DSpace/Manakin Repository

O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ESTENDIO, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4980190329422319 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.estendio
dc.description.resumo A utilização de inúmeros recursos didáticos tornaram-se essenciais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e também para haver uma transição entre o ensino tradicional para um ensino mais crítico com a participação dos alunos, especificamente no ensinar Geografia. Desta forma, esse trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada “ O Cordel como Recurso Didático no Ensino de Geografia: Relatos da Produção e Experimentação no Contexto Escolar da Educação do Campo através da Mediação”, que teve por objetivo produzir e experimentar em sala de aula um cordel, verificando como esse recurso didático potencializa o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia através da mediação realizada na Escola “Ildefonso Anselmo da Silva”, localizada no Município de Amparo-PB. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demostrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa. Verificamos que a pesquisa realizada foi relevante para potencializar a aprendizagem dos alunos em relação ao ensino de Geografia, pois os mesmos adquiriram por meio do cordel em sala de aula uma melhor compreensão sobre o tema “Tecnologias Sociais”, passando a expressarem através da produção de desenhos, debates, versos e estrofes nos diferentes momentos da produção do cordel o conhecimento da temática trabalhada citada. Diante disso, identificamos que o cordel pode ser considerado como um grande potencial no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do Campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-11
dc.description.abstract The use of didactic resources becomes essential to enhance the teaching-learning process in the classroom, and also to have a transition between traditional teaching and more critical teaching with the participation of students, specifically in teaching Geography. In this way, this paper presents the results of the research entitled "The Cordel as a Didactic Resource in Teaching Geography: The Report of Production and Experimentation in the School Context of Field Education through Mediation", whose objective was to produce and experiment in classroom a Cordel, verifying how this didactic resource potentiates the teaching-learning process in Geography classes through mediation at the Ildefonso Anselmo da Silva School, located in the Municipality of Amparo-PB. In this research we used the qualitative research assumption, through Research-Action. The collected data were analyzed in a descriptive and interpretative way since it is characterized by the observation and correlation of facts, trying to describe the characteristics or relationships existing in the actions performed in the room through the Action Research, as well as presenting through photos demonstrating the steps of the pedagogical intervention in several moments and tables as the answers of the questionnaires, applied during the research. We verified that the research carried out was relevant to enhance the students' learning in relation to the teaching of Geography, since they acquired through Cordel in relation to the classroom a better understanding on the theme "Social Technologies", beginning to express through production of drawings, debates, verses and stanzas in the different moments of the Cordel production, the knowledge of the subject matter worked out. In light of this, we have identified that the cord can be considered as a great potential in teaching-learning in geography classes in Campo schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685
dc.date.accessioned 2019-10-03T15:45:57Z
dc.date.available 2019-10-03
dc.date.available 2019-10-03T15:45:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura do cordel e educação pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Produção de recursos didáticos pt_BR
dc.subject Mediação educacional pt_BR
dc.subject Cord Literature and Education pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Production of teaching resources pt_BR
dc.subject Educational mediation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTENDIO, Ednilton Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cordel as a didactic resource in the teaching of geography: reports of production and experimentation in the school context of rural education through mediation. pt_BR
dc.identifier.citation ESTENDIO, Ednilton Silva. O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação. 2019. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta