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Assistência de enfermagem na depressão pós-parto: uma análise dos projetos políticos de curso.

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dc.creator.ID LIMA, H. R. S. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8160036677994776 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.advisor1ID FEITOSA, I. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 pt_BR
dc.contributor.referee1 JUSTINO FILHO, José.
dc.contributor.referee2 DORNELLAS RAMOS, Deborah.
dc.description.resumo Este estudo teve por objetivo analisar a proposta de formação pedagógica dos cursos de graduação em Enfermagem distribuídos na Paraíba acerca dos desafios nas intervenções e os cuidados de enfermagem as mulheres acometidas com a depressão pós-parto. Esse fenômeno tem se apresentado na literatura corrente como um dos grandes problemas de assistência à saúde da mulher na fase do puerpério. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com características de um estudo exploratório descritivo. O universo do estudo foi constituído de trinta PPCs (Projeto pedagógicos de Curso) das universidades da Paraíba, como critério de inclusão para essa amostra, optou-se por PPCs que estivessem disponíveis na íntegra na internet, no qual apenas cinco documentos foram contemplados e analisados. Mediante análise dos Projetos Pedagógicos de Curso de enfermagem e conforme os planos de ensino das disciplinas de Saúde Mental e Psiquiatria. Os resultados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo, onde foi analisada cada sessão dos planos de ensino como ementas, objetivos, metodologia, avaliação e referencias bibliográficas. Evidenciou-se uma ineficiência no processo de formação do profissional com relação à mulher acometida pela DPP. Foi possível averiguar, que os conteúdos apontados nas ementas da disciplina de Saúde Mental dos projetos políticos pedagógicos dos cursos pesquisados apresentam diferenças, pois, percebe-se que muitos dos conteúdos propostos nas ementas dificultam o desenvolvimento do ensino em Saúde Mental na perspectiva da atenção psicossocial. Vale salientar que a assistência de enfermagem na depressão pós-parto não é mencionada ao que se propõe nas políticas públicas atuais. Assim sendo, consideramos que o ensino de enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria ainda se mostram de maneira tradicional, com necessidade de acertar o compasso com as propostas políticas para Saúde Mental Brasileira e que os documentos institucionais programem um ensino que desenvolva habilidades e competências do futuro enfermeiro desenvolver melhores práticas de cuidado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem Obstétrica pt_BR
dc.title Assistência de enfermagem na depressão pós-parto: uma análise dos projetos políticos de curso. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This study aimed to analyze the proposed pedagogical training of Nursing undergraduate courses distributed in Paraíba about the challenges in interventions and nursing care to women affected by postpartum depression. This phenomenon has been presented in the current literature as a of great assistance to health problems of women in the postpartum phase. It is a study of qualitative approach, with characteristics of a descriptive exploratory study. The total study population consisted of thirty PPCs (pedagogical design course) of Paraiba universities, as inclusion criteria for this sample, it was decided to PPCs that were available in their entirety on the Internet, in which only five documents contemplated were and analyzed. by analysis of the nursing course pedagogical projects and according to the teaching plans of the disciplines of Mental Health and Psychiatry. The results were analyzed using the content analysis technique, which were analyzed each session of teaching plans and menus, objectives, methodology, evaluation and bibliography. an inefficiency in the professional training process with respect to women affected by the DPP was evident. It was possible to verify that the content indicated in the menus of the Mental Health discipline of teaching political projects of the courses surveyed have differences, therefore, it is clear that many of the proposed content on menus hinder the development of education in mental health from the perspective of psychosocial care . It is worth noting that the nursing care in the postpartum depression is not mentioned to what is proposed in the current public policies. Therefore, we consider that nursing Mental Health and Psychiatry still shows the traditional way, with the need to hit the beat with policy proposals to Brazilian Mental Health and the institutional documents to implement a school to develop skills and capacity of future nurses develop better care practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7688
dc.date.accessioned 2019-10-03T15:48:58Z
dc.date.available 2019-10-03
dc.date.available 2019-10-03T15:48:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Depressão pós-parto pt_BR
dc.subject Assistência de enfermagem pt_BR
dc.subject Saúde Mental pt_BR
dc.subject Postpartum depression pt_BR
dc.subject Nursing care pt_BR
dc.subject Mental Health pt_BR
dc.subject Baby blues
dc.subject Cuidado de enfermera
dc.subject Salud mental
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Hellen Roberta Santos Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Nursing care in postpartum depression: an analysis of ongoing political projects. pt_BR
dc.title.alternative Atención de enfermería en la depresión posparto: un análisis de proyectos de curso político.
dc.identifier.citation LIMA, Hellen Roberta Santos Morais. Assistência de enfermagem na depressão pós-parto: uma análise dos projetos políticos de curso. 2016. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar la propuesta de formación pedagógica de los cursos de pregrado en enfermería impartidos en Paraíba sobre los desafíos en las intervenciones de enfermería y la atención a mujeres afectadas por depresión posparto. Este fenómeno se ha presentado en la literatura actual como uno de los mayores problemas de atención de la salud de la mujer en la fase de puerperio. Se trata de un estudio con abordaje cualitativo, con características de estudio descriptivo exploratorio. El universo del estudio estuvo conformado por treinta PPC (Proyecto de Curso Pedagógico) de las universidades de Paraíba, como criterio de inclusión para esta muestra, se eligieron PPC que estaban disponibles en su totalidad en internet, en los que solo se consideraron y analizaron cinco documentos. Mediante el análisis de los Proyectos Pedagógicos del Curso de Enfermería y de acuerdo a los planes de enseñanza de las asignaturas de Salud Mental y Psiquiatría. Los resultados se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido, donde se analizó cada sesión de los planes docentes como menús, objetivos, metodología, evaluación y referencias bibliográficas. Hubo una ineficiencia en el proceso de formación profesional en relación a las mujeres afectadas por DPP. Se pudo constatar que los contenidos señalados en los temarios de la disciplina de Salud Mental de los proyectos políticos pedagógicos de los cursos investigados presentan diferencias, pues es evidente que muchos de los contenidos propuestos en los temarios dificultan el desarrollo de la docencia en Salud Mental desde la perspectiva de la atención psicosocial. Es de destacar que el cuidado de enfermería en la depresión posparto no se menciona en lo propuesto en las políticas públicas vigentes. Por lo tanto, consideramos que la educación de enfermería en Salud Mental y Psiquiatría todavía aparece de manera tradicional, con la necesidad de estar en sintonía con las propuestas de política para la Salud Mental Brasileña y que los documentos institucionales programan una enseñanza que desarrolle habilidades y competencias para el futuro. Desarrollar las mejores prácticas de atención.


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