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Segurança do paciente no cuidado a criança hospitalizada: práticas de enfermagem relacionadas à identificação do paciente.

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dc.creator.ID ANDRADE, G. I. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3333527063357354 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.
dc.contributor.advisor1ID ABRANTES, K. S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1933302185375710 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Claudia Maria.
dc.description.resumo Entendendo o ambiente hospitalar e sua macrocomplexidade esse pode gerar danos às pessoas hospitalizadas e isso se torna ainda mais grave e serio quando se trata do público pediátrico, para o qual os cuidados devem ser diferenciados por parte dos profissionais de saúde devido às peculiaridades próprias e inerentes do crescimento e desenvolvimento infantil. Durante o processo de hospitalização a criança fica exposta a diversos procedimentos e intervenções. Sendo assim, erros quanto à identificação do paciente, são passiveis de acontecer. Objetivo: Analisar a Segurança do Paciente (SP) no cuidado a criança hospitalizada a partir da realização de práticas relacionadas à identificação do paciente executadas pela equipe de enfermagem em um Hospital Universitário. Material e Método: Esse estudo trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa que foi desenvolvida com a equipe de enfermagem que atua na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (setor de internamento) de um Hospital público Universitário, do município de Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Foram utilizados como critérios de inclusão: profissionais que estavam em exercício profissional no momento da coleta de dados e que aceitaram participar da pesquisa atestando sua concordância através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados ocorreu por meio de observação direta e não participante no qual apreciou-se 15 observações e a aplicação complementar de um questionário com 28 profissionais. Resultados: Foi possível detectar percepções diferenciadas do que propõe a literatura sobre SP. À realização das práticas seguras sobre a identificação do paciente apresentou limitações, mostrando conformidades e não conformidades do que propõe os protocolos de identificação do Ministério da Saúde e da própria instituição. Conclusão: Com o termino da pesquisa conclui-se que embora os profissionais de enfermagem reconheçam a importância da SP na garantia de uma assistência segura, as práticas seguras de identificação do paciente ainda não estão sendo efetivas pela equipe, necessitando assim de mais apropriação por parte dos profissionais e de todos os envolvidos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Segurança do paciente no cuidado a criança hospitalizada: práticas de enfermagem relacionadas à identificação do paciente. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-13
dc.description.abstract Understanding the hospital environment and its macrocomplexity can generate damages to hospitalized people and this becomes even more serious and serious when it comes to the pediatric public, for which care should be differentiated by health professionals due to their own peculiarities inherent in child growth and development. During the hospitalization process, the child is exposed to various procedures and interventions. Thus, errors in patient identification are likely to occur. Objective: To analyze Patient Safety (SP) in hospitalized child care based on practices related to patient identification performed by the nursing team in a University Hospital. Material and Method: This study is a descriptive exploratory research with a quantitative approach that was developed with the nursing team that works in the Child and Adolescent Health Care Unit (internment sector) of a Public University Hospital, municipality of Cajazeiras, Paraíba, Brazil. The following inclusion criteria were used: professionals who were in professional practice at the time of data collection and who agreed to participate in the study attesting their agreement by signing the Informed Consent Term (TCLE). Data were collected through direct and non-participant observation, in which 15 observations were observed and the complementary application of a questionnaire with 28 professionals. Results:. It was possible to detect different perceptions of what the SP literature proposes. The implementation of safe practices on patient identification presented limitations, showing conformities and nonconformities of what is proposed by the identification protocols of the Ministry of Health and the institution itself. Conclusion: At the end of the research, it is concluded that, although nursing professionals recognize the importance of SP in ensuring a safe care, the patient's identification practices are not yet effective by the team, thus requiring more appropriation by the patient. professionals and everyone involved. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7718
dc.date.accessioned 2019-10-04T12:51:19Z
dc.date.available 2019-10-04
dc.date.available 2019-10-04T12:51:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Criança hospitalizada pt_BR
dc.subject Cuidados de enfermagem pt_BR
dc.subject Segurança do paciente pt_BR
dc.subject Equipe de enfermagem pt_BR
dc.subject Hospitalized Child pt_BR
dc.subject Nursing Care pt_BR
dc.subject Patient Safety pt_BR
dc.subject Nursing Team pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Geovannya Iran de Santana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Patient safety in hospitalized child care: nursing practices related to patient identification. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Geonannya Iran Santana de. Segurança do paciente no cuidado a criança hospitalizada: práticas de enfermagem relacionadas à identificação do paciente. 2018. 60f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


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