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Desenvolvimento infantil: um olhar sobre crianças que frequentam uma creche.

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dc.creator.ID FERREIRA, B. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1888126582621444 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, N. C. C. de B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.contributor.referee1 CERQUEIRA, Ana Carolina Dantas Rocha.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Heloisy Alves de.
dc.description.resumo Introdução: Os processos de crescimento e desenvolvimento da criança são importantes indicadores de saúde. O desenvolvimento infantil compreende o aumento da capacidade do indivíduo de realizar funções cada vez mais complexas. Por isso, o acompanhamento da criança nos dois primeiros anos de vida é de fundamental importância, pois é nesta etapa da vida extra-uterina que o tecido nervoso mais cresce e amadurece, e está, portanto, mais sujeito aos agravos. No entanto, é nesta época que a criança melhor responde as terapias e estímulos recebidos do meio ambiente, devido sua plasticidade cerebral. Objetivos: Esse estudo teve como objetivo geral, avaliar o desenvolvimento de crianças que frequentam uma creche municipal na cidade de Cuité/PB. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de natureza quantitativa, que foi realizado no período de março a abril, de 2017, com 51 crianças com idade entre 0 a 36 meses, devidamente matriculadas, frequentando a instituição, e que no momento da entrevista, a mãe ou cuidador principal apresentou a caderneta de saúde da criança. Para avaliação das crianças foi utilizado o instrumento de acompanhamento do desenvolvimento infantil, presente na Caderneta de Saúde da Criança, e a aplicação de um formulário sócio demográfico e de informações de saúde, respondido pela mãe ou cuidador principal. A análise foi do tipo descritiva, com apresentação dos dados em frequência relativa e absoluta. Resultados: em relação à classificação do desenvolvimento infantil, considerando os fatores de risco, alterações fenotípicas e os marcos do desenvolvimento para idade, das 51 crianças avaliadas, 50,98% foram classificadas com Desenvolvimento adequado com fator de risco, 31,37% Desenvolvimento adequado, 15,69% Provável atraso no desenvolvimento e 1,96% Alerta para o desenvolvimento infantil. Sublinha-se dentre os fatores de risco, a presença de algum problema na gestação, parto e nascimento, e a presença de familiar com deficiência ou doença mental. Vários são os fatores que podem vir a interferir no pleno desenvolvimento infantil, por isso, faz-se necessário a vigilância do desenvolvimento com olhar profissional qualificado, e principalmente a serviços estruturalmente adequados para prestação do cuidado integral à criança, família e comunidade. Considerações finais: Cabe-se refletir sobre a qualidade de atenção que vem sendo prestada, quando se trata da avaliação do desenvolvimento das crianças, tendo em vista a importância para a promoção das suas potencialidades. Nesse sentido, salienta-se os achados podem contribuir para o direcionamento de novas pesquisas a cerca da temática abordada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Desenvolvimento infantil: um olhar sobre crianças que frequentam uma creche. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-24
dc.description.abstract Introduction: The child's growth and development processes are important health indicators. Child development includes increasing the individual's ability to perform increasingly complex functions. Therefore, the follow-up of the child in the first two years of life is of fundamental importance, because it is at this stage of extrauterine life that the nervous tissue grows and matures, and is therefore more subject to injuries. However, it is at this time that the child responds best to the therapies and stimuli received from the environment, due to their cerebral plasticity. Objectives: This study aimed to evaluate the development of children attending a municipal nursery in the city of Cuité / PB. Methodology: This is a descriptive, cross-sectional and quantitative study that was carried out in the period from March to April, 2017, with 51 children aged 0 to 36 months, duly enrolled, attending the institution. At the time of the interview, the mother or primary caregiver presented the child's health record. In order to evaluate the children, the instrument for monitoring child development was used, present in the Child Health Handbook, and the application of a socio-demographic and health information form, answered by the mother or primary caregiver. The analysis was descriptive. Results: 51.98% of the 51 children evaluated were classified as Adequate Development with a Risk Factor (31.37%), considering the risk factors, phenotypic changes and developmental milestones for age). Adequate development, 15.69% Likely developmental delay and 1.96% Alert for child development. Among the risk factors, the presence of some problems in pregnancy, childbirth and birth, and the presence of family members with disabilities or mental illness are highlighted. There are a number of factors that may interfere with the full development of children. Therefore, it is necessary to supervise development with a qualified professional look, especially structurally adequate services to provide comprehensive care for the child, family and community. Final considerations: It is necessary to reflect on the quality of care that is being provided, when it comes to assessing children's development, in view of the importance of promoting their potential. In this sense, it is emphasized that the findings can contribute to the direction of new research about the subject matter. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7698
dc.date.accessioned 2019-10-03T18:12:43Z
dc.date.available 2019-10-03
dc.date.available 2019-10-03T18:12:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Saúde da criança pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Child development pt_BR
dc.subject Child health pt_BR
dc.subject Child rearing pt_BR
dc.subject Desarrollo infantil
dc.subject Salud de los niños
dc.subject Educación Infantil
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Bárbara de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Child Development: A look at children attending a day care center. pt_BR
dc.title.alternative Desarrollo infantil: una mirada a los niños que asisten a una guardería.
dc.identifier.citation FERREIRA, Bárbara de Souza. Desenvolvimento infantil: um olhar sobre crianças que frequentam uma creche. 2017. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR
dc.description.resumen Introducción: los procesos de crecimiento y desarrollo del niño son importantes indicadores de salud. El desarrollo infantil comprende el aumento de la capacidad del individuo para realizar funciones cada vez más complejas. Por tanto, el seguimiento de la niño en los dos primeros años de vida es de fundamental importancia, ya que lo es en esta etapa del vida extrauterina que el tejido nervioso crece y madura más y, por lo tanto, está más sujeto a a las quejas. Sin embargo, es en este momento cuando el niño responde mejor a las terapias y a los estímulos. recibido del medio ambiente, debido a su plasticidad cerebral. Objetivos: Este estudio tuvo como objetivo general, evaluar el desarrollo de los niños que asisten a una guardería municipio de la ciudad de Cuité / PB. Metodología: Se trata de un estudio descriptivo, transversal. y de carácter cuantitativo, que se llevó a cabo de marzo a abril de 2017, con 51 niños de 0 a 36 meses, debidamente matriculados, que asisten a la institución, y que al momento de la entrevista, la madre o cuidador principal presentó el folleto de salud de niño. Para la evaluación de los niños, el instrumento de seguimiento de la desarrollo infantil, presente en el Manual de salud infantil, y la aplicación de un formulario de información sociodemográfica y de salud, completado por la madre o el cuidador principal. El análisis fue descriptivo, con presentación de datos en frecuencia relativa y absoluto. Resultados: en relación a la clasificación del desarrollo infantil, considerando factores de riesgo, cambios fenotípicos e hitos del desarrollo para la edad, a partir de los 51 niños evaluados, el 50,98% fueron clasificados como de desarrollo adecuado con un factor de riesgo, 31,37% Desarrollo adecuado, 15,69% Probable retraso en el desarrollo y 1.96% Alerta para el desarrollo infantil. Entre los factores de riesgo, el presencia de algún problema durante el embarazo, parto y parto, y la presencia de un familiar con discapacidad o enfermedad mental. Hay varios factores que pueden interferir con el desarrollo infantil, por lo tanto, es necesario monitorear el desarrollo con mirada profesional cualificada, y especialmente a servicios estructuralmente adecuados para prestación de atención integral al niño, la familia y la comunidad. Consideraciones finales: encaja reflexionar sobre la calidad de la atención que se ha brindado, a la hora de evaluar la desarrollo de los niños, teniendo en cuenta la importancia para la promoción de su potencial. En este sentido, los hallazgos pueden contribuir a la dirigir nuevas investigaciones sobre el tema abordado.


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