DSpace/Manakin Repository

O programa água doce na visão dos alunos de educação de jovens e adultos do assentamento mata, Amparo - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, F. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0349732735293025 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.advisor1ID VITAL, A. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee1 SARAIVA, Sebastiana Maely.
dc.contributor.referee2 LIMA, Norma Maria de Oliveira.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.lima
dc.description.resumo O presente estudo reflete sobre o fortalecimento do protagonismo de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de um assentamento a partir do Programa Água Doce (PAD), com enfase nos princípios da Economia Solidaria e suas vantagens para esta comunidade. Dessa forma, o objetivo da pesquisa de campo foi verificar a percepção desses alunos sobre o PAD e as possibilidades de empoderamento e fortalecimento do protagonismo juvenil. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, cujo instrumento foi um questionário com conversas informais com um publico de 16 alunos. Como resultados os alunos mencionaram que o PAD oferece acesso a água potável e ajuda na renda familiar dos seus assentados e que eles tem alguma participação nas atividades do Programa. A pesquisa constatou que ha equilíbrio de gênero entre os alunos, indicando um fortalecimento no protagonismo feminino, que a faixa etária esta acima de 30 anos, o que evidencia a falta de oportunidade ou as necessidades desse publico em trabalhar e que a fonte de renda principal e oriunda de projetos sociais, apontando para a falta de oportunidades desse publico. Quanto a percepção sobre o PAD, todos os alunos consideraram de suma importância para o Assentamento. Para 87% dos participantes e importante a participação dos jovens nas organizações, mas demonstram insatisfação com a falta de oportunidades que proporcionem autonomia e participação ativa da juventude e gere fonte de renda para que eles não saiam de sua comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O programa água doce na visão dos alunos de educação de jovens e adultos do assentamento mata, Amparo - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-05
dc.description.abstract The present reflects on the strengthening of the protagonism students of Youth and Adults Education (EJA) from a settlement based on the Fresh Water Program (PAD), with emphasis on the principles of Solidarity Economy and its advantages for this community. Thus, the objective of the field research was to verify the perception of these students about the PAD and the possibilities of empowerment and strengthening of youth protagonism. The research is characterized as a case study. The research instrument was a questionnaire with informal conversations with a public of 16 students. As a result the students mentioned that the PAD offers access to potable water and helps the family income of their settlers and that they have some participation in the activities of the Program. The research found that there is gender balance among the students, indicating that there is a strengthening in female protagonism, that the age group is over 30 years, which shows the lack of opportunity or the needs of this public to work and that the source of Main income comes from social projects, pointing to the lack of opportunities of this public. Regarding the perception about the PAD, all the students considered of paramount importance to the Settlement. The participation of young people in the organizations is important for 87% of the participants, but they show dissatisfaction with the lack of opportunities that provide autonomy and active participation of the youth and generate a source of income so that they do not leave their community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7666
dc.date.accessioned 2019-10-03T12:07:40Z
dc.date.available 2019-10-03
dc.date.available 2019-10-03T12:07:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Programa água doce pt_BR
dc.subject Assentamento rural pt_BR
dc.subject Solidarity economy   pt_BR
dc.subject Youth and adult education   pt_BR
dc.subject Freshwater program   pt_BR
dc.subject Rural settlement pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Fabiana Machado.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The freshwater program in the view of the youth and adult education students of the settlement kills, Amparo - PB. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Fabiana Machado de. O programa água doce na visão dos alunos de educação de jovens e adultos do assentamento mata, Amparo - PB. 2017. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7666 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta