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As concepções dos alunos da educação em química na modalidade EJA, nos sistemas prisionais de Cajazeiras e São João do Rio de Peixe-PB, sobre a prática da automedicação.

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dc.creator.ID DANTAS, E. V. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7058908374516577 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SALES, L. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.
dc.contributor.advisor-co1ID MARTINS, G. S. V. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4910583232098367 pt_BR
dc.description.resumo A educação nas prisões é fundamental para a transformação do indivíduo, que está excluso da sociedade, uma educação que possa fazer com que ocorra uma mudança de pensamento e comportamento do apenado, tornando-o um sujeito crítico na sociedade. O Ensino de Química na EJA deve ser trabalhado de forma contextualizada, onde os discentes possam relacionar os conteúdos de química trabalhados em sala com o meio onde está inserido. A automedicação é um tema que deve ser abordado em todo ambiente, por ser uma temática que causa risco a saúde humana. Para que ocorra um processo de conscientização, esclarecimento e diminuição do consumo exagerado de medicamentos é preciso trabalhar nas escolas como temas transversais. A pesquisa foi desenvolvida nos Sistemas prisionais de Cajazeiras-PB e São João do Rio do Peixe-PB, com a participação de 16 alunos da Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de conscientizar e caracterizar as concepções dos reeducandos sobre a automedicação, para que seja desenvolvido um pensamento científico ao mesmo tempo em que relacionam com as composições químicas, contra indicações e reações adversas dos medicamentos. A pesquisa é qualitativa e quantitativa e pesquisa-ação. Através dos dados coletados no Presídio Padrão de Cajazeiras-PB,43% dos Alunos não tinha conhecimento do significado do termo automedicação, diferente das respostas dadas pelos alunos da Cadeia Pública de São João do Rio do Peixe-PB, onde 56% afirmaram conhecer o significado do ato de automedica-se. Foi possível constatar que o assunto foi assimilado pelos reeducandos dos dois Sistemas Prisionais, fazendo com que os discentes refletissem sobre o hábito do consumo descontrolado de medicamentos mostrando os riscos e malefício que a automedicação pode causa a saúde humana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title As concepções dos alunos da educação em química na modalidade EJA, nos sistemas prisionais de Cajazeiras e São João do Rio de Peixe-PB, sobre a prática da automedicação. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Education in prisons is fundamental for the transformation of the individual, who is excluded from society, an education that can cause a change of thought and behavior of the inmate, making him a critical subject in society. The Chemistry Teaching in EJA should be worked in a contextualized way, where students can relate the contents of chemistry worked in class with the environment where it is inserted. Self-medication is a theme that should be addressed in every environment, as it is a theme that causes risk to human health. For a process of awareness, clarification and reduction of the excessive consumption of medicines to occur, it is necessary to work in schools as transversal themes. The research was developed in the prison systems of Cajazeiras-PB and São João do Rio do Peixe-PB, with the participation of 16 students of Youth and Adult Education, in order to raise awareness and characterize the conceptions of reeducandos about self-medication, to that scientific thinking be developed while relating to chemical compositions against adverse drug indications and reactions. Research is qualitative and quantitative and action research. Through data collected in the Cajazeiras Standard Prison-PB, 43% of students were unaware of the meaning of the term. self-medication, different from the answers given by the students of the Public Prison of São João do Rio do Peixe-PB, where 56% said they knew the meaning of the act of self-medication. It was possible to verify that the subject was assimilated by the reeducandos of the two Prison Systems, making students reflect on the habit of uncontrolled drug consumption showing the risks and harm that self-medication can cause human health. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7729
dc.date.accessioned 2019-10-04T16:16:24Z
dc.date.available 2019-10-04
dc.date.available 2019-10-04T16:16:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Automedicação pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Educação prisional pt_BR
dc.subject Medicação pt_BR
dc.subject Reeducandos pt_BR
dc.subject Self Medication pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Prison education pt_BR
dc.subject Medication pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Eryca Vanessa Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The students' conceptions of chemical education in the EJA modality, in the Cajazeiras and São João do Rio de Peixe-PB prison systems, about the practice of self-medication. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Eryca Vanessa Gonçalves. As concepções dos alunos da educação em química na modalidade EJA, nos sistemas prisionais de Cajazeiras e São João do Rio de Peixe-PB, sobre a prática da automedicação. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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