Dépôt DSpace/Manakin

Simuladores de química disponívies no PhET colorado: um estudo de caso para o conteúdo densidade de massa.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1303204665350468 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.description.resumo Sabendo-se quanto os alunos deste século estão inseridos no mundo digital e a partir desse ponto existe o enorme desafio para os professores da atualidade que precisam superar-se para instigar os alunos a usar diversas ferramentas de ensino e aprendizagem, pois atualmente são disponibilizados recursos educacionais digitais para todos os níveis de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. A melhor opção para o professor é adaptar o uso das novas tecnologias a sua metodologia de ensino, para acompanhar a evolução da circulação de informação e o surgimento de novas tecnologias de ensino, tem gerado avanços no ensino de química. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras, e tem por finalidade mostrar o quanto é importante uso dos simuladores do PhET Colorado que podem auxiliar para um melhor aproveitamento nas aulas do ensino médio de química na escola Dr. Silva Mariz, em Marizópolis. Foram aplicados dois questionários dois questionários e uma atividade prática para apresentar os objetos de aprendizagem do PhET Colorado, quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa é aplicada, quali-quantitativa, descritiva, um estudo de caso e bibliográfica. Este trabalho, evidência que para química existem vários simuladores, bem como, os objetos contêm animações elaboradas para demonstrações de movimentos e formas. Nesse estudo de caso verificou-se que os alunos não como conheciam os simuladores disponíveis do PhET Colorado, mas que ao conhecerem todos manifestaram o interesse em utilizá-los nas aulas de química. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Simuladores de química disponívies no PhET colorado: um estudo de caso para o conteúdo densidade de massa. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Knowing how much the students of this century are inserted in the digital world and from that point there is a huge challenge for today's teachers who need to overcome themselves to instigate students to use various teaching and learning tools as they are currently Digital educational resources are available for all levels of education Guidelines and Bases of Brazilian Education. The best option for the teacher is to adapt the use of new technologies to its teaching methodology, to monitor the evolution of the circulation of information and the emergence of new teaching technologies, has generated advances in the teaching of chemistry. The present work is the result of research carried out in the Study Group and Development of Virtual Learning Objects at the Federal University of Campina Grande - Campus Cajazeiras, and aims to show how important it is to use the PhET Colorado simulators that can help you make the most of your PhET classes high school chemistry at the Dr. Silva Mariz school in Marizópolis. Two were applied questionnaires two questionnaires and a practical activity to present the objects of PhET Colorado learning, as to the methodological procedures this research is applied, qualitative and quantitative, descriptive, a case study and bibliographic. This job, evidence that for chemistry there are several simulators as well, objects contain animations designed for demonstrations of movements and shapes. In this case study it was found that students did not know the available PhET Colorado simulators but getting to know everyone expressed interest in using them in chemistry classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7727
dc.date.accessioned 2019-10-04T15:59:53Z
dc.date.available 2019-10-04
dc.date.available 2019-10-04T15:59:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Química - ensino pt_BR
dc.subject Simuladores pt_BR
dc.subject PhET colorado pt_BR
dc.subject Densidade de massa pt_BR
dc.subject Objetivos virtuais de aprendizagem pt_BR
dc.subject Chemistry - teaching pt_BR
dc.subject Simulators pt_BR
dc.subject Mass density pt_BR
dc.subject Virtual Learning Objectives pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Lílian Amâncio de Pinho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Chemical simulators available in phet colorado: a case study for mass density content. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Lílian Amâncio de Pinho. Simuladores de química disponíveis no PhET colorado: um estudo de caso para o conteúdo densidade de massa. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte