DSpace/Manakin Repository

Um olhar sobre a educação ambiental nos primeiros anos do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, D. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2085801870866018 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.advisor1ID NOVIKOFF, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 pt_BR
dc.contributor.referee1 BENITEZ, Letícia Carvalho.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Marcos Vinícios.
dc.description.resumo O presente estudo busca apresentar um olhar sobre a educação ambiental, mais precisamente nos primeiros anos do ensino fundamental e sua importância na construção da consciência ambiental das crianças. Surge da inquietação da autora em observar como está acontecendo tal conscientização nos espaços escolares - espaço educacional construtor de saberes e desenvolvimentos. Dessa forma, surge a pergunta de partida do estudo sobre quais são as estratégias de ensino e aprendizagem acerca do meio ambiente aplicadas nas escolas do ensino fundamental nas escolas na cidade de Ipaumirim, Ceará? O objetivo do estudo é compreender o processo de ensino e aprendizagem na implantação da Educação Ambiental(EA), na perspectiva do professor, como também identificar os entendimentos acerca da educação ambiental na literatura vigente. Mapear as estratégias de EA na escola de ensino fundamental, ou seja, as ações e estratégias para que realmente essa educação aconteça de forma integradora, como também, discutir a relação entre dificuldades para o bom ensino da EA e suas melhores estratégias. Temos como pressuposto a educação como um papel imprescindível no processo de mudanças frente às problemáticas que atingem a sociedade em seus diversos aspectos. Neste sentido, a educação ambiental necessita está presente dentro do panorama escolar, associada com a educação formal e não formal e de forma interdisciplinar, em que os professores precisam conhecê-la e organizá-la, visando buscar soluções e criando ações participativas e perceptivas na relação da natureza e o homem. O método foi pautado na proposta de abordagem qualitativa, ou seja, na perspectiva fenomenológica-hermenêutica, com coleta de dados do tipo questionário semiestruturado e diário de campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Um olhar sobre a educação ambiental nos primeiros anos do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-13
dc.description.abstract The present study aims to present a look at environmental education, more precisely in the first years of elementary school and its importance in the construction of environmental awareness of children. It arises from the author's concern to observe how it is happening in school spaces - educational space that builds knowledge and development. Thus, the starting question of the study about what are the strategies of teaching and learning about the environment applied in primary schools in schools in the city of Ipaumirim, Ceará? The objective of the study is to understand the teaching and learning process in the implementation of Environmental Education from the perspective of the teacher, as well as to identify the understandings about environmental education in the current literature. Mapping the EA strategies in elementary school, that is, the actions and strategies so that this education really happens in an integrating way, as well as discussing the relationship between difficulties for the good teaching of EE and its best strategies. We have as a presupposition education as an essential role in the process of changes facing the problems that affects society in its various aspects. In this sense, environmental education must be present within the school scene, associated with formal and non-formal education and in an interdisciplinary way, in which teachers need to know and organize it, seeking solutions and creating participatory and perceptive actions in the Relationship of nature and man. The method will be based on the proposal of a qualitative approach, that is, from the phenomenological-hermeneutic perspective, with data collection of semi-structured questionnaire and field diary. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7646
dc.date.accessioned 2019-10-02T17:11:37Z
dc.date.available 2019-10-02
dc.date.available 2019-10-02T17:11:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject environmental education pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Daniele Gonçalves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A look at environmental education in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Daniele Gonçalves da. Um olhar sobre a educação ambiental nos primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta