DSpace/Manakin Repository

Oficinas de saúde mental desenvolvidas em escolas públicas de ensino fundamental: relato de experiência.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, L. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8394805586687094 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Francisca Bezerra de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Francisca Bezerra de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7742884718048985 pt_BR
dc.contributor.referee1 COELHO, Raimunda de Fátima Neves.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Wellington Bezerra de.
dc.description.resumo A instituição escolar é reconhecida pelas políticas de saúde mental como um espaço privilegiado para práticas ancoradas na educação, sobretudo, prevenção da doença e promoção da saúde. Este trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão “Práticas Educativas em Saúde Mental no Contexto de Escolas Públicas de Ensino Fundamental”, realizadas nas escolas: Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vitória Bezerra, localizadas no munícipio de Cajazeiras – PB e está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “Conhecimento de Alunos de Escolas Públicas de Ensino Fundamental sobre Saúde Mental”, que foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras – PB. Participaram desse estudo 213 alunos com idades entre 09 e 14 anos, sendo 150 do sexo feminino e 63 do sexo masculino. Foram realizados 12 encontros com todas as turmas do ensino fundamental II, totalizando 10 turmas, no período entre agosto e dezembro de 2014. As atividades com os alunos ocorreram, nas próprias escolas, por meio de oficinas de trabalho, através das quais foram debatidos os seguintes temas: Saúde Mental, Bullying, Preconceito, gravidez na adolescência. Na realização das oficinas foram utilizadas rodas de conversa, dinâmica de sensibilização e reflexão, paródia e apresentação de vídeo. Após as realizações das oficinas nas duas escolas constatamos que houve uma participação efetiva nas oficinas desenvolvidas e um aprendizado satisfatório por parte dos alunos com relação aos temas abordados. Outro resultado significativo deste trabalho foi à elaboração de uma Cartilha Educativa com temas em saúde mental, intitulada: “Práticas Educativas em Saúde Mental no Contexto de Escolas Públicas: Saúde Mental um direito de todos”. O projeto em tela apresentou relevância acadêmica e social. Além disso, favoreceu a formação de cidadãos mais esclarecidos quanto à saúde mental e procurou disseminar práticas saudáveis a partir da mudança de comportamento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Oficinas de saúde mental desenvolvidas em escolas públicas de ensino fundamental: relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The school institution is recognized by mental health policies as a privileged space for anchored practices in education, particularly prevent the disease and health promotion in. This work it is an experience report that aims to describe the activities developed in the Extension Project "Educational Practices in Mental Health in Public Schools Context of Primary Education", held in schools: Municipal Children's Education and Primary Cecilia Estolano Meireles and Municipal Elementary School Victoria Bezerra, located in the municipality of Cajazeiras - PB and is linked to the research project entitled "Public Schools Student Knowledge of Primary Education on Mental Health," which it was submitted to the Ethics Committee on Human Research of the Teacher Training Center (VTC) of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras - PB. Participated in this study 213 students aged between 09 and 14, 150 female and 63 male. 12 meetings were held with all classes of elementary school II, totaling 10 classes during the period between August and December 2014. The activities with students occurred in the schools themselves, through workshops, through which were debated the following topics: Mental Health, Bullying, Prejudice, teenage pregnancy. In carrying out the workshops were used conversation circles, dynamic awareness and reflection, parody and video presentation. After the achievements of workshops in two schools found that there was an effective participation in workshops and developed a satisfactory learning by students regarding the topics covered. Another significant result of this work was the development of an educational booklet with mental health issues, entitled "Educational Practices in Mental Health in the Context of Public Schools: Mental Health a universal right." The screen project presented academic and social relevance. In addition, it favored the formation of more enlightened citizens on mental health and sought to disseminate sound practices from the change in behavior. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7651
dc.date.accessioned 2019-10-02T17:34:53Z
dc.date.available 2019-10-02
dc.date.available 2019-10-02T17:34:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Oficinas de trabalho pt_BR
dc.subject Mental Health pt_BR
dc.subject Health Education pt_BR
dc.subject Workshops pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Luma Rosane de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mental health workshops developed in public elementary schools: experience report. pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Luma Rosane de. Oficinas de saúde mental desenvolvidas em escolas públicas de ensino fundamental: relato de experiência. 2016. 52f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta