dc.creator.ID |
COELHO, A. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2369968193522577 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Marcelo Costa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Marcelo Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7409130137153860 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ANDRADE, Mayara Evangelista de. |
|
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Alba Rejane Gomes de Moura. |
|
dc.description.resumo |
A Leishmaniose Visceral é uma zoonose que possui relevância no campo da saúde coletiva, a
mesma é caracterizada como doença sistêmica e infeciosa, causada pelo protozoário do
gênero Leishmania. O principal mecanismo de transmissão é por meio da picada do mosquito
fêmea infectado. No entanto existem outras formas menos comuns, como transfusão sanguínea,
transplacentária, acidentes laboratoriais e outros. A relevância desta temática para a saúde
coletiva, envolve seus altos índices de acometimento, complicações e letalidade. Esta realidade
associada ao desconhecimento sobre a temática, intensifica o problema, tornando essa zoonose
uma das doenças mais negligenciáveis do mundo. O presente estudo objetivou a resignação de
novos conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem acerca da Leishmaniose Visceral, por
meio de ações educativas. Trata-se de investigação de caráter descritivo e abordagem
qualitativa, a qual foi mediada pela pesquisa-ação. Este estudo foi realizado com acadêmicos
de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, da cidade de Cajazeiras. Como
método de análise foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo em questão foi iniciado
posteriormente ao consentimento do Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 3.219.533.
A pesquisa foi realizada seguindo quatro etapas consecutivas, sendo a primeira o levantamento
do diagnóstico situacional, o qual transpareceu a fragilidade no conhecimento dos estudantes
de enfermagem em relação a conceitos básicos da Leishmaniose Visceral, como definição,
sintomatologia, transmissão, prevenção, assim como na elaboração de plano cuidativo. A
segunda etapa, foi o planejamento das ações, o qual foi realizado mediante as fragilidades
encontradas na etapa anterior. Após esta, foi o momento da implementação, que se constituiu
como a terceira fase, em que foi possível criar ambiente favorável ao debate e trocas de
conhecimentos. Na quarta e última etapa, foi a avaliação das ações implementadas, momento
em que se mostrou positivo, pois como evidenciado pelos os discursos dos participantes,
proporcionaram novos conhecimentos. Por fim, percebeu-se que as intervenções educativas
fomentaram a ressignificação de novos saberes, além de favorecer o interesse dos participantes
sobre a temática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Saberes dos acadêmicos de enfermagem acerca da leishmaniose visceral: pesquisa-ação na ressignificação de novos conhecimentos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-10 |
|
dc.description.abstract |
Visceral Leishmaniasis is a zoonosis that has relevance in the field of collective health, it is
characterized as a systemic and infectious disease, caused by the protozoan of the Leishmania
genus. The main mechanism of transmission is through the bite of the infected female mosquito.
However there are other less common ways, such as blood transfusion, transplacental,
laboratory accidents and others. The relevance of this subject to the collective health involves
its high levels of involvement, complications and lethality. This reality associated with
ignorance about the subject, intensifies the problem, making this zoonosis one of the most
negligible diseases in the world. The present study aimed at the resignation of new knowledge
of nursing students about Visceral Leishmaniasis, through educational actions. It is a research
with descriptive character and qualitative approach, which was mediated by action research.
This study was carried out with nursing students from the Federal University of Campina
Grande, in the city of Cajazeiras. As a method of analysis the Discourse of the Collective
Subject was used. The study in question was initiated after the consent of the Ethics Committee
in Research under opinion nº 3.219.533. The research was carried out following four
consecutive steps, being the first one the situational diagnosis survey, which revealed the
fragility in nursing students' knowledge regarding basic concepts of Visceral Leishmaniasis,
such as definition, symptomatology, transmission, prevention, as well as in the elaboration of
care plan. The second step was the actions’ planning, which was carried out through the
fragilities found in the previous stage. After this, it was the moment of implementation, which
was constituted as the third phase, in which it was possible to create a favorable environment
for debate and exchange of knowledge. In the fourth and last stage, it was the evaluation of the
implemented actions, which was positive, because as evidenced by the participants' speeches,
new knowledge was provided. Finally, it was noticed that the educational interventions
promoted the resignification of new knowledge, besides favoring the interest of the participants
about the subject. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7700 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-03T19:52:14Z |
|
dc.date.available |
2019-10-03 |
|
dc.date.available |
2019-10-03T19:52:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leishmaniose visceral |
pt_BR |
dc.subject |
Educação continuada - enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Visceral Leishmaniasis |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing Education - Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COELHO, Ariane Moreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Nursing students' knowledge about visceral leishmaniasis: action research in the resignification of new knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COELHO, Ariane Moreira. Saberes dos acadêmicos de enfermagem acerca da leishmaniose visceral: pesquisa-ação na ressignificação de novos conhecimentos. 2019. 82f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |