dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1303204665350468 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, Edilson Leite da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Sabendo-se quanto os alunos deste século estão inseridos no mundo digital e a partir desse ponto
existe o enorme desafio para os professores da atualidade que precisam superar-se para instigar
os alunos a usar diversas ferramentas de ensino e aprendizagem, pois atualmente são
disponibilizados recursos educacionais digitais para todos os níveis de ensino previstos na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. A melhor opção para o professor é adaptar o uso das
novas tecnologias a sua metodologia de ensino, para acompanhar a evolução da circulação de
informação e o surgimento de novas tecnologias de ensino, tem gerado avanços no ensino de
química. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Grupo de Estudo e
Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem na Universidade Federal de Campina
Grande – Campus Cajazeiras, e tem por finalidade mostrar o quanto é importante uso dos
simuladores do PhET Colorado que podem auxiliar para um melhor aproveitamento nas aulas do
ensino médio de química na escola Dr. Silva Mariz, em Marizópolis. Foram aplicados dois
questionários dois questionários e uma atividade prática para apresentar os objetos de
aprendizagem do PhET Colorado, quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa é
aplicada, quali-quantitativa, descritiva, um estudo de caso e bibliográfica. Este trabalho,
evidência que para química existem vários simuladores, bem como, os objetos contêm animações
elaboradas para demonstrações de movimentos e formas. Nesse estudo de caso verificou-se que
os alunos não como conheciam os simuladores disponíveis do PhET Colorado, mas que ao
conhecerem todos manifestaram o interesse em utilizá-los nas aulas de química. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Simuladores de química disponívies no PhET colorado: um estudo de caso para o conteúdo densidade de massa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Knowing how much the students of this century are inserted in the digital world and from that point
there is a huge challenge for today's teachers who need to overcome themselves to instigate
students to use various teaching and learning tools as they are currently
Digital educational resources are available for all levels of education
Guidelines and Bases of Brazilian Education. The best option for the teacher is to adapt the use of
new technologies to its teaching methodology, to monitor the evolution of the circulation of
information and the emergence of new teaching technologies, has generated advances in the teaching of
chemistry. The present work is the result of research carried out in the Study Group and
Development of Virtual Learning Objects at the Federal University of Campina
Grande - Campus Cajazeiras, and aims to show how important it is to use the
PhET Colorado simulators that can help you make the most of your PhET classes
high school chemistry at the Dr. Silva Mariz school in Marizópolis. Two were applied
questionnaires two questionnaires and a practical activity to present the objects of
PhET Colorado learning, as to the methodological procedures this research is
applied, qualitative and quantitative, descriptive, a case study and bibliographic. This job,
evidence that for chemistry there are several simulators as well, objects contain animations
designed for demonstrations of movements and shapes. In this case study it was found that
students did not know the available PhET Colorado simulators but
getting to know everyone expressed interest in using them in chemistry classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7727 |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-04T15:59:53Z |
|
dc.date.available |
2019-10-04 |
|
dc.date.available |
2019-10-04T15:59:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Simuladores |
pt_BR |
dc.subject |
PhET colorado |
pt_BR |
dc.subject |
Densidade de massa |
pt_BR |
dc.subject |
Objetivos virtuais de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Simulators |
pt_BR |
dc.subject |
Mass density |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual Learning Objectives |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Lílian Amâncio de Pinho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Chemical simulators available in phet colorado: a case study for mass density content. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Lílian Amâncio de Pinho. Simuladores de química disponíveis no PhET colorado: um estudo de caso para o conteúdo densidade de massa. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |