ações executadas. Para a análise dos
dados obtidos foi utilizado o processo metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo, dando
origem a duas temáticas e quatro categorias da primeira entrevista e uma temática com duas
categorias, da segunda. As etapas da pesquisa seguiram a Resolução 510/2016 do Conselho
Nacional de Saúde. Identificou-se que os cuidadores ainda possuem dificuldades na
compreensão da doença e como lidar com as situações cotidianas que acarretam em
sobrecarga de trabalho, bem como a necessidade de buscar formas de enfrentamento para não
desanimar diante das situações. Com base no diagnóstico situacional e temáticas levantadas,
as ações de educação em saúde foram planejadas e implementadas a fim de proporcionar a
mudança na realidade de vida dos cuidadores. A próxima etapa, foi de suma importância para
comprovar a importância que as ações de educação em saúde têm para transformar o cenário
de vida dos cuidadores, sendo relatada a mudança dos conceitos e formas de pensar e agir
diante da doença. Destarte, compreende-se que as atividades de educação em saúde
proporciona o empoderamento de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer, devendo o
conhecimento ser compartilhado através da educação contínua em saúde. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Práticas educativas para o empoderamento de cuidados informais de idosos com doença de Alzheimer. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-12 |
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dc.description.abstract |
The objective of this study was to enable the empowerment of informal caregivers of elderly
people with Alzheimer's disease through educational practices. This is a descriptive,
qualitative study, conducted by the action-research methodology, developed with caregivers
of elderly people with Alzheimer's Disease in São José de Piranhas-PB. After approval of the
project by the Research Ethics Committee under the no. 2.904.843, the research was started.
For the data collect a semi-structured interview was carried out from the situational diagnosis,
then two health education activities were carried out, which essentially have the themes found
in the previous stage, finally, was realized a second interview to evaluate the actions
performed. For the analysis of the obtained data was used the methodological process of the
Discourse of the Collective Subject, giving rise to two themes and four categories of the first
interview and a theme with two categories, the second. The research steps followed
Resolution 510/2016 of the National Health Council. It was identified that caregivers still
have difficulties in understanding the disease and how to deal with everyday situations that
result in work overload, as well as the need to seek ways of coping so as not to become
discouraged in the face of situations. Based on situational and thematic diagnoses raised,
health education actions were planned and implemented to provide a change in the reality of
caregivers' lives. The next step was extremely important to prove the importance of health
education actions to transform the life scenario of caregivers, being reported the change of the
concepts and ways of thinking and acting before the disease. Thus, it is understood that health
education activities provide the empowerment of caregivers of elderly people with
Alzheimer's Disease, and knowledge must be shared through continuing health education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7642 |
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dc.date.accessioned |
2019-10-02T16:52:17Z |
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dc.date.available |
2019-10-02 |
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dc.date.available |
2019-10-02T16:52:17Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Doença de Alzheimer |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidador de idoso |
pt_BR |
dc.subject |
Idoso |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidadores |
pt_BR |
dc.subject |
Família |
pt_BR |
dc.subject |
Alzheimer's Disease |
pt_BR |
dc.subject |
Health Education |
pt_BR |
dc.subject |
Caregiver |
pt_BR |
dc.subject |
Old Man |
pt_BR |
dc.subject |
Caregivers |
pt_BR |
dc.subject |
Family |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Thaynara Maria Oliveira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational practices for the empowerment of informal care of elderly people with Alzheimer's disease |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Thaynara Maria Oliveira de. Práticas educativas para o empoderamento de cuidadores informais de idosos com doença de Alzheimer. 2018. 80f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |