DSpace/Manakin Repository

Ensino de ciências da natureza (química) nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo no município de Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PORTO, M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1431549491379415 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENEZES, Marcus Bessa de.
dc.contributor.advisor1ID MENEZES, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.
dc.contributor.referee2 SILVA, Charlene Sousa.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.porto
dc.description.resumo Buscou-se nesta pesquisa conhecer as práticas e métodos de ensino de Ciências da Natureza (química) nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas do campo no Município de Sumé – PB. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi estruturada como a abordagem qualitativa, método etnográfico, tipo de fontes: bibliográficas e pesquisa de campo, técnica de coleta de dados através de questionários e entrevista semiestruturada, técnica de análise comparativa e os sujeitos e espaços envolvidos no processo da pesquisa. O levantamento de dados foi realizado com professores de ciências e estudantes do 9º ano dessas escolas, Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no distrito de Pio X, e a Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, ambas no Município de Sumé. A pesquisa verificou a relação entre o ensino de ciências e o cotidiano dos estudantes, bem como essa relação poderia contribuir para o desempenho do educando na escola e nas comunidades em que estão inseridos; quanto aos professores, o estudo procurou identificar as práticas educativas e metodológicas para o ensino de ciências (química) nas escolas do campo e suas interações com a vida diária dos estudantes. Dessa forma, apontamos que o ensino de ciências favoreça a desmistificação do ensino tradicional e incorpore uma educação enfatizando a realidade e a problematização dos sujeitos do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Ensino de ciências da natureza (química) nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo no município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-07
dc.description.abstract Learning Science is learning a way of thinking that should contribute to broaden our ability to have a critical view of the reality we live (ARRUDA, et. al.2006). In this sense the teaching of Natural Sciences in Field Education arises from the perspective of the interdisciplinarity of knowledge, popular and scientific, that deal with the themes of rural life and facilitate the expansion and dynamism of pedagogical activities, contributing to the praxis of the contents of the Nature Sciences. The Teaching of Science in Field Education is a recent theme and little is known about what has been produced in this area in recent decades. Therefore, we sought to know the practices and methods of teaching Natural Sciences (chemistry) in the final years of Elementary School in rural schools in the Municipality of Sumé - PB. The methodology used to conduct the research was structured as the qualitative approach, ethnographic method, type of sources: bibliography and field research, data collection technique through questionnaires and semi-structured interview, comparative analysis technique and the subjects and spaces involved in the research process. Data collection was carried out with science teachers and students of the 9th grade of these schools, José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal Primary and Secondary Education Unit, located in the district of Pio X, and Deputy Evaldo Gonçalves de Queiroz Agrotechnical School, both in the Municipality of Sumé. . The research verified the relationship between science education and students' daily life, as well as this relationship could contribute to the performance of the student in the school and the communities in which they are located; as for teachers, the study sought to identify educational and methodological practices for the teaching of science (chemistry) in the rural schools and their interactions with students' daily life. Thus, we point out that science education favors the demystification of traditional teaching and incorporates an education emphasizing the reality and the problematization of the subjects of the field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7665
dc.date.accessioned 2019-10-03T11:56:42Z
dc.date.available 2019-10-03
dc.date.available 2019-10-03T11:56:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ciências da natureza pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Country school   pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Field education pt_BR
dc.subject Natural sciences pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PORTO, Magna Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching of natural sciences (chemistry) in the final years of elementary school in rural schools in the city of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation PORTO, Magna Medeiros. Ensino de ciências da natureza (química) nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo no município de Sumé-PB. 2019. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7665 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta